Você certamente já ouviu falar das capacidades físicas, mas será que você realmente sabe qual a importância de cada capacidade física? Neste artigo vamos ajudar você que veio Buscar Saúde mostrando quais são estas capacidades físicas, além de explicar como devemos estimular e trabalhar.

Capacidades físicas são treináveis?

As capacidades físicas são classificadas como todo atributo físico do corpo humano que pode ser treinável. Quanto mais estimulado for o repertório motor, mais trabalhadas serão as capacidades físicas, e isso irá refletir consideravelmente na melhoria da qualidade de vida daquela pessoa.

O que poucos imaginam é que não são apenas pessoas fisicamente ativas ou esportistas que devem trabalhar as capacidades físicas, isso deve ser prioridade na vida de todos. Uma deficiência em qualquer uma das capacidades físicas pode resultar em dificuldades extremas nas atividades cotidianas daquela pessoa.

Capacidades físicas básicas

Saiba como melhorar a sua coordenação motora!

Capacidades físicas: Qual a importância?

Caso você não saiba, é através das capacidades físicas que a gente pode realizar todos os movimentos necessários durante a nossa vida. Estes movimentos são chamados de ações motoras, que vão desde as mais simples até as mais complexas como por exemplo, caminhar, correr, saltar, nadar, sentar, deitar e etc.

Não confunda melhoria das capacidades físicas com biótipo corporal! Ao estimular uma determinada capacidade física você certamente vai ficar mais veloz ou mais forte, porém isso não significa que você vai ser o mais forte ou mais veloz do mundo, porque isso depende dos fatores hereditários.

Se tornar mais forte, mais ágil, mais veloz não significa apenas melhoria no seu desempenho esportivo. Na verdade, vai muito além disso porque você vai precisar destas capacidades físicas em diversas situações na sua vida.

Por exemplo, se você estiver atrasado para pegar um ônibus e precisar correr até o ponto, se você não estimular a capacidade física velocidade pode perder este ônibus e complicar demais suas rotinas diárias e em muitos casos, perder uma oportunidade única.

Outro exemplo é quanto as tarefas domésticas, quando você precisa descolar ou carregar objetos de um local para outro. Se você não estimular a capacidade física força, possivelmente não vai conseguir realizar essa tarefa e vai ficar dependente de outra pessoa.

Tipos de capacidades físicas

Nos últimos parágrafos já citamos algumas das capacidades físicas, se você leu atentamente já sabe quais foram. Então agora vamos falar detalhadamente de cada uma das 7 capacidades física que são:

  • Resistência
  • Força
  • Velocidade
  • Agilidade
  • Equilíbrio
  • Flexibilidade
  • Coordenação motora

Capacidade física resistência

A resistência é a capacidade física que nos permite realizar um esforço durante um determinado período, suportando a fadiga que resulta deste esforço, e também recuperando com uma certa rapidez.

Capacidade física força

A força é a capacidade física que permite que o nosso músculo ou grupo de músculos produza tensão e vença alguma resistência. Nesta ação ele pode estar empurrando, tracionando ou elevando alguma pessoa ou um objeto. A capacidade física força pode ser subdividida em três tipos, que são:

  • Força Dinâmica
  • Força Estática
  • Força Explosiva

Capacidade física velocidade

A velocidade é a capacidade física que nos permite executar os movimentos no menor tempo possível. A velocidade também está relacionada com a rapidez que levamos para reagir à um determinado sinal, o que é chamado de tempo de reação.

Aliás, aqui no site um artigo onde explicamos a diferença entre tempo de reação e reflexo, muita gente erra isso, muita mesmo! Vale a pena você ler e saber se você faz parte do grupo que erra ou acertar.

Capacidade física Agilidade

A agilidade é a capacidade física que nos permite realizar movimentos com mudança de direção no menor tempo possível. Ela é popularmente chamada de velocidade de troca de direção. Quanto mais agilidade uma pessoa tem indiferente do que ela for fazer, melhor e mais rapidamente será realizada aquela ação ou tarefa.

Capacidade física equilíbrio

O equilíbrio é a capacidade física que nos permite assumir e/ou sustentar o corpo sobre uma base, contra a lei da gravidade. O equilíbrio depende da combinação de ações musculares.

Então, se uma pessoa tem problemas com a capacidade física força, ela possivelmente também pode ter problemas com a capacidade física equilíbrio, que pode ser subdividida em três tipos, que são:

  • Equilíbrio dinâmico
  • Equilíbrio estático
  • Equilíbrio recuperado

Capacidade física flexibilidade

A flexibilidade é a capacidade física que nos permite executar movimentos com grande amplitude. É muito importante não confundir flexibilidade com elasticidade, apesar de elas terem uma certa ligação.

Capacidade física coordenação motora

A coordenação motora é a capacidade física que nos permite realizar uma sequência de movimentos de forma coordenada. Quando caminhamos ou quando executamos movimentos mais complexos como em uma prática esportiva, a coordenação motora está presente e é fundamental.

Quanto mais estimulada for a coordenação motora, menos esforço será necessário para desempenhar aquela tarefa. Quer um exemplo simples, tente realizar tarefas simples com a mão não dominante. Quando eu falo simples é realmente simples como por exemplo, escrever, escovar dente ou controlar o mouse do computador.

Nos primeiros momentos você vai ter extrema dificuldade, mas se continuar tentando, logo vai perceber que uma tarefa que era extremamente complicada de coordenar, vai ficando cada vez mais natural. Esta repetição contínua dos movimentos combinados, gera uma melhoria gradual e constante na coordenação motora.

A coordenação motora é depende de uma estimulação psicomotora indispensável para todas as pessoas, principalmente para aquelas que precisam melhorar as suas habilidades esportivas.

Por isso a educação física escolar é tão importante, porque nas aulas de educação física é que a coordenação motora e as demais capacidades físicas devem ser estimuladas. É muito importante compreender que as capacidades físicas devem ser trabalhadas desde os primeiros anos de vida.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)