Com o aumento das campanhas de saúde que alertam sobre os riscos de uma vida sedentária, a busca pelos exercícios físicos e os seus benefícios tem crescido bastante. O estresse da rotina de trabalho e estudos pode ser reduzido se a pessoa se exercitar regularmente, mas nem todas as pessoas gostam de malhar e frequentar academia, o que fazer?

Existem muitas opções de exercícios fora da academia, são diversas modalidades esportivas e até mesmo brincadeiras de crianças que podem te ajudar a se exercitar mesmo longe da tradicional musculação.

Pular Corda faz bem pra saúde

Vamos começar com esta antiga brincadeira de criança que atualmente vem sido usada por diversos adultos como excelente forma de se exercitar. Com esta simples atividade, a pessoa pode queimar bastante caloria, fortalecer coxas, panturrilhas, glúteos, ombros e abdômen, isso sem falar dos excelentes benefícios cardiorrespiratórios. Vejam mais benefícios:

  • Desenvolvimento da coordenação motora
  • Desenvolvimento da agilidade
  • Interação social
  • Desenvolvimento do equilíbrio
  • Fortalecimento ósseo

É importante não exagerar, uma vez que os excessos transformam os possíveis benefícios em grandes riscos. Como os exercícios que exigem saltos são de grande intensidade, é aconselhado intercalar esta atividade com outras, deixando um ou dois dias de descanso.

Dicas de exercícios para quem não gosta de academia?

O que fazer quando não gosta de academia?

Boxe faz bem pra saúde

Felizmente, aquela antiga ideia de que o boxe é um esporte masculino vem caindo por terra. Atualmente o número de mulheres praticando lutas é bem grande e isso é muito positivo. O boxe é considerado um excelente exercício aeróbico, ou seja, ele pode te ajudar a queimar muitas calorias, além de promover melhorias na resistência e força muscular. Vejam mais benefícios:

  • Desenvolvimento da coordenação motora
  • Desenvolvimento da agilidade
  • Desenvolvimento do equilíbrio
  • Fortalecimento muscular
  • Aprimoramento da capacidade cardiorrespiratória
  • Fortalecimento ósseo
  • Interação social

Não é aconselhado praticar boxe todos os dias! O mais indicado pelos especialistas é que os treinos aconteçam de 3 vezes por semana, sempre controlando a intensidade e o período de descanso.

Andar de Bicicleta faz bem pra saúde

Pedalar é uma ótima opção para quem quer sair da rotina do mesmo ambiente. A pedala é uma atividade muito recomendada para quem quer perder peso e ganhar saúde. A oportunidade de pedalar em uma área com bastante natureza é algo inexplicável, mas até para quem não tem esta chance, os benefícios da pedala são muitos, vejam quais são:

  • Melhor oxigenação do cérebro
  • Aprimoramento da capacidade cardiorrespiratória
  • Redução da ansiedade
  • Fortalecimento muscular
  • Desenvolvimento do equilíbrio
  • Desenvolvimento da agilidade
  • Desenvolvimento da coordenação motora

O exercício físico, tem a capacidade de elevar os níveis de hormônios relacionados ao bem estar, causando um relaxamento e promovendo um sono de maior qualidade. Também há um aumento na produção de glóbulos brancos, importantes para as funções imunológicas do organismo.

Ginástica faz bem pra saúde

Seja ela artística ou acrobática, a ginástica tem um poderoso efeito benéfico para a saúde de seu praticamente, além de ser uma modalidade bonita e dinâmica. Como você deve ter notado nas olimpíadas principalmente, este é um esporte voltado tanto para homens quanto para as mulheres. Os benefícios da ginástica são:

  • Desenvolvimento da flexibilidade
  • Desenvolvimento da coordenação motora
  • Interação social
  • Desenvolvimento da agilidade
  • Desenvolvimento do equilíbrio
  • Fortalecimento ósseo
  • Estimulação da memória
  • Fortalecimento muscular
  • Aprimoramento da capacidade cardiorrespiratória

Power Jump faz bem pra saúde

Para quem não sabe qual é, estamos falando daquele exercício realizados pulando em uma pequena cama elástica. Este exercício é excelente para estimular a resistência e promove uma queima calórica elevada, além de melhorar a postura. Vejam mais benefícios:

  • Aprimoramento da capacidade cardiorrespiratória
  • Fortalecimento ósseo
  • Interação social
  • Fortalecimento muscular
  • Desenvolvimento do equilíbrio
  • Desenvolvimento da agilidade
  • Estimulação da memória
  • Desenvolvimento da coordenação motora
  • Aprimoramento da concentração

Geralmente estes exercícios são realizados seguindo uma série de movimentos acompanhados de uma música, formando uma espécie de coreografia. Quando o exercício e música estão juntos, a motivação é muito alta e isso permite que a pessoa chegue ao seu potencial máximo sem perceber.

Peteca faz bem pra saúde

A peteca também é uma brincadeira infantil que pode trazer muitas vantagens para o praticamente. Por ser uma modalidade simples e de baixo custo, ela é acessível a todas as pessoas e não exige um grau de habilidade muito elevado para começar. Os benefícios são:

  • Desenvolvimento da coordenação motora
  • Desenvolvimento da agilidade
  • Desenvolvimento do equilíbrio
  • Fortalecimento muscular
  • Aprimoramento da capacidade cardiorrespiratória
  • Fortalecimento ósseo

Como este exercício exige um deslocamento constante, trabalha todo o corpo e isso faz com que o gasto calórico seja bem alto. Geralmente as pessoas praticam peteca em duplas, ou seja, também serve como uma excelente forma de interação social.

Considerações Finais

O sedentarismo é muito ruim para a saúde! Mesmo sem gostar de frequentar academia, existem muitas formas de se manter fisicamente ativo, ou seja, não perca mais nenhum minuto, busque algum exercício que te agrade e desfrute o quanto antes dos benefícios que os exercícios físicos podem te oferecer. Mas lembrem-se sempre de consultar um médico e realizar todas as avaliações antes de iniciar qualquer tipo de atividade.

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2 comentários para “Exercícios para quem não gosta de academia!”

  1. Marta da Mata

    Muito bom!
    Fico com a bicicleta.
    Yoga também é excelente!

    Responder
    • Bruno

      Pedalar é muito prazeroso, principalmente para as pessoas que tem a possibilidade de pedalar em lugares com bastante natureza!

      Responder

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