Dormir bem é um dos hábitos mais eficientes para melhorar o funcionamento de todo o organismo! Um sono de qualidade promove fortalecimento da memória, além de ajudar no controle e prevenção de diversas doenças cardiovasculares e até mesmo a depressão.

Sendo assim, para que seja possível buscar todos estes benefícios, é muito importante ter uma noite muito bem dormida, mas existem alguns fatores que podem inferir negativamente nesta qualidade do sono, como por exemplo, a posição que escolhemos para dormir que é o assunto deste artigo de hoje.

Qual a melhor posição para dormir?

Para conseguir descansar corretamente e relaxar completamente a musculatura, é necessário adotar a postura ideal, visando não tensionar nenhuma das articulações. Quando escolhemos uma posição inadequada para dormir, as chances de acordar com dores musculares são enormes, a torcicolo é um bom exemplo disso.

Neste momento você talvez esteja se perguntando, mas como saber qual a melhor posição para dormir? Na sequência deste artigo vamos mostrar quais são as posturas mais adotadas e explicar todas as características de cada uma delas. Desta forma, você terá as informações necessárias para definir se está acertando ou errando na hora de deitar para dormir.

Como escolher a posição para dormir?

Para conseguir dormir melhor é muito importante escolher o travesseiro correto e adotar a posição mais relaxante possível!

Dormir de barriga para cima é bom ou ruim?

Se você faz parte deste grupo, já informamos que esta não é a posição mais indicada, mas é importante compreender que não é de todo mal para o corpo. A principal vantagem desta posição é que o relaxamento das articulações acontece de forma satisfatória, impedindo diversos problemas futuros. O ponto negativo é quanto à coluna que fica retificada prejudicando as curvaturas naturais, o que acaba resultando em fortes dores principalmente na região lombar. Outro ponto negativo é que quem dorme de barriga pra cima tem mais chances de apresentar apneia e/ou ronco.

Como melhorar a postura ao dormir de barriga para cima?

Uma das maneiras de melhorar esta postura é escolhendo corretamente o travesseiro. Nesta posição, o travesseiro deve ser bem baixinho, favorecendo uma tensão muito menor na musculatura cervical. Para favorecer o relaxamento adequados das pernas, é indicado colocar um travesseiro embaixo dos joelhos, visto que desta forma eles ficam menos entendidos, reduzindo a tensão dos músculos das coxas e da lombar. Os braços devem ficar lateralmente ao corpo ou sobre o abdômen.

Dormir de lado é bom ou ruim?

Se você faz parte do grupo que deita completamente de lado, você merece os parabéns! Segundo os especialistas, essa é a melhor posição para dormir, mas você imagina por quê? A reposta é muito simples, quando você deita de lado, é possível manter o alinhamento correto da coluna. Outra razão é que nesta posição, tanto os pés, quanto a cabeça ficam na altura do coração, ou seja, facilita consideravelmente a circulação sanguínea, exigindo apenas o funcionamento natural durante o período em que você está dormindo e descansando.

Como melhorar a postura ao dormir de lado?

Não pense que é só deitar de lado de qualquer jeito que os benefícios irão chegar! É preciso adotar a postura completamente correta e talvez seja necessário fazer alguns ajustes. A primeira dica é quanto ao travesseiro! O mais indicado é aquele que tenha a altura do ombro, ou seja, a cabeça jamais deve ficar inclinada. A segunda dica é colocar um travesseiro entre os joelhos para reduzir o atrito entre eles e principalmente mantê-los alinhados ao tronco.

Existem pessoas que querem ficar totalmente eretas e se esquecem de respeitar as curvaturas naturais da coluna, o que acaba sendo muito prejudicial! Mantenha as pernas levemente flexionadas e relaxe bem o quadril, esta combinação evita a sobrecarga no nervo ciático. Outro erro comum é deixar os braços esticados em cima da cabeça, isso pode causar uma tremenda dor no ombro.

Dormir de bruços é bom ou ruim?

Dormir de barriga pra baixo é totalmente contraindicado! Nesta posição o copo fica reto, prejudicando as curvaturas naturais da coluna, mas não é só isso, quando observamos o pescoço notamos um perigoso agravante! Quando a pessoa se deita de bruços, ela precisa posicionar a cabeça lateralmente para poder respirar, ou seja, ela precisa manter o pescoço lateralizado durante toda a noite e com isso, os músculos vão ficar tensionados.

Como melhorar a postura ao dormir de bruços?

Infelizmente para esta posição não existe muito o que fazer! Os especialistas alertam que todo mundo deve evitar esta posição ao dormir, até mesmo aquelas pessoas que já se acostumaram a dormir assim.

Considerações finais

O número de pessoas que muda de posição ao longo da noite é muito grande e você não deve se preocupar porque isso é natural. Infelizmente, só podemos controlar a postura adequada antes de adormecer, mas é muito importante garantir a postura correta ao deitar, visando começar o seu sono na melhor posição possível.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

2 comentários para “Qual a melhor posição para dormir? Quais os benefícios?”

  1. Marta da Mata

    Bom isso. Muito util.

    Responder
    • Bruno

      Pequenos detalhes que fazem muita diferença!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)