Como treinar e melhorar a velocidade? Quais são os tipos de velocidade? Vamos responder esta pergunta, explicar a diferença da velocidade de reação para as outras velocidades e dar muitas dicas desta que é uma das capacidades físicas treináveis.

Velocidade: O que é?

De acordo com os especialistas, a definição de velocidade é a capacidade que a pessoa tem de atingir com a maior rapidez de reação e de movimento de acordo com o condicionamento específico. É importante frisar que a velocidade está relacionada com o processo cognitivo e o bom funcionamento do sistema neuromuscular. Segundo vários estudos, dentre as capacidades físicas a velocidade é considerada como a mais complexa de todas!

Exercícios de velocidade

Como treinar e melhorar a velocidade?

Velocidade: Como classificar?

Talvez você não saiba, mas para estudar a capacidade física velocidade foram criadas várias classificações. Portanto, a velocidade pode ser classificada como:

  • Velocidade de reação – Que é a capacidade que uma pessoa tem em responder um estímulo, realizando uma ação no menor tempo possível.
  • Velocidade de movimento – Que é a capacidade que uma pessoa tem para realizar movimentos únicos na maior velocidade possível, frente às resistências.
  • Velocidade de frequência – Que é a capacidade que uma pessoa tem para realizar movimentos cíclicos na maior velocidade possível, frente às resistências.

Os treinos de velocidade estão cada vez mais presentes nos ambientes esportivos, e ao contrário do que muitos imaginam, estes treinos vão muito além dos praticantes de atletismo. Como foi dito, além de complexa, a capacidade física velocidade é muito importante e a sua evolução depende de treinos muito bem elaborados, porque senão a evolução é quase inalcançável.

Como melhorar a velocidade?

O primeiro passo para treinar a velocidade é buscar um profissional de Educação Física para realizar testes do seu nível e da sua capacidade. Depois de realizar a análise completa, este profissional vai planejar os exercícios mais indicados para a evolução de acordo com o seu objetivo.

Saiba que para treinar velocidade, a pessoa deve ter bastante atenção quanto ao aquecimento adequado antes do treinamento. Isso é importante por causa das grandes exigências de coordenação e contração que são impostas às musculaturas, ou seja, o aquecimento prepara os músculos e articulações para os movimentos que vão ser desempenhados.

De acordo com os estudos, os métodos para o treinamento da velocidade consistem em 4 aspectos básicos, que são:

  • Método de repetições – Este método usa a realização de exercícios de curta duração, entre 4 e 6 segundos. Estes exercícios são explosivos e contam com descanso ativo que varia entre 60 e 90 segundos. É importante informar que o volume deste tipo de treino não deve ultrapassar os 10 minutos. O foco principal do treino através deste método é estimular as fibras rápidas.
  • Método intensivo de intervalos – Este método é o mais indicado para melhorar a velocidade-resistência. É importante compreender que neste método não existe recuperação total entre as séries de repetições.
  • Métodos de super velocidade – Este é o método mais usado para treinos com velocidade acima do normal. Neste tipo de treino é muito comum usar elásticos para oferecer uma resistência ao movimento, também existem treinos em aclives.

Como melhorar o tempo de reação?

No esporte, o tempo de reação é fundamental em diversos momentos, sendo que os goleiros são ótimos exemplos disso que estamos falando! Aqui no Buscar Saúde já fizemos um artigo falando da diferença entre reflexo e tempo de reação, vale a pena conferir para não cometer mais o erro quanto à definição destes termos.

Caso você não saiba, o tempo de reação é a resposta aos sinais que são percebidos. Estes sinais podem ser óticos, acústicos e/ou táteis. Apesar do treino para melhorar a velocidade de reação ser muito importante e bastante usado, a evolução não é tão grande, variando entre 10% a 30%.

No atletismo, o treino de velocidade de reação é muito importante para melhorar a resposta do atleta ao estímulo acústico do tiro, que é o sinal usado para dar a largada! De acordo com vários estudos, o indicado é usar no máximo 10 exercícios com 2 a 3 de minutos de pausa entre eles, se aproximando das características do método de repetições.

Neste vídeo abaixo é possível ver vários exercícios usados para treinar o tempo de reação dos goleiros de handebol. Observe como a variação de movimentos é impressionante!

Como foi dito ao longo do artigo, a escolha do método, o número de repetições e várias outras características do treinamento de velocidade, depende do objetivo e principalmente da sua capacidade físicas! É quase impossível obter grandes melhorias na velocidade sem um bom planejamento e acompanhamento de um Educador Físico.

Espero que vocês tenham gostado deste artigo e destas informações. Este foi o terceiro artigo da série como treinar as capacidades físicas, o primeiro foi sobre flexibilidade e o segundo foi sobre agilidade, indicamos estas leituras complementares!

Se tiver ficado alguma dúvida ou tiver alguma sugestão, deixe nos comentários que iremos responder com maior prazer!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)