Você sabe o que é capacidade física? Na área da Educação Física e dos esportes, as capacidades físicas básicas são conhecidas como todo atributo físico que é treinável. Portanto, o desenvolvimento das capacidades físicas é muito importante para evolução das pessoas que praticam atividade física, seja ela informal ou em alto nível, assim como também é fundamental para as diversas ações diárias de todas as pessoas.

Quais são as capacidades físicas?

Vale relembrar que todas as capacidades físicas podem ser desenvolvidas através de treinamento, são elas: Força, resistência, agilidade, velocidade, equilíbrio, flexibilidade e coordenação motora. Elas são elementos essenciais para o rendimento motor e todas são determinadas geneticamente.

A habilidade motora de uma pessoa, está diretamente relacionada com os estímulos que ela recebe ao longo da vida, ou seja, o seu repertório motor é o resultado da automatização resultante das repetições daquelas ações.

Todas as pessoas nascem com uma determinada quantidade de força, flexibilidade e etc., mas nenhuma pessoa nasce sabendo um esporte, ela só vai se tornar eficiente nesta modalidade, se receber os estímulos corretos e desenvolvê-los ao longo do tempo.

Agora que vocês já sabem quais são as capacidades físicas, na sequência deste artigo vamos falar de cada capacidade física detalhadamente, facilitando a compreensão da importância de desenvolvê-las.

Quais são as capacidades físicas?

As capacidades físicas são treináveis?

A capacidade física força

A força é a capacidade física que permite que um grupamento muscular ou um músculo específico produza tensão para vencer ou igualar uma resistência na ação de empurrar, tracionar ou elevar um objeto ou o próprio corpo. A força pode ser classificada em 3 tipos:

  • Força Isotônica ou Dinâmica – Neste tipo de força, os músculos envolvidos produzem tensão gerando movimentos repetitivos.
  • Força Isométrica ou Estática – Neste tipo de força, os músculos envolvidos produzem tensão, mas não geram movimentos.
  • Força Explosiva ou Potência – Neste tipo de força, os músculos envolvidos produzem muita tensão gerando o máximo de energia para um ato explosivo.

A capacidade física velocidade

A velocidade é a capacidade física que permite a execução sucessiva e rápida de gestos que constituem uma mesma ação. Também corresponde à velocidade que uma pessoa responde a um determinado estímulo. A velocidade também pode ser classificada em 3 tipos:

  • Velocidade de Deslocamento – É a capacidade máxima que uma pessoa tem para se deslocar de um determinado ponto a outro.
  • Velocidade de Reação – É o mesmo que tempo de reação, é a rapidez com que a pessoa responde a um estímulo externo, seja ele visual, auditivo ou tátil.
  • Velocidade de Membros – É a capacidade máxima que uma pessoa tem de mover os seus membros superiores e/ou inferiores.

A capacidade física agilidade

A agilidade é a capacidade física que permite que o corpo inteiro, ou um segmento corporal realize movimentos mudando a direção de forma rápida e precisa. Apesar de depender da combinação de várias qualidades físicas, além da hereditariedade, a agilidade pode ser muito melhorada com o treinamento.

A capacidade física equilíbrio

O equilíbrio é obtido através da combinação de ações musculares que tem o objetivo de assumir e sustentar o corpo sobre uma base atuando contra a força da gravidade. O equilíbrio também pode ser classificado em 3 tipos:

  • Equilíbrio Estático – É aquele adquirido e mantido em uma determinada posição
  • Equilíbrio Dinâmico – É aquele adquirido durante as ações de movimento
  • Equilíbrio Recuperado – É aquele responsável pela retomada da sustentação do corpo sobre a base após uma ação de movimento como por exemplo, saltar.

A capacidade física coordenação motora

A capacidade física coordenação motora permite a execução eficiente de movimentos, desde os mais simples até os mais complexos, exigindo o esforço mínimo para realizá-los.

Estas ações são atividades psicomotoras indispensáveis em diversas ações diárias e em todas as modalidades desportivas. Os programas de atividade física principalmente nas aulas de Educação Física devem priorizar o estímulo e desenvolvimento da coordenação motora.

A capacidade física flexibilidade

A capacidade física flexibilidade permite a execução de movimentos com grande amplitude. Ela está totalmente dependente da elasticidade muscular e da mobilidade articular. Sendo assim, a flexibilidade é a capacidade de aumentar a extensão dos movimentos em uma determinada articulação.

A capacidade resistência

A capacidade física resistência é a que permite a realização de um esforço continuo durante um determinado tempo, suportando e recuperando-se da fadiga resultante deste esforço. A resistência pode ser classificada em 2 tipos:

  • Resistência Aeróbica – Neste caso, os esforços tem baixa ou média intensidade. Sendo assim, é possível manter o esforço por um determinado período, uma vez que o consumo de oxigênio está equilibrado com a sua absorção.
  • Resistência Anaeróbica – Neste caso, os esforços são de alta intensidade. É possível manter o esforço por um período mais curto, uma vez que o consumo de oxigênio é superior a sua absorção, ou seja, há um déficit de oxigênio que só será restaurado em estado de repouso.

Considerações finais

Ao longo do artigo falamos sobre as aulas de Educação Física e a importância de trabalhar as capacidades físicas com as crianças e adolescentes, mas não são apenas eles, as pessoas de todas as idades podem e devem ter as suas capacidades físicas estimuladas e trabalhadas.

Quando você trabalha atividades de equilíbrio, a pessoa tem menos chances de sofrer quedas relacionadas a este problema. Quando você trabalha atividades de resistência, as atividades domésticas naturalmente ficam menos cansativas. Estes foram apenas alguns exemplos dentre muitos que podíamos citar, ou seja, é muito importante estar sempre estimulando o desenvolvimento das capacidades físicas.

Para que isso ocorra de maneira eficiente é muito importante contar com a orientação de um profissional capacitado. Um educador físico tem o conhecimento teórico e prático necessário para te indicar os exercícios corretos, visando desenvolver cada capacidade física e te ajudar nesta importante evolução.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

6 comentários para “Capacidades Físicas são treináveis? Quais são elas?”

  1. Rithelly Lana

    Excelente artigo! Muito bem explicado, é muito importante sabermos das nossas capacidades físicas!

    Responder
    • Bruno

      Este assunto é importante pra todas as pessoas e a ideia é mostrar o quanto é importante estimular essas capacidades!

      Responder
      • Natállia Lustosa de Oliveira

        Boa tarde

      • Bruno

        Boa Tarde Natállia!

      • Lucas Ferreira da Silva

        É mesmo

      • Bruno

        Obrigado!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)