Você sabe o que são capacidades físicas? Elas também são chamadas de capacidades físicas básicas. Vamos falar quais são as capacidades físicas e qual é a capacidade física predominante nas modalidades mais procuradas. Chegou a hora de conhecer melhor a definição das capacidades físicas treináveis!

O que são capacidades físicas?

As capacidades físicas podem ser definidas como qualquer atributo físico que seja treinável no corpo de uma pessoa. De uma forma simples e de fácil compreensão, as capacidades físicas são todas as qualidades físicas motoras que podem ser treinadas e aprimoradas, indiferente de qual seja o objetivo.

Durante toda à sua vida, você depende das capacidades físicas para realizar atividades diversas, seja do cotidiano ou para praticar atividades esportivas em um momento de lazer. Quando uma pessoa tem alguma deficiência ou limitação em alguma destas capacidades físicas, ela geralmente tem extrema dificuldade para realizar atividades que dependem desta capacidade física.

É importante frisar que a deficiência ou limitação que citamos vai além do problema anatômico! Estamos falando aqui de uma falta de estimulo que gera sim uma deficiência ou limitação funcional, mas com treino e estímulos corretos, este quadro por ser mudado.

O que são capacidades físicas?

Quais são as capacidades físicas básicas?

Quais são as capacidades físicas?

Na sequência do artigo vamos falar quais são as capacidades físicas básicas, e principalmente, explicar detalhadamente cada uma delas, veja a seguir:

  • FORÇA
  • VELOCIDADE
  • RESISTÊNCIA
  • AGILIDADE
  • COORDENAÇÃO MOTORA
  • FLEXIBILIDADE
  • EQUILÍBRIO

Capacidade física força

A força basicamente é a capacidade de exercer uma tensão contra uma resistência. Ela ocorre através de ações musculares. A força ainda pode ser dividida em 3 tipos, são eles:

  • Força Isotônica ou Dinâmica – Pode ser classificada como o tipo de força que envolve movimento.
  • Força Isométrica ou Estática – Pode ser classificada como o tipo de força que não produz movimento.
  • Força Explosiva ou Potência – Pode ser classificada como a capacidade de exercer o máximo de tensão em um ato explosivo.

Capacidade física velocidade

A velocidade basicamente é a capacidade que uma pessoa tem de realizar movimentos cíclicos na maior velocidade possível. A velocidade ainda pode ser dividida em 3 tipos, são eles:

  • Velocidade de Deslocamento – É a capacidade máxima que uma pessoa tem de se deslocar de um ponto ao outro.
  • Velocidade de Reação – É a capacidade que uma pessoa tem de responder a um
    estímulo, seja ele visual, tátil ou auditivo. Em outras palavras, é o tempo que a pessoa leva para iniciar uma resposta depois de receber o estímulo.
  • Velocidade de Membros – É a capacidade de movimentar os membros superiores e\ou inferiores na o mais rápido possível.

Capacidade física resistência

A resistência basicamente é a capacidade que uma pessoa tem de suportar uma carga de atividades pelo maior tempo possível sem fadigar. A resistência ainda pode ser dividida em 2 tipos, são eles:

  • Resistência Aeróbica – É a resistência que permite manter a realização de alguma atividade por um determinado tempo. Neste caso, o consumo de oxigênio está sempre equilibrado com a sua absorção, ou seja, está relacionado com atividades de intensidade leve ou moderada.
  • Resistência Anaeróbica – É a resistência que permite manter a realização de alguma atividade por um determinado tempo. Neste caso, o consumo de oxigênio é superior à sua absorção, ou seja, está relacionado com atividades de alta intensidade, onde ocorrerá um débito de oxigênio e a pessoa precisará de repouso para voltar ao nível ideal.

Capacidade física agilidade

A agilidade é basicamente é a capacidade que uma pessoa tem de realizar movimentos rápidos e ligeiros com mudança de direção.

Capacidade física coordenação motora

A coordenação motora também é chamada de destreza, ou seja, basicamente é a capacidade que uma pessoa tem de executar uma ou mais sequências de exercícios de uma maneira coordenada.

Capacidade física flexibilidade

A flexibilidade basicamente é a capacidade que uma pessoa tem de executar movimentos em certas articulações até uma certa amplitude, ou seja, é a amplitude de movimento máxima que aquela articulação possui.

Capacidade física equilíbrio

O equilíbrio basicamente é a capacidade que uma pessoa tem de assumir e sustentar a posição do corpo sobre uma base contra a lei da gravidade. É importante compreender que está base não necessariamente precisa ser um objeto, a base é uma área invisível onde o centro de gravidade do corpo da pessoa deve estar, caso contrário ela não conseguirá manter o equilíbrio. Para conseguir manter o equilíbrio, a pessoa precisa da combinação de várias ações musculares e o equilíbrio ainda pode ser dividido em 3 tipos, são eles?

  • Equilíbrio Estático – É a capacidade que a pessoa tem de se manter em uma determinada posição sem que haja movimento.
  • Equilíbrio Dinâmico – É a capacidade que a pessoa tem de se manter em equilíbrio mesmo durante a realização de movimentos.
  • Equilíbrio Recuperado – É a capacidade que uma pessoa tem de recuperar o equilíbrio depois da perturbação do mesmo. Por exemplo, depois de um salto.

E estamos chegando ao final de mais um artigo, mas antes queremos deixar uma última informação importante! O que define quem vai ser o ser mais veloz, mais flexível ou mais forte não é o treino, mas sim a genética! Os fatores hereditários são os principais responsáveis por isso, mas ao treinar e desenvolver as capacidades físicas, você pode obter resultados maravilhosos e melhorar absurdamente a sua qualidade de vida!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)