A aula de Educação Física é a favorita de grande parte dos alunos, justamente por ser bem divertida. O grande desafio dos professores é deixar a aula eficiente, mas sem perder este lado divertido. Então, a grande dúvida é como fazer um bom plano de aula?

Neste artigo vamos apresentar dicas de atividades para uma aula de Educação Física escolar, onde você poderá trabalhar o passe e recepção tanto para o futebol de campo, quanto para o futsal.

Plano de aula Educação Física

Neste plano de aula as atividades elaboradas foram para as turmas do ensino médio! Entretanto, com pequenas mudanças o professor de Educação Física pode usá-lo para o ensino fundamental.

É importante frisar que cabe ao professor, a decisão de adaptar ou não a dificuldade e as regras destas atividades, visto que ele conhece muito melhor as capacidades e limitações das suas turmas.

Para as atividades deste plano de aula vamos usar duas metodologias! A primeira é o Conceito Recreativo do Jogo Esportivo, e a segunda é o Escola da Bola IEU. O objetivo geral desta aula é vivenciar o passe rasteiro e a recepção com a sola do pé.

Como fazer plano de aula?

Atividades divertidas para sua aula de futsal ou futebol na Educação Física!

Futebol ou Futsal: Jogo dos passes e recepção

A primeira atividade tem duração de 20 minutos! Nesta atividade os alunos vão executar o passe rasteiro com a parte interna do pé dominante, e a recepção com a sola do pé dominante.

Os alunos serão dispostos em dois grupos, cada grupo deverá formar um círculo. Em cada círculo deve ter um aluno no centro do círculo com a posse de uma bola. Ao sinal do professor, o aluno do centro do círculo deve realizar um passe para algum aluno do círculo, que deve recepcioná-la, e depois o aluno que recepcionou deve fazer o passe novamente para o aluno do centro do círculo. O aluno do centro do círculo deve é realizar o passe novamente só que para outro aluno do círculo, e assim sucessivamente até que todos tenham feito a recepção e o passe. Vence o jogo a equipe que fizer a rotatividade o mais rápido possível.

Variações

  • Sempre trocar o aluno do centro de uma rodada para a outra.
  • Trocar a forma de fazer o passe.
  • Trocar a forma de fazer a recepção.
  • Realizar a tarefa com o pé não dominante.

Futebol ou Futsal: Jogo dos passes e recepção

A segunda atividade também tem duração de 20 minutos! Nesta atividade os alunos vão executar o passe rasteiro com o pé dominante e não dominante, além da recepção com a sola do pé dominante e não dominante.

Os alunos serão dispostos em duas equipes que podem ser identificadas por coletes diferentes. Uma equipe deve ficar nas laterais da quadra de vôlei, ou seja, fora da quadra de vôlei, enquanto a outra equipe vai ficar dentro da quadra de vôlei.

Ao sinal do professor a equipe que está fora deve trocar passes de uma lateral a outra da quadra de vôlei, sempre rasteiro e passando por dentro da quadra. Os alunos que estão dentro da quadra podem tentar interceptar o passe. Lembrando que as recepções devem ser feitas com a sola do pé dominante.

A equipe que realiza os passes tem como objetivo tentar alcançar a maior contagem de passes em um tempo determinado, 5 minutos por exemplo. Vale lembrar que cabe à própria equipe a responsabilidade de realizar a contagem em voz alta. Se a equipe que está dentro da quadra interceptar a bola, a contagem será zerada e inicia-se uma nova contagem.

Ao final do tempo determinado as equipes invertem as funções, e a dinâmica da atividade será a mesma. No final do tempo proposto para essa atividade, a equipe vencedora será a que obtiver o maior número de passes sequenciais.

Variações

  • Realizar os passes com o pé não dominante.
  • Realizar a recepção com a sola do pé não dominante.
  • Colocar um jogador da equipe de passes dentro da quadra de vôlei, podendo receber e realizar passes para os seus colegas.

Os objetivos da aula serão atingidos se os estudantes se empenharem na execução das atividades, e conseguirem responder de forma satisfatória as variações sugeridas nas atividades!

Caso queira explorar ainda mais os benefícios do futebol na sua aula de Educação Física escolar, o vídeo a seguir tem dicas de atividades para vários fundamentos. Vale a pena assistir porque estas atividades podem te ajudar a melhorar ainda mais o seu próximo plano de aula!

Envie este artigo para outros professores e vamos compartilhar essas dicas que podem ajudar a deixar a aula de Educação Física cada vez mais divertida. Se tiver alguma crítica ou sugestão deixe nos comentário, pois ela certamente será bem recebida e vai nos ajudar a melhorar ainda mais o conteúdo aqui no Buscar Saúde.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)