Plano de aula Educação Física! Jogo da estações

Em Atividades físicas e lesões por Bruno Almeida

Um bom plano de aula pode deixar a aula de Educação Física ainda mais divertida. Sabendo disso resolvemos fazer uma série de artigos com boas opções de atividades para as diversas modalidades vivenciadas nas aulas. Neste primeiro artigo vamos apresentar um plano de aula de basquete, com atividades voltadas para os fundamentos arremesso e rebote!

Plano de aula Educação Física

Este plano de aula foi criado para alunos do ensino médio, caso queira usá-lo para o ensino fundamental, possivelmente será necessário adaptar a dificuldade das atividades e regras. A mudança ou não fica por conta do professor que conhece melhor a capacidade das turmas que ele dá aula!

Leia também

Para as atividades desta aula usamos duas metodologias, a primeira é o Conceito Recreativo do Jogo Esportivo, a segunda é o Método Analítico Parcial. O objetivo geral desta aula é vivenciar os movimentos do arremesso e rebote do basquete.

Como fazer um plano de aula de basquete?

Dicas de atividades para o plano de aula de Educação Física!

Basquete: Rebote

A primeira atividade tem duração de 3 a 5 minutos! Nesta atividade os alunos vão vivenciar o rebote do basquete com a utilização da tabela de forma livre.

Os alunos serão divididos em dois grupos e devem formar duas filas. As filas devem estar posicionadas nos locais indicados pelo professor regente, este local pode ser definido livremente.

Se possível, cada aluno deve estar de posse de uma bola nas mãos, e ao sinal do professor, o primeiro integrante de cada fila parte de forma livre em direção a tabela, chegando próximo a tabela, ele deverá arremessar a bola na mesma com o intuito de que a bola volte para si podendo pegá-la novamente, caracterizando a ação do rebote.

Depois de pegar o rebote, o mesmo deverá ir para o final da fila e o próximo repete o procedimento e assim sucessivamente. Caso a escola não tenha uma quantidade de bola suficiente para todos os alunos, o aluno que fez a atividade deve entregar a bola ao próximo da fila assim que retornar para a mesma.

Basquete: Jogo das estações

A segunda atividade tem duração de 14 minutos! Nesta atividade os alunos vão vivenciar o arremesso e o rebote do basquete de diversas posições e distância.

Na quadra de basquete serão criadas sete estações que serão identificadas com folhas numeradas de 1 a 7 pregadas no chão. Os alunos serão divididos em dois grupos e será realizado um sorteio para definir qual grupo começa a atividade.

Depois do sorteio o grupo vencedor deve ficar posicionado em fila indiana na estação número 1, e o grupo perdedor do sorteio deverá ficar na “SALA DE ESPERA”, que é uma área demarcada por cones.

Ao sinal do professor o primeiro integrante da fila deverá realizar o arremesso, pegar a sua bola e ir para o final da fila. Caso ele faça a cesta, todos da equipe seguem para a estação 2, caso ele erre, o próximo da fila realizará o arremesso e assim sucessivamente até que alguém faça a cesta. Lembrando que cada aluno fica responsável por seu próprio rebote e após cada cesta convertida, toda a equipe muda de estação.

Será cronometrado um tempo de 2 minutos e ao final deste tempo, a equipe que arremessou vai para a “SALA DE ESPERA” e a equipe que estava esperando vai para os arremessos.

Vence a equipe que completar as estações ou em caso de empate, vence a equipe que chegou à estação final em menor tempo. Uma regra importante é que os alunos que estiverem na “SALA DE ESPERA”, devem permanecer na mesma até o sinal do professor. Se algum integrante da equipe deixar a área demarcada, à equipe sofrerá uma punição perdendo 15 segundos no tempo da sua equipe.

Basquete: Arremesso e Rebote com Cooperação

A terceira atividade tem duração de 10 minutos! Nesta atividade os alunos vão vivenciar o arremesso e o rebote do basquete, promovendo uma ótima interação social e principalmente, estimulando a cooperação entre as equipes mesmo em situação de competitividade.

Os alunos serão divididos em dois grupos e devem formar duas filas. As filas devem ficar posicionadas nos locais indicados pelo professor regente, a escolha desta posição é livre. A equipe que vencer o sorteio irá realizar os arremessos, enquanto a equipe que perdeu irá ficar com os rebotes.

Ao sinal do professor o primeiro integrante da equipe dos arremessos deve arremessar tentando fazer o ponto e ir para o final da fila de arremesso, o primeiro integrante da equipe do rebote deve pegar a bola após o arremesso e entregá-la novamente para o aluno que arremessou, e depois retornar para o final da fila do rebote, e assim sucessivamente.

Este procedimento deve continuar até que se encerre o prazo de 2 minutos, após este tempo, as filas se invertem e as tarefas também. Vencerá a equipe que fizer mais cestas ao final de seu tempo.

Regras importantes! A equipe de arremessadores deverá esperar que a bola e/ou o integrante do rebote saia do garrafão para realizar o próximo arremesso. Caso a equipe do rebote demore propositalmente para sair do garrafão ou entregar a bola para os arremessadores, à equipe sofrerá punição com redução de 15 no seu tempo.

E assim encerramos este primeiro artigo com as atividades para as aulas de Educação Física. Espero ter ajudado os professores desta importante disciplina e se tiver gostado deste tipo de artigo, deixe nos comentários quais modalidades gostaria de ver um plano de aula.

Caso tenha alguma sugestão ou tenha alguma opinião, favor deixar nos comentários porque ela é super bem-vinda para melhorar ainda mais o conteúdo do Buscar Saúde!

Sobre o autor

Autor Bruno Almeida

Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.

2 comentários para: “Plano de aula Educação Física! Jogo da estações”

  • Cintia Braga

    Parabéns pela iniciativa!

    Responder
    • Bruno

      Obrigado professora, agradeço pelo apoio de sempre!

      Responder

Deixe um comentário