Plano de Aula Educação Física! Voleibol

Em Esportes e competições por Bruno Almeida

Como deixar uma aula de voleibol cada vez mais divertida e educativa? Este é o grande desafio para o professor de Educação Física! Visando ajudar nesta missão, trouxemos este artigo com ótimas sugestões de atividades para uma aula voltada para o saque e recepção no voleibol

Plano de aula Educação Física

Desde já vamos informar que as atividades deste plano de aula foram criadas para as turmas do ensino médio. Mas com alguns pequenos ajustes nas regras e dificuldades das atividades, o professor pode facilmente adaptar este plano para ser usado também para o ensino fundamental.

Leia também

Vale ressaltar que a mudança ou não destas atividades e também das regras deve ficar por conta de cada professor, visto eu eles conhecem melhor a capacidade de cada uma de suas turmas!

Nas atividades propostas neste plano de aulas foi usada a metodologia Conceito Recreativo do Jogo Esportivo. O objetivo geral desta aula é vivenciar o saque e recepção do Voleibol.

Como fazer plano de aula?

Dicas de atividades para fazer um bom plano de aula de Educação Física!

Voleibol: Jogo da velha das recepções

A primeira atividade tem duração de aproximadamente 10 minutos! Nesta atividade os alunos vão vivenciar a recepção do voleibol com manchetes, toques e de forma livre.

Os alunos serão divididos em dois grupos e cada grupo deve formar círculo. O objetivo da atividade é realizar 10 recepções e em seguida ir ao jogo da velha e realizar uma marcação. Após realizar a marcação, o integrante deve retornar para o círculo da sua equipe, que deve iniciar outra troca de recepções.

A equipe que completar uma fileira na vertical, na horizontal ou em diagonal primeiro marca um ponto. Em caso de “dar velha”, nenhuma equipe marca ponto. Ao final da atividade, vencerá a equipe que tiver somado mais pontos.

OBS 1: Para iniciar a tarefa, um dos alunos deve ficar fora do círculo e realizar um saque por baixo para dentro do mesmo, em seguida ele pode completar o círculo e fazer parte do grupo das recepções.

OBS 2: Se a bola cair no chão ou for utilizada uma forma de recepção não permitida naquela rodada, a contagem é zerada e a equipe deverá iniciar novamente a contagem realizando um novo saque de fora do círculo.

Voleibol: Recepção pontuadora

A segunda atividade tem duração de aproximadamente 8 minutos! Nesta atividade os alunos vão vivenciar e aprimorar a recepção em situação de competição e de forma lúdica.

A mesma divisão de equipes da atividade anterior deverá ser mantida e um “par ou ímpar” entre dois integrantes, um de cada equipe vai decidir quem inicia no saque e quem inicia na recepção. A equipe que ficar no saque tem a função apenas de sacar de forma que a bola ultrapasse a rede e vá dentro da quadra adversária. Cada erro de saque contará como um ponto para a equipe adversária.

A equipe que estiver na recepção tem a função de recepcionar o saque da outra equipe com manchete ou com toque. O jogador deve realizar a manchete ou toque, amortecendo a bola para si mesmo e em seguida segurar a bola antes que ela caia no chão. Será somado um ponto para cada recepção completa.

Ao final do tempo determinado pelos professores, as equipes trocam de função. A equipe sacadora passa para a recepção, a equipe receptora passa para o saque e as regras de pontuação são as mesmas. Vence a equipe que somar mais pontos ao final da atividade! Podendo haver ou não mais de uma rodada.

Voleibol: Saque premiado

A terceira atividade tem duração de aproximadamente 10 minutos! Nesta atividade os alunos vão vivenciar e aprimorar a direção do saque de forma lúdica.

As mesmas equipes das atividades anteriores devem estar posicionadas uma em cada linha de fundo da quadra de vôlei. Em cada lado da quadra, serão formados 3 círculos grandes com balas, sendo que dentro deste círculo será colocado um aro com pirulitos e chocolates em seu interior.

O objetivo da atividade é realizar um saque de forma que a bola caia dentro de um dos círculos grandes ou dos aros que estão na quadra adversária. Cada vez que isso acontecer, o aluno que sacou tem direito de pegar uma bala caso a bola tenha tocado no círculo de fora, ou um pirulito ou chocolate caso ela tenha tocado dentro do aro.

OBS: Não é necessário que o aluno vá até a quadra adversária para pegar seu prêmio, poderá pegar nos círculos que estão em sua própria quadra.

Os objetivos da aula serão alcançados se os alunos participarem ativamente. Se ao decorrer das atividades for notado que houve interação entre os mesmos e trabalho coletivo nas tomadas de decisões, por fim, se ao final das atividades for notado uma satisfação dos mesmos pelas propostas apresentadas.

Espero que tenham gostado destas atividades e que elas possam ajudar ainda mais na composição dos seus planos de aula para a Educação Física escolar.

Sobre o autor

Autor Bruno Almeida

Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.

Deixe um comentário