Você gosta de basquete? Conhece alguém que gosta de praticar esporte? Então o assunto de hoje é para vocês. O número de praticantes de basquete no Brasil vem aumentando consideravelmente. Apesar de ser um esporte popularmente conhecido como norte-americano, ele também já trouxe ótimos resultados para o nosso país.

O dinamismo e alta variedade de movimentos envolvidos nas atividades do basquete, faz com que este esporte seja uma excelente opção para o fortalecimento muscular e o desenvolvimento da coordenação motora, mas não é só isso! Neste artigo vamos apresentar detalhadamente todos os benefícios.

Quais são os benefícios do basquete?

Além dos benefícios apresentados na introdução, a pessoa que joga basquete melhora sua autoestima e tem sua confiança aumentada. Estudos realizados nos EUA mostraram que os praticantes regulares de basquete apresentam um ótimo desenvolvimento da atenção, raciocínio e tomada de decisão.

Estes resultados são facilmente justificados pelas características deste esporte, onde a rapidez do jogo faz com que os praticantes tomem decisões em frações de segundo constantemente. Portanto, uma simples desatenção pode ser a diferença entre realizar uma boa jogada ou ter a bola roubada pelo adversário.

Basquete ajuda a emagrecer?

O deslocamento em um jogo de basquete é constante e intenso e as ações de correr, pular e driblar quase sempre em movimento e muitas das vezes em alta velocidade, fazem com o que o basquete seja uma excelente opção de exercício aeróbico. Não podemos apresentar quantidades exatas de calorias gastas, porque isso varia muito de acordo com a intensidade e duração desta atividade, além de diversos outros fatores como, por exemplo, o metabolismo e o peso corporal do praticante.

Basquete ajuda a emagrecer?

Todos os benefícios do basquete!

Basquete faz bem para o coração?

Sem dúvidas é um ótimo esporte para a saúde cardiovascular! Quando a prática é constante e regular, você está sempre se movimentando e a sua frequência cardíaca se mantém alta. Isso é importante para desenvolver a resistência e promover adaptações fisiológicas positivas no sistema cardiovascular, reduzindo os riscos de desenvolver diversas doenças cardiovasculares.

Basquetebol é bom para os ossos?

As atividades de impacto são importantes para a saúde dos ossos, ou seja, saltos e corridas ajudam a melhorar a saúde óssea e prevenir doenças como a osteoporose. É muito importante realizar as atividades de maneira saudável! As modalidades com grande índice de impacto podem ser perigosas para as articulações, principalmente quando realizadas sem orientação correta e exagerando nas cargas.

Basquete promove fortalecimento muscular?

Quando falamos de atividades de alta intensidade e que precisas de muita resistência, será impossível praticá-las por muito tempo sem o devido fortalecimento muscular. Como o basquete exige muitas ações de deslocamento, os músculos dos membros inferiores são bastante estimulados.

Nos saltos e rotações, a região central do corpo está envolvida nestas ações e ela recebe uma alta carga de estímulos. Por fim, porém não menos importante, estão os membros superiores, que são estimuladas nas diversas ações de dribles, passes e arremessos.

Basquete desenvolve a coordenação motora?

Como foi dito no início do artigo, o desenvolvimento da coordenação motora é um dos principais benefícios do basquete. Os dribles, arremessos, passes e deslocamentos são fundamentos que exigem uma excelente coordenação motora, isso sem falar na necessidade de praticar ambos os lados de maneira equilibrada. Caso contrário, você saberá realizar as atividades apenas em uma direção, tornando-se um praticante extremamente limitado.

Apesar de parecem atividades simples, elas exigem um repertório motor bem amplo, principalmente quando imaginamos estas ações combinadas em uma situação de jogo. Treiná-las separadamente é uma ótima maneira de estimular e desenvolver a sua coordenação motora, facilitando então a sua adaptação para o momento da partida.

Basquete ajuda a reduzir o estresse?

Quando praticamos atividade física, naturalmente o corpo libera vários hormônios relacionados com a motivação, bem estar e sensação de prazer. Este benefício é ainda maior quando esta modalidade praticada é aquela que gostamos muito! Estes hormônios reduzem e combate o mau humor e o estresse. Sem falar da parte da interação social. Estar com os amigos ou conhecer novas pessoas também é muito benéfico para a nossa saúde.

Considerações finais

Quando a pessoa desfruta de todos os benefícios citados, todo o corpo irá funcionar de maneira mais eficaz e com isso as chances de desenvolver problemas ou doenças é muito menor. Isso acontece porque o sistema imunológico também é muito favorecido com a prática regular de atividade física.

Para praticar atividade física basta que a pessoa experimente e depois que ela sentir estes benefícios, dificilmente conseguirá abandonar a vida ativa. É muito importante praticar atividade física com segurança, ou seja, conte sempre com uma orientação capacitada.

O profissional de Educação Física tem a formação teórica e prática necessária para te conduzir durante a atividade da forma mais saudável possível. Por fim, jamais inicie qualquer atividade física sem antes realizar todos os exames necessários para obter a liberação médica.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)