Você sabe qual a importância de treinar a capacidade física força? Treino de força é apenas nas academias? Qual a importância de estimular a força? Neste artigo vamos falar sobre a força, a prevenção de lesões e principalmente se as crianças e jovens podem ter atividades de força!

Força: O que é?

A força é máxima de tensão que um músculo consegue produzir em uma determinada ação. No momento em que realizamos qualquer tipo de treinamento que tenha como objetivo melhorar a força muscular, a contração muscular é o foco disso.

Caso você não saiba, a contração é caracterizada pelo encurtamento das fibras musculares, e isso acontece como resposta à um estímulo nervoso. Os tipos principais de contração muscular são:

  • Concêntrica: Nesta ação há um encurtamento muscular e ela só acontece quando a resistência é menor que a força.
  • Excêntrica: Nesta ação os músculos sustentam a força da gravidade se alongando lentamente. Este tipo de contração acontece quando a resistência é maior que a força.
  • Isométrica: Nesta ação não há encurtamento ou alongamento do músculo, ou seja, o músculo exerce tensão, mas nenhum movimento visível acontece na articulação. Neste tipo de contração a força e a resistência se igualam.

A força é caracterizada como dinâmica quando existe a aproximação e afastamento dos segmentos. A força dinâmica é subdividida em duas fases que são: Fase positiva que é chamada de contração concêntrica, e fase negativa que é chamada de contração excêntrica. Compreender isso é fundamental, porque sem a realização correta do movimento, é impossível conseguir melhorias com o treinamento de força.

Capacidades físicas treináveis

Como treinar e melhorar a força?

Força: Como treinar?

O treino de força muscular depende de atividades diárias bem planejadas e com repetições sistemáticas. Ao contrário do que muitos pensam, o treino de força não depende apenas daqueles aparelhos de academia, apesar de serem ótimas opções para quem quer trabalhar e desenvolver a força muscular.

O treinamento funcional tem como uma das principais características, usar o peso do próprio corpo como carga para os exercícios. É importante destacar que com treinos funcionais, o ganho de força muscular está limitado ao peso dos membros daquela pessoa, ou seja, quando a pessoa precisar de cargas maiores do que o próprio corpo pode oferecer, será necessário usar acessórios e equipamentos como os da academia.

Talvez você esteja se perguntando qual exercício deve fazer para melhorar por exemplo, a força das pernas ou dos braços? Também pode estar com dúvidas quanto à quantidade de repetições e número de séries. A resposta é bem simples, você precisa contar com a orientação de um Educador Físico, porque ele tem a capacitação para avaliar as suas limitações e propor as atividades mais adequadas de acordo com o seu objetivo.

Antes de iniciar qualquer treino, o orientador físico deve realizar testes e avaliações para determinar a sua força. Em seguida, ele irá planejar todo um treinamento para que ao final deste planejamento, um determinado objetivo possa ser alcançado. Saiba que é praticamente impossível conseguir evoluir no treino de força de maneira saudável sem contar com uma orientação capacitada.

Força: Treino para crianças

Existe uma discussão enorme entre os especialistas sobre os treinos de força para crianças e jovens! Apesar de muitas pessoas falarem que faz mal, os especialistas já comprovaram que o treino de força nesta fase da vida pode ser muito importante, desde que seja muito bem orientado e adaptado para as condições corporais do praticante.

O principal argumento das pessoas que são contra essa prática é quanto à intensidade dos treinos e a regulação da força. Obviamente que se o exercício não for orientado corretamente, ele pode oferecer danos graves para os pequenos, mas isso só irá acontecer se não houver orientação de um profissional capacitado!

Estudos já mostraram que o treino de força nas crianças não provoca nenhum tipo de comprometimento no crescimento. Na verdade, eles podem ajudar na formação óssea e conseguir ganhos significativos de força muscular.

Jamais podemos deixar de lembrar que as atividades para as crianças devem focar na parte lúdica, ou seja, as atividades devem ser criadas para que a diversão seja a prioridade e a evolução aconteça naturalmente. Se a atividade não for agradável, a participação será baixa e dificilmente ela irá obter os benefícios, visto que é necessário regularidade nos exercícios!

O treino de força em todas as idades continua oferecendo vários benefícios para a nossa saúde, como por exemplo: melhoria na qualidade de vida, ampliação do repertório motor, prevenção de lesões, interação social, falecimento muscular e muitos outros.

E assim encerramos mais um artigo da série como treinar as capacidades físicas! Se ficou interessado no assunto, convidamos para ler sobre flexibilidade, agilidade e velocidade, vale a pena conferir. Se tiver ficado alguma dúvida, deixei nos comentários que iremos responder.

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