Plano de aula Educação Física! Controle corporal para o basquete
Chegou o momento de te ajudar com dicas para a aula de Educação Física escolar! Quando os alunos estão mais motivados, fica mais fácil atingir os objetivos e principalmente, todo o processo fica mais produtivo.
Talvez você não saiba, aqui no Buscar Saúde estamos fazendo uma série de artigos oferecendo opções de atividades para estimular o desenvolvimento motor dos alunos. Neste de hoje, preparamos um plano de aula de Educação Física com atividades voltadas para o controle de corpo no basquete.
Leia também
- Plano de aula Handebol! Movimentos básicos
- Plano de aula Educação Física! Controle de corpo no basquete
Plano de aula Educação Física
A criação das atividades deste plano de aula levou em consideração as aulas do ensino médio. Porém, se o professor achar que a sua turma tem condições, basta fazer pequenas adaptações para usar este plano também para o ensino fundamental.
Para criar as atividades deste plano usamos apenas uma metodologia, que é o Conceito Recreativo do Jogo Esportivo. O objetivo geral desta aula é vivenciar os movimentos de controle de corpo do basquete.
Educação Física escolar: Aquecimento
Nesta primeira atividade a duração é de 8 minutos! O objetivo desta atividade é estimular a tomada de decisão e promover a interação dos alunos.
Os alunos serão dispostos em duas equipes, onde cada aluno estará com a posse de uma bola e uma garrafa pet. No primeiro momento, os alunos irão escolher um lugar na quadra e deixar a sua garrafa, e depois não poderão tocar na garrafa novamente.
O objetivo da atividade é tentar derrubar as garrafas dos adversários lançando a bola com as mãos. Ao mesmo tempo, eles devem proteger a sua garrafa, pois outros alunos vão tentar derrubar!
Durante a atividade os alunos podem se deslocar livremente pela quadra, mas só será permitido interceptar a bola lançada com as mãos. Após lançar a bola, os alunos podem recuperar a posse de qualquer bola e prosseguir o jogo.
O aluno que teve sua garrafa derrubada deve sair da área do jogo e poderá repor as bolas para os seus colegas que ainda estão no jogo, além de interceptar as bolas que vão em direção a garrafa dos membros da sua equipe.
Vence a equipe que conseguir derrubar todas as garrafas da equipe adversária primeiro. Uma variação interessante para essa atividade, é exigir que os alunos fiquei driblando a bola enquanto se deslocam ou esperam uma tomada de decisão, ou seja, só pode segurar na hora que for lançar em direção a garrafa do adversário.
Educação Física escolar: Coordenando o corpo
Nesta segunda atividade a duração é de 20 minutos! O objetivo desta atividade é executar os deslocamentos lateral, frontal, diagonal e saltos e estimular a coordenação motora.
Mantendo as duas equipes da atividade anterior, os alunos devem realizar o percurso proposto pelo professor. Lembrando que serão montados dois percursos iguais!
Neste percurso, os alunos devem realizar deslocamento lateral entre as cordas posicionadas horizontalmente, deslocamento frontal entre as cordas posicionadas verticalmente, correr até os cones com cordas e saltá-los com os dois pés juntos. Para finalizar, eles correr até os próximos cones e realizar deslocamento em diagonal entre os mesmos, e por fim, retornar para a fila.
Atenção, o próximo integrante da equipe só deve iniciar o percurso quando o colega que foi anteriormente tocar na sua mão. Vence a equipe que realizar o percurso com todos os integrantes primeiro.
Para evitar que alguns alunos não façam a atividade, nas próximas rodadas do jogo, os alunos que iniciam o percurso deverão ser os que não cumprirão o percurso na rodada passada.
Educação Física escolar: Movimento narrado
Nesta terceira e última atividade a duração é de 15 minutos! O objetivo desta atividade é executar os deslocamentos em diagonal após um estímulo sonoro.
Cada aluno deve estar posicionado dentro de uma área demarcada por quatro cones, cada área terá 3x3m. O professor dará o comando de forma narrada por números, e os alunos devem seguir corretamente. Segue abaixo os comandos e as suas ações:
- Falar o número 1: Tocar o cone que está à frente no lado esquerdo e retornar para o centro
- Falar o número 2: Tocar o cone que está à frente no lado direito e retornar para o centro
- Falar o número 3: Tocar o cone que está atrás no lado esquerdo e retornar para o centro
- Falar o número 4: Tocar o cone que está atrás no lado direito e retornar para o centro
Você pode adicionar outros cones, e com isso trabalhar deslocamento frontal, lateral e traseiro! Neste caso os novos comandos seriam:
- Falar o número 5: Tocar o cone que está à direita e retornar para o centro
- Falar o número 6: Tocar o cone que está à esquerda e retornar para o centro
- Falar o número 7: Tocar o cone que está em frente e retornar para o centro
- Falar o número 8: Tocar o cone que está atrás e retornar para o centro
Se quiser ampliar ainda mais as variações, você pode incluir dois novos comandos que seriam parecidos com a brincadeira do morto ou vivo, por exemplo:
- Falar o número 9: Abaixar, tocar o chão e ficar novamente de pé
- Falar o número 10: Realizar um salto com os dois braços para o alto
Quando os alunos errarem o comando, eles devem fazer 5 polichinelos, e em seguida retornar para a atividade.
Existem muitas atividades legais para trabalhar controle corporal em forma de competição! Se quiser conhecer outras dicas, assista este vídeo abaixo, vale muito a pena.
Curtiu as dicas deste artigo do Buscar Saúde? Continue acompanhando o nosso site, e convide outros professores para conhecer os nossos planos de aula. Que tal nos ajudar compartilhando este plano de aula nos seus grupos escolares?
Sobre o autor
Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!
Veja também
Plano de aula Educação Física! Coordenação motora
Plano de aula Educação Física escolar! Drible e finta
Plano de aula Educação Física com inclusão
Plano de aula Educação Física! Basquete
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.