Vamos te dar dicas importantes para ajudar a deixar a aula de Educação Física mais divertida e interessante! Você sabe como fazer um bom plano de aula? Confira as sugestões de atividades de educação física escolar! Neste artigo vamos mostrar como fazer um plano de aula de atletismo, com atividades lúdicas voltadas para o arremesso de peso!

Plano de aula Educação Física

Todas as atividades deste plano de aula foram criadas baseadas em turmas do ensino médio! Entretanto, o professor pode facilmente fazer pequenas mudanças para usá-lo nas aulas do ensino fundamental. Porém, é importante frisar que a decisão de adaptar ou não a dificuldade e as regras das atividades, cabe ao professor que é quem conhece bem as capacidades e limitações das suas turmas.

Para as atividades deste plano de aula foi usada apenas uma metodologia, que é o Conceito Recreativo do Jogo Esportivo. O objetivo geral desta aula é vivenciar os movimentos do arremesso de peso do atletismo de forma natural e lúdica!

Educação Física escolar divertida

Saiba como trabalhar o arremesso de peso na aula de Educação Física

Atletismo: Arremesso simples

A primeira atividade tem duração de 10 minutos! Nesta atividade os alunos vão vivenciar o arremesso de peso estando parado através do método recreativo.

Os alunos devem estar divididos em dois grupos ficando um de frente para o outro. Ao sinal do professor, o primeiro aluno deve arremessar a bola para o colega da sua frente, que deve devolver para o aluno que estará à direita do primeiro aluno que lançou, ou seja, um lançamento na diagonal.

Para enriquecer a atividade, o professor pode colocar objetivos que sirvam de motivação para que os alunos completem a tarefa, como por exemplo:

  • Aumentar a distância entre os alunos
  • Determinar um tempo para que todos os alunos realizem o arremesso
  • Alterar o tamanho da bola arremessada
  • Determinar que o arremesso seja feito com mão não dominante

Atletismo: Arremesso competitivo

A segunda atividade tem duração de 15 minutos! Nesta atividade os alunos vão vivenciar o arremesso de peso estando em ambiente de competição.

As duas equipes já formadas na primeira atividade podem ser mantidas e a disputa será simples, a equipe que arremessar mais pontos ganha a disputa! A medição da distância pode ser feita com cones ou até mesmo com marcação de giz no chão. Enumere os cones com uma pontuação, assim ficará mais fácil somar a pontuação de cada equipe.

Se o aluno arremessar entre dois cones você pode considerar a distância do cone mais distante, ou seja, justamente para estimular a conquista do aluno. Você pode fazer uma equipe por vez ou alternando os membros das equipes.

Para enriquecer a atividade, o professor pode colocar objetivos que sirvam de motivação para que os alunos completem a tarefa, como por exemplo:

  • Aumentar a distância entre os cones
  • Alterar o tamanho da bola arremessada
  • Determinar que o arremesso seja feito com mão não dominante

Os objetivos da aula serão atingidos se os estudantes se empenharem na execução das atividades, e conseguirem responder de forma satisfatória as mudanças de regras e diferença das atividades!

Se quiser conhecer mais sobre o arremesso de peso, no vídeo abaixo você pode conferir ótimas dicas sobre essa modalidade, vale a pena assistir porque você pode tirar ideias para a sua aula de Educação Física escolar!

Se tiver gostado do artigo, envie para outros professores e nos ajude a compartilhar essas dicas que podem deixar as aulas de Educação Física cada vez mais divertidas. Deixe nos comentários a sua crítica ou sugestão, pois iremos responder com o maior prazer.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)