A nossa publicação de hoje será muito divertida e talvez bem nostálgica para muitos. A infância é fascinante e o número de brincadeiras e jogos que aprendemos e vivenciamos é algo surreal. Ao longo dos anos, as pessoas tendem a deixar de lado estas brincadeiras por diversos fatores, mas neste artigo vamos te ajudar a resgatar algumas destas brincadeiras por uma razão muito boa.

Conheçam as 6 melhores brincadeiras de criança para emagrecer. Vejam como transformar a atividade física em um momento divertido, pode te ajudar a alcançar o peso ideal e de quebra, promover melhorias motoras e também no seu bom humor.

Pular corda emagrece?

Vamos começar falando desta excelente brincadeira, ela é uma ótima opção para queimar calorias. Apesar de ser uma brincadeira muito antiga, ela não ficou esquecida no tempo. O principal motivo disso é o excelente trabalho de pernas necessário para conseguir se manter na brincadeira. Atualmente quase todas as academias indicam esta atividade para os seus usuários.

Ao pular corda, a pessoa vai exercitar praticamente todos os músculos das pernas, além de trabalhar os músculos abdominais e os braços para auxiliar no equilíbrio e na impulsão. Mesmo sendo simples, esta atividade requer uma boa coordenação motora.

As músicas que são entoadas durante a brincadeira motivam ainda mais a pessoa que está saltando e isso favorece o bom humor de todos os participantes. Para cantar as músicas você precisa aprendê-la, então esta simples brincadeira também serve para estimular sua memória.

Pular amarelinha emagrece?

Já que começamos pelas brincadeiras que precisam saltar, vamos falar agora de outra bem famosa, a amarelinha. Esta brincadeira também é uma ótima atividade para queimar calorias, fortalecer as pernas, estimular o equilíbrio, a lateralidade e o raciocínio lógico. Estra brincadeira é muito clássica e uma especificidade interessante é o estímulo de saltos unipedal, ou seja, com uma perna só.

Bambolê emagrece?

Muito adorado entre as meninas, o bambolê é um excelente exercício que apesar de parecer uma brincadeira bem simples, esconde diversos desafios.  Dificilmente você vai ver alguém que nunca brincou de bambolê conseguir fazê-lo na primeira tentativa.

Isso acontece porque a pessoa precisa de uma certa coordenação motora nos movimentos para poder mantê-lo girando. Existem pessoas que rodam bambolê no braço, nos pés, no pescoço e as dificuldades variam bastante para quem roda o bambolê na cintura que é o mais comum e sem dúvidas o mais difícil.

Girar bambolê na cintura promove um intenso trabalho muscular abdominal, lombar e dos músculos estabilizadores do quadril. Com o passar do tempo e se você treinar bastante, você poderá rodar vários bambolês simultaneamente, por exemplo, um na cintura, outro no braço e etc. Isso irá aumentar ainda mais o gasto calórico, uma vez que mais grupamentos musculares estarão atuando intensamente na atividade.

Pular corda e amarelinha ajuda a emagrecer?

Quais brincadeiras emagrecem mais?

Pique e pega emagrece?

Chegamos agora na lista das brincadeiras de correria. O pique e pega talvez seja a brincadeira mais famosa que existe e até hoje ela é uma das preferidas das crianças. Durante a atividade você precisa estar correndo o tempo todo, seja para fugir ou pegar. Isso faz com que você esteja praticando uma atividade bem intensa, com isso o gasto calórico é muito alto.

Além do gasto calórico elevado, esta brincadeira auxilia no desenvolvimento da agilidade, equilíbrio, velocidade e tomadas de decisão, visando criar estratégias para pegar os fugitivos e para fugir dos pegadores.

Queimada emagrece?

É claro que não podia faltar uma brincadeira com bola em nossa lista. Que a queimada é uma brincadeira fantástica todo mundo já sabe, mas você já parou pra pensar como ela tem uma característica única dentre os jogos com bola?

Como assim? A queimada talvez seja a única brincadeira com bola onde o objetivo é fugir da bola, evitar ao máximo o contato com ela, justamente ao contrário do que acontece nos jogos como o vôlei, o futebol e o basquete, por exemplo.

Voltando para os benefícios, a queimada também conta com um deslocamento intenso e constante que acontece durante todo o jogo, seja para queimar alguém ou para não ser queimado. Este deslocamento promove um gasto energético bem alto.

Se queimar muita caloria já é um motivo bom para brincar de queimada, melhor ainda são os demais benefícios que esta brincadeira oferece, são eles: desenvolvimento da coordenação motora, agilidade, força, flexibilidade e é claro tomada de decisão.

Rouba bandeira emagrece?

Para finalizar a nossa lista com chave de ouro, trouxemos outra brincadeira clássica que tem seu espaço de sucesso até hoje nas ruas e nas aulas de educação física. Assim como acontece na queimada, existe uma constante e intensa movimentação.

Graças a este constante deslocamento, esta é uma excelente brincadeira para aumentar o gasto calórico, principalmente quando praticada por um longo período. Dentre os outros benefícios que ela tem a oferecer, podemos citar: Desenvolvimento da velocidade, força, equilíbrio e agilidade, além de estimular o trabalho em equipe e a tomada de decisão, visando criar estratégias para buscar a bandeira adversária e impedir a outra equipe de buscar a sua.

Considerações Finais

Ao longo de nosso artigo não definimos questões de faixa etária e muito menos citamos o valor dos gastos calóricos de cada brincadeira, mas vamos explicar o porquê disso agora. Qualquer pessoa, de qualquer idade, com liberação médica para praticar atividade física pode praticar estas atividades. Portanto, qualquer um pode aproveitar os benefícios que foram apresentados.

Mesmo falando de brincadeiras de crianças, isso não quer dizer que são apenas para as crianças, quando falamos de emagrecer isso não significa que seja só para adultos. Existem crianças com problemas de sobrepeso, assim como jovens, adultos e idosos. Todos podem se beneficiar do que foi dito.

Queremos chamar a atenção dos pais para esta excelente oportunidade de se exercitar, manter os filhos ativos e principalmente fazer isso de uma forma divertida, podendo aproveitar este momento para aumentar a interação entre vocês.

Quanto aos valores de calorias gastas, seria totalmente incorreto dizer que tal brincadeira queima tantas calorias, uma vez que isso vai depender se o exercício foi aeróbico ou anaeróbico, ou seja, quanto tempo você praticou? Além do seu peso, sua idade, as condições climáticas e muitos outros fatores.

A queima de caloria varia bastante de pessoa para pessoa, e isso só pode ser calculado de forma precisa através de uma avaliação com realização de testes individuais. Para realizar isso, você deve contar com a orientação de um profissional de Educação Física.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

2 comentários para “As 6 melhores brincadeiras de criança para emagrecer”

  1. Thaynara

    Parabéns pelo post, muito interessante!

    Responder
    • Bruno

      Muito obrigado, vamos cuidar da saúde divertindo, é uma ótima oportunidade!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)