Um bom plano de aula de Educação Física escolar é aquele que diverte e ensina simultaneamente. Aqui no Buscar Saúde já fizemos vários artigos com ótimos planos de aula de Educação Física que podem enriquecer ainda mais a sua aula.

Neste artigo vamos indicar atividades para uma aula de ginástica na Educação Física, visando trabalhar principalmente a agilidade. Dentre os principais objetivos desta aula, um que precisamos destacar é o trabalho em equipe!

Plano de aula Educação Física

Para elaborar este plano de aula de Educação Física, as atividades foram pensadas para aplicar em turmas do ensino médio! Porém, se o professor quiser ele pode alterar facilmente as regras e complexidade das tarefas.

Sendo assim, este mesmo plano pode ser usado também para o ensino fundamental. E é claro que a decisão de adaptar ou não a aula cabe ao professor, visto que é ele que conhece bem cada uma das suas turmas.

Nas atividades deste plano de aula foi usada apenas uma metodologia, que é o Conceito Recreativo do Jogo Esportivo. O objetivo geral desta aula é vivenciar o fundamento agilidade através de atividades lúdicas.

Como fazer plano de aula de Educação Física?

Dicas de atividades para trabalhar a agilidade na Educação Física escolar.

Ginástica: Agilidade no pegador

Esta primeira atividade tem duração de 10 minutos! Nesta atividade os alunos vão estimular um aquecimento corporal.

Um aluno será escolhido para ser o pegador. Ele terá a função de tentar encostar em algum colega com um das mãos. Os alunos só podem se deslocar no mesmo ritmo do pegador, ou seja, se o pegador estiver correndo, todos podem correr, mas se o pegador estiver andando, todos são obrigados a andar também.

Quando alguém for pego, este vira o pegador. Caso alguém infrinja as regras, o mesmo vai ser o novo pegador. Como variação o professor pode colocar mais alunos como pegadores ou também reduzir ou espaço da brincadeira.

Ginástica: Estafeta de agilidade

Esta segunda atividade também tem duração de 10 minutos! Nesta atividade os alunos vão vivenciar diversas movimentações.

Os alunos serão divididos em duas equipes mistas e cada uma delas vai ficar posicionada em um dos lados da quadra. Em frente a cada equipe haverá um circuito composto por diversos obstáculos para que os alunos tenham que passar realizando saltos, deslocamentos laterais, frontais e de costas. A equipe que terminar o percurso primeiro vence a atividade.

Neste tipo de atividade o professor pode abusar das variações. Ele pode mudar o percurso. Ele pode exigir que o aluno realize o mesmo percurso, mas com um agente de dificuldade como por exemplo, carregar uma bola na mão ou até quicar a bola. Enfim, se souber mais variações você pode até deixar ai nos comentários do artigo.

Agilidade: Jogando as bolas na ginástica

Esta terceira atividade também tem duração de 10 minutos! Nesta atividade os alunos vão vivenciar diversas movimentações e arremessos em ambiente de competição, mas visando o trabalho em equipe.

Mantendo as mesmas equipes anteriores, o professor vai entregar uma bola para cada aluno, lembrando que essa bola pode ser papel, meia ou qualquer outro material reciclável.

Cada equipe deve estar na extremidade da quadra, uma de cada lado. Ao sinal do professor, o objetivo dos alunos é arremessar a bola com as mãos visando mandá-la para a quadra adversária. Ao final de 1 minuto, vence a equipe que estiver com menos bolas no seu campo.

Os objetivos desta aula serão cumpridos se os estudantes se mostrarem empenhados em executar as atividades, e principalmente se eles estiverem se divertindo e respeitando o ensinamento mesmo em ambiente de competição.

Neste vídeo abaixo você pode ver mais atividades sobre aulas de agilidade. É importante assistir porque assim você pode ter ideias para te ajudar a criar o seu próximo plano de aula.

Caso tenha gostado destas dicas ou tenha sugestões para as atividades deste plano de aula, envie-o para outros professores para que possamos nos ajudar a criar aulas cada vez mais divertidas e eficientes.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)