Plano de aula Educação Física escolar! Drible e finta

Escrito na categoria "Atividades físicas e lesões" por Bruno.

Você precisa deixar a sua aula de Educação Física divertida, mas sem perder a eficiência? Aqui no Buscar Saúde tem uma série de artigos sobre plano de aula de Educação Física, vale muito a pena ler todos eles.

Neste artigo vamos te dar sugestões de atividades para a aula de Educação Física escolar, e a modalidade deste plano de aula é a favorita da maioria! Veja boas atividades lúdicas para trabalhar o drible e a finta no futebol ou futsal.

Plano de aula Educação Física

Para este plano de aula de Educação Física escolar, as atividades foram criadas para usar em aulas do ensino médio! Entretanto, o professor pode facilmente fazer algumas alterações se quiser usá-lo também para o ensino fundamental. É importante destacar que a decisão de adaptar ou não as atividades cabe ao professor, visto que ele conhece bem as capacidades e limitações das suas turmas.

Nas atividades deste plano de aula foram usadas duas metodologias. A primeira é o Conceito Recreativo do Jogo Esportivo, e a segunda é a Escola da Bola/IEU. O objetivo geral desta aula é vivenciar o drible e a finta no futebol ou futsal.

Como fazer plano de aula?

Dicas de atividades para o plano de aula de Educação Física escolar!

Futebol ou futsal: Drible em duplas

Esta primeira atividade tem duração de 15 minutos! Nesta atividade os alunos vão executar o drible de forma livre e por entre as pernas do adversário.

Os alunos devem formar duplas, onde um aluno será o integrante A e o outro aluno será o integrante B. Os integrantes A devem ficar à uma distância de aproximadamente 8 metros dos integrantes B.

Em cada dupla a bola começa com os integrantes A, e ao sinal do professor eles devem conduzir a bola até se aproximar do seu colega de dupla, em seguida eles devem executar um drible de forma livre.

Ao realizar o drible de forma livre por 5 vezes, os alunos devem inverter de função. Após um novo rodízio o professor pode indicar uma variação do drible, sendo que nesta parte da atividade o drible só pode ser entre as pernas.

Futebol ou futsal: Rouba Bandeira

Esta segunda atividade tem duração de 20 minutos! Nesta atividade os alunos vão executar a finta de forma livre em ambiente de competição.

Os alunos devem ser divididos em duas equipes que serão identificadas por coletes diferentes.  O jogo será realizado dentro na área demarcada para a quadra de voleibol. Cada equipe deve ocupar um lado da quadra, e atrás da linha final de cada lado haverá uma bola feita com material reciclado.

O objetivo da atividade é atravessar a quadra e buscar a bola do adversário, trazendo-a para seu campo. Para isso, os membros das equipes devem impedir que a equipe adversária toque-o com a mão, ou seja, se o aluno for tocado em qualquer parte do corpo enquanto estiver no campo adversário, o mesmo deve permanecer parado. Este aluno só deve se movimentar novamente quando um colega da sua equipe tocá-lo. Vence a equipe que conseguir trazer a bola do adversário para o seu campo primeiro.

Os objetivos desta aula serão cumpridos se os estudantes se mostrarem empenhados em executar as atividades, e principalmente se eles estiverem se divertindo mesmo em ambiente de competição.

No vídeo abaixo você pode ver mais atividades e informações sobre fintas e dribles. Vale a pena assistir porque assim você pode ter novas ideias para te ajudar a criar o seu próximo plano de aula de futebol ou futsal.

Se tiver gostado destas dicas, atividades e do plano de aula, envie-o para outros professores para que possamos nos ajudar a criar aulas cada vez mais divertidas e eficientes.

Sobre o autor

Autor Bruno

Bruno Morgado é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário