Estimular as capacidades físicas é muito importante para o ser humano! Neste artigo vamos focar na agilidade que está presente em todas as ações que desempenhamos na nossa rotina diária. Melhorar a sua agilidade motora pode favorecer um desempenho melhor nas atividades físicas, além de oferecer mais conforto e menos cansaço ao realizar as suas atividades no trabalho e vários outros benefícios!

Capacidades físicas: Qual a importância da agilidade?

Dentre as capacidades físicas, a agilidade se destaca justamente por ser útil em praticamente todos os momentos da sua vida. Portanto, é indispensável buscar formas de estimular e melhorar a sua agilidade. Isso pode ser feito de várias formas, inclusive com brincadeiras de criança!

Capacidades físicas, agilidade

Dicas para melhorar a agilidade motora!

O que é agilidade?

A definição de agilidade é a capacidade que a pessoa tem de mudar a posição do corpo realizando os movimentos no menor tempo possível. A agilidade é peça chave para quem pratica esportes e está diretamente relacionada com a força e a resistência, que são capacidades físicas que também vamos mostrar como treinar aqui no Buscar Saúde!

Para te ajudar a compreender qual a importância da agilidade em nossa vida, observe estes exemplos que vamos mostrar!

  • Quando uma pessoa é ágil ao varrer uma casa, ela desempenha aquela função em muito menos tempo do que uma pessoa menos ágil, mantendo a qualidade da execução.
  • Em uma partida de futebol, a agilidade é importante para a realização dos dribles, ou seja, quanto mais ágil a pessoa for, mais rápidos e precisos são os movimentos e com isso, maiores são as chances de ter sucesso na execução daquele drible.
  • A agilidade também é fator determinante para o grau de dificuldade e eficiência na realização de acrobacias em uma apresentação de ginástica.
  • Em uma empresa, o funcionário mais ágil vai conseguir produzir mais peças do que um funcionário com menos agilidade.

Estes foram apenas alguns exemplos de situações do cotidiano ou que envolvem práticas esportivas. Se você melhorar a sua agilidade, certamente vai conseguir realizar movimentos mais rápidos, mais diversos e mais precisos, melhorando consideravelmente a sua qualidade de vida em diversos aspectos.

Capacidades físicas: Como melhorar a agilidade?

Para estimular e aprimorar as capacidades físicas é necessário treiná-las, e cada uma tem um padrão de estímulos que devem ser seguidos adequadamente! A grande vantagem da agilidade é que dependendo do seu objetivo, você não precisa de um grande planejamento para melhorar a sua agilidade motora, basta que você esteja estimulando constantemente aquele movimento!

Outro benefício dos treinos para melhorar a agilidade, é que você pode fazer isso de forma lúdica, ou seja, vários movimentos podem ser treinados através de brincadeiras de crianças como algumas que vamos mostrar na sequência do artigo! Entenda que o desenvolvimento da coordenação motora e da agilidade várias vezes ocorrem em conjunto.

Capacidades físicas: Exercícios de agilidade

Em alguns exemplos que vamos passar você vai precisar de alguns acessórios, mas isso não é regra! Você pode e deve buscar formas variadas de estimular um mesmo movimento para não ficar na rotina e acabar desanimando. Você pode improvisar acessórios, visto que a maioria é apenas para delimitar áreas e estimular mudanças de deslocamento!

  • Correr entre os aros
  • Pular amarelinha
  • Pular corda
  • Deslocamentos em ziguezague entre os cones

A agilidade é importante para qualquer atividade como por exemplo, a digitação em um escritório. Se a pessoa praticar cada vez mais, naturalmente ela vai digitar mais rápido e errar cada vez menos.

Um erro muito comum das pessoas é pensar que devemos treinar os movimentos apenas no lado que somos dominantes, mas como assim? Se você usa a tesoura apenas na mão direita, você pode e deve treinar esta atividade usando a mão esquerda. No início pode parecer muito complicado, mas ao continuar treinando você vai ter mais agilidade!

Neste vídeo abaixo você pode ver como as atividades de agilidade são bem simples, mas são extremamente benéficas para aumentar o nosso repertório motor.

A nossa dica final é que você treine cada movimento que deseja aprender ou melhorar. Tenha paciência porque no início é muito comum ter muita dificuldade para realizar até mesmo os movimentos mais simples.

Este foi o segundo artigo da série de como treinar as capacidades físicas. O primeiro foi sobre flexibilidade, se você ainda não o leu, indicamos esta leitura complementar! Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos responder.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)