A quantidade de informações que recebemos e passamos diariamente é cada vez maior. Mesmo com a ajuda da tecnologia, ainda há momentos em que a pessoa vai precisar de uma boa memória.

Se lembrar de datas de aniversário, prazos de entrega, números de telefone, são apenas alguns exemplos de situações em que uma boa memória é fundamental, principalmente para aquelas pessoas que não gostam de lembretes, agendas e etc.

Certamente você conhece alguém que não tem uma boa memória, mas será que esta pessoa pode fazer algo para melhorar isso? Para ter uma memória saudável, a pessoa deve praticar bastante e desenvolver uma ótima atenção e concentração.

Como estimular uma boa memória?

Neste artigo vamos falar um pouco mais sobre os exercícios para melhorar a memória e como trabalhar a concentração, raciocínio e é claro a memória também utilizando atividades bem simples. Diversas dicas podem te ajudar nos estudos, no trabalho e na rotina diária.

Criar uma corrente

Esta dica é importante para quem precisa se lembrar de listas organizadas. Para isso, os especialistas indicam que a pessoa imagine 2 objetos e depois vá adicionando outros e montando uma pequena história onde estes itens imaginados se conectem.

Para facilitar o entendimento, observe pequeno exemplo: despertador, chinelo, escova de dentes, chuveiro, camisa, tênis, caderno, mochila, chaves. Se você prestar bem atenção, os objetos separados não dizem muita coisa, mas ao fazer a ligação de todos eles, você percebe que um estudante acordou, se arrumou e saiu para estudar.

Como ter uma boa memória?

Dicas para ter uma boa memória

Relacionar palavras e números

Este é outro exercício bem simples, porém de grande valor. Quando a pessoa trabalha a associação de palavras com número, ela está exercitando a memória com grande intensidade. Neste exercício, a pessoa deve dar número a dez palavras aleatórias, por exemplo:

  • 1 – poste
  • 2 – bicicleta
  • 3 – rua
  • 4 – cadeira
  • 5 – mão
  • 6 – time
  • 7 – bandeira
  • 8 – garrafas
  • 9 – pessoas
  • 10 – bola

Depois de memorizar as palavras e seus respectivos números, realiza-se um sorteio de 5 números e a pessoa deve formar uma frase que faça sentido, usando as palavras relacionadas aos números sorteados. Se quiser aumentar o nível de dificuldade, determine que as palavras sorteadas e que deverão ser utilizadas na frase, elas devem estar na mesma ordem em que foram sorteadas.

Para exemplificar isso, imagine que os números sorteados foram 93765. Neste caso um exemplo de frase que poderia ser formada é: “As pessoas estão na rua, segurando a bandeira do seu time na mão”.

Utilizar rimas

Esta dica é valiosíssima para as pessoas que querem melhorar a memória, visando facilitar os seus estudos. Quando uma pessoa está estudando e precisa guardar alguma palavra complicada, o mais indicado é que ela defina alguma palavra simples que faça rima com esta palavra mais complexa, visto que isso servirá de referência para que ela lembre de uma parte desta palavra que é importante.

Utilizar siglas

As vezes a pessoa precisa se lembrar de várias palavras aleatórias ou pior ainda, uma frase extensa. Para isso a nossa dica é que você treine a utilização de siglas, mas como assim? Você pode pegar a primeira letra ou as primeiras letras das palavras e formar uma nova palavra que servirá de referência para que você relembre as demais palavras.

O mais indicado é que estas siglas formem uma nova palavra existente, mas nem sempre isso será possível, neste caso use a criatividade. Para facilitar o entendimento observe este exemplo:  Exercício físico, metabolismo, natação e emagrecer, são as palavras que você precisa memorizar, ou seja, basta você utilizar a palavra “NEMEF”’ para lembrar desta palavras citadas.

Novos idiomas

Esta dica é benefício em dobro, porque além de estimular a memória, você estará aprendendo um novo idioma. No início é realmente complicado memorizar muitas palavras, para isso, associe estas palavras mais complexas com alguma palavra que já é familiar.

Lembrar dos nomes

Não são poucas as pessoas que tem enorme dificuldade em se lembrar do nome de alguém. A forma mais positiva e mais estimulante é associar alguma característica física ao nome que quer lembrar, por exemplo: Cabelos loiros, longos e anelados é a Fernanda.

A outra dica que vamos passar é a forma mais metódica para memorizar alguma coisa, mas sem dúvidas não é a mais agradável. Repita inúmeras vezes, insistentemente aquela palavra, nome ou objeto, depois de alguns minutos, volte a repetir até que você perceba que aquela palavra vem instantaneamente, no momento que precisar.

Jogos de crianças

Existem vários brinquedos infantis que visam estimular a memória das crianças, mas você não deve menosprezar a eficiência destes brinquedos. Eles podem trazer benefícios até mesmo para os adultos que tem dificuldades com a memorização.

É claro que alguns brinquedos são bem simples, sendo assim, você deve buscar aqueles jogos que estão mais relacionados aos adolescentes, uma vez que o nível de dificuldade será maior, consequentemente o benefício alcançado também.

Quais alimentos são bons para a memória?

A alimentação é importante para o bom funcionamento do nosso organismo e não seria diferente com a memória. Além do avanço da idade, do nível cansaço físico e mental, a má alimentação também pode influenciar negativamente na memória.

Quando a pessoa não se alimenta corretamente e não ingere os nutrientes que são necessários para manter o bom funcionamento do cérebro, isso irá deixá-lo menos ativo e a dificuldade de memorização é apenas um dos efeitos negativos.

Para evitar isso, a ingestão dos alimentos corretos é fundamental para ter uma memória cada vez melhor. Vejam abaixo quais os alimentos são bons para ajudar na boa memória:

  • Quinoa
  • Linhaça
  • Salmão
  • Morango
  • Tomate
  • Uva
  • Chá verde
  • Ovo

Os alimentos citados não só favorecem uma boa memória, como podem ajudar na prevenção e combate da perda dela relacionada ao envelhecimento.

Considerações finais

Não podemos deixar de citar que a maneira como você vive também tem influência direta na forma como seu organismo funciona.  As suas atitudes são refletidas na sua saúde física, mental e bem-estar.

Portanto, confira quais são as atitudes que você deve evitar se quiser manter uma boa memória e a saúde em dia. Reduza o estado de estresse, tenha um sono de qualidade, não fume e não exagere na bebida alcoólica

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

2 comentários para “Como estimular a memória, como melhorar?”

  1. Claudineia

    Precisava de um artigo Assim. Tenho dificuldades em concentração e muito. Parabéns.

    Responder
    • Bruno

      Você viu durante a graduação é praticar! Melhorou bastante, só não pode parar de estimular.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)