Este artigo é mais uma continuação da série que estamos fazendo sobre opções de planos de aula de Educação Física. Sabemos que quanto mais atrativa for a aula, maiores são as chances de agradar os alunos e atingir os objetivos propostos. Neste artigo vamos apresentar um plano de aula de lazer, com atividades que podem ser usadas dentro da sala de aula ou até mesmo dentro do ônibus em uma excursão!

Plano de aula Educação Física

Este plano de aula foi criado para alunos do ensino médio ou ensino fundamental. A sugestão é que o professor faça adaptações e mudanças nas atividades caso seja necessário.

Para as atividades desta aula usamos apenas uma metodologia, que é o Conceito Recreativo do Jogo Esportivo. O objetivo geral desta aula é vivenciar atividades lúdicas que podem ser executadas em ambiente fechados.

Educação física, atividades para dentro de sala

Como fazer um bom plano de aula de Educação Física escolar?

Lazer: Barreira do som

A primeira atividade é uma competição entre os alunos da janela e os alunos do corredor. Se a atividade for realizada dentro da sala de aula, o professor pode fazer uma simulação posicionando as cadeiras simulando um ônibus.

Mostre sigilosamente aos alunos da janela direita uma das frases. Ao sinal do professor, os passageiros que receberam a frase devem gritar, berrar e tentar sinalizar a mensagem para os alunos da janela do outro lado. Os alunos do corredor devem gritar e berrar com o objetivo de criar uma barreira de som para dificultar ou impedir o entendimento

O aluno da janela da esquerda que entender a frase deverá sinalizar com os braços para o professor. Caso ele acerte a equipe marca um ponto, se ele errar a equipe adversária marca um ponto.

A atividade se encerra no momento que um aluno tenta a frase ou quando terminar o tempo estipulado pelo professor, sugerimos que seja um minuto por rodada. Ao final da rodada, os alunos invertem de posição e repete-se a atividade. Vence a equipe que fizer mais pontos ao final do tempo estipulado pelo professor.

Lazer: Duelo de músicas

A segunda atividade será uma competição entre os alunos do lado direito do ônibus contra os do lado esquerdo. O professor vai sortear qual dos lados começará a atividade cantando uma música infantil. Esta atividade é bem simples, os alunos do lado vencedor devem iniciar cantando uma música infantil, se o professor achar válido, ele vai dizer passa e a equipe do outro lado deve cantar outra música infantil, e assim sucessivamente até que alguma das equipes não saiba cantar uma nova música infantil.

Lazer: Enroscados

Na terceira atividade os alunos devem estar sentados em duas fileiras e o primeiro aluno de cada fileira vai receber um rolo de barbante. O primeiro aluno, deverá segurar a ponta do rolo de barbante e ao sinal do professor, ele deverá passar o rolo de barbante pela manga de sua camisa, saindo pela gola e entregar para o aluno de trás que deve fazer o mesmo até chegar ao último aluno da fileira.

Assim que o ultimo aluno passar o barbante pela gola ele deve desfazer a passagem e passar para o aluno da frente. O procedimento deve ser repetido até que o rolo de barbante chegue ao primeiro aluno da fila. Vence a equipe que entregar primeiro o rolo de barbante ao professor.

Neste vídeo abaixo que deixamos de sugestão você pode conferir uma reportagem muito interessante sobre a importância da Educação Física escolar, vale muito a pena assistir.

Você gostou destas atividades para as aulas de Educação Física em ambientes fechados? Esta série de artigos visa ajudar os professores desta importante disciplina, e espero que as sugestões possam completar ainda mais a aula de vocês! Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários que iremos responder.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)