O que é atividade física? Quais os benefícios da atividade física? Qual a importância da atividade física regularmente? Apesar de tantas instruções dos especialistas em saúde, muitas pessoas ainda são inativas. Neste artigo vamos falar dos principais benefícios da atividade física e porque vocês devem se exercitar o quanto antes.

Quando falamos em praticar atividade física, a primeira decisão importante é que você escolha alguma atividade que te agrade e que seja condizente com a sua rotina diária. Quando a pessoa inicia em alguma atividade que não gosta e principalmente não é de fácil acesso, as chances de interrupções e/ou abandonos são enormes.

Outra dica importante é focar nos objetivos principais que esta atividade física pode te proporcionar. Apesar da pressão absurda da mídia e da sociedade quanto ao padrão ideal de beleza, o lado estético é apenas um destes benefícios, mas certamente não é o mais importante. Então vamos conhecer os 10 melhores benefícios da atividade física agora!

Atividade física para sair do sedentarismo

Com a evolução da tecnologia, a tendência foi que o ser humano se exercitasse cada vez menos. Apesar do que muitas pessoas imaginam, para deixar o sedentarismo você não precisa virar um super atleta. Se a pessoa mudar pequenos hábitos diários, ela já vai estar mudando totalmente sua rotina e tornando-se mais ativo.

Trocar o elevador pelas escadas, trocar o automóvel pela bicicleta para ir trabalhar ou ir ao supermercado, são apenas algumas destas mudanças que parecem bobas, mas na verdade podem fazer uma diferença enorme para sua vida. Podemos citar outras ações simples como, por exemplo, passear com o cachorro, lavar a louça, varrer a casa, cuidar do jardim e lavar o carro, tudo isso são pequenas mudanças que vão te deixar mais ativo e posteriormente servirá como uma faísca que irá te estimular a iniciar alguma atividade física.

Os especialistas informam que 30 minutos de atividades físicas diárias com a intensidade moderada, já são suficientes para que esta pessoa deixe de ser classificada com sedentária. É importante afirmar que estes 30 minutos não precisam ser contínuos, ou seja, a pessoa pode realizar 3 atividades com tempo de 10 minutos cada.

Viu como não é difícil sair do sedentarismo? Estas mudanças são sim muito importantes, mas você não deve parar por ai. Os principais benefícios, você só terá se praticar alguma atividade física regularmente e são estes benefícios que vamos mostrar na sequência.

Atividade física melhora o humor

Quando a pessoa se exercita, diversas alterações fisiológicas acontecem e vários hormônios são liberadores promovendo diversas alterações positivas no organismo da pessoa. Quem pratica atividade física regularmente libera mais serotonina, que é um hormônio que recebeu o apelido de molécula da felicidade. Ela consegue diminuir os níveis de estresse, ansiedade e melhorar consideravelmente o estado de humor.

Atividade física e os benefícios para o coração

Praticar atividade física promove um melhor funcionamento do coração, ou seja, ele vai precisar fazer um esforço muito menor, para oferecer as condições ideias do funcionamento vital, mas como assim?

Para o bom funcionamento, os músculos precisam de uma excelente irrigação, ou seja, o transporte de oxigênio pelo sangue deve ser muito eficaz. Devemos lembrar que o coração é um órgão muscular e assim como todos os músculos do nosso corpo, podemos treiná-lo para se tornar mais forte e mais eficiente.

Desta forma, quem pratica atividade física regularmente, irá treiná-lo para aumentar a resistência aos esforços físicos e aprimorar o bombeamento de sangue para todo o corpo, lembrando que este aumento da irrigação de sangue é importante para o próprio coração.

Este melhor funcionamento do sistema cardíaco também reduz as chances de problemas arteriais como a pressão alta. Além da redução dos riscos de doenças como, por exemplo, arritmia ou insuficiência cardíaca e enfarto.

Atividade física e os benefícios para as costas

As pessoas inativas tendem a ficar sentadas por muito tempo e nesta posição há um aumento da pressão na coluna. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a sua coluna sofre muito mais pressão quando você está sentado do que na posição de pé.

Além deste aumento da pressão, não podemos deixar de citar a má postura ao sentar. Sendo assim, fatalmente você irá desenvolver muitas dores e até problemas mais graves se permanecer muito tempo nestas condições.

Se a pessoa não quiser gastar muito dinheiro com consultas e medicamentos para a coluna, ela deve evitar ao máximo ficar nestas condições citadas. Para combater estes problemas é que se exercitar surge como uma ótima alternativa.

A atividade física vai fazer com que você fique menos tempo inativo, menos tempo sentado e quando bem orientada, ela irá promover um fortalecimento muscular desta região, resultando em redução dos níveis de estresse e das dores, principalmente na região lombar.

Como sair do sedentarismo?

Quais os melhores benefícios da atividade física?

Atividade física e os benefícios para os pulmões

O sistema respiratório também é fundamental para o bom funcionamento do nosso corpo. Sem oxigênio, os nossos órgãos não funcionariam e consequentemente a gente iria morrer. Portanto, promover o bom funcionamento do sistema respiratório é cuidar da sua vida.

A pessoa que pratica atividade física consegue aumentar a rede de pequenos vasos que são os responsáveis por irrigar os alvéolos pulmonares que tem a função da troca gasosa em nosso organismo. A atividade física também promove o aprimoramento do aproveitamento de oxigênio pelos pulmões. Desta forma, a pessoa fica com uma respiração, mais controlada e eficaz e menos ofegante.

Atividade física melhora a qualidade do sono

As obrigações no trabalho, com a família e os estudos, além de muitos outros fatores causam um estresse danado ao longo do dia e muita das vezes estas preocupações são refletidas nas noites de sonos mal dormidas.

O número de pessoas que sofre com insônia é cada vez maior, isso sem falar daquelas que tem sono fraco e que ao acordar parece que não conseguiram dormir nada de tão cansadas. A atividade física também pode te ajudar a ter uma noite de sono muito melhor.

Quando a pessoa se exercita, existe a redução de ansiedade e estresse como já foi citado, também há redução do peso corporal. As pessoas com alterações do peso, apresentam um mau funcionamento de diversas funções do organismo e o sono ruim é um reflexo destas limitações.

A pratica de atividade física combate estes fatores citados, auxiliando no bom funcionamento dos diversos sistemas de nosso organismo, além de proporcionar aquela gostosa sensação de cansaço que faz com que se esqueçamos dos problemas cotidianos, favorecendo uma noite com sono mais profundo.

É importante alertar para o horário que vai se exercitar, caso contrário, a sua atividade física pode deixar de ser benéfica e se tornar uma das causas que atrapalham o seu sono. Quando a pessoa se exercita ocorre liberação de endorfina, que nos deixa alerta e motivado, justamente o contrário do que estamos buscando quando o assunto é o sono não é mesmo? Sendo assim, deve haver um intervalo de pelo menos 2 horas entre o horário que vai deitar para dormir e o término da sua atividade física.

Atividade física aumenta a nossa imunidade

Diversos estudos comprovam que a atividade física com intensidade moderada é a forma mais adequada para promover adaptações positivas no sistema imunológico. Quem pratica atividade física regularmente promove uma melhoria da defesa corporal, isso acontece graças ao aumento dos linfócitos que são responsáveis por combater e destruir células tumorais ou infectadas por vírus.

Atividade física e os benefícios para os ossos

Talvez você não saiba, mas os nossos ossos são tecidos vivos e as atividades físicas são fundamentais para mantê-los saudáveis. As pessoas que praticam atividade física regularmente e bem orientada, promovem uma formação de novos tecidos ósseos, deixando-os mais fortes.

Se manter ativo é fundamental para combater o enfraquecimento dos ossos e reduzir as chances de desenvolver doenças como, por exemplo, a osteoporose. A atividade física com estes propósito é aconselhada até para quem sofre desta doença, mas ela deve ocorrer com acompanhamento de um profissional de Educação Física que saberá quais exercícios sugerir e quais evitar.

Atividade física e os benefícios estéticos

Claro que vamos citar as melhorias estéticas, afinal este é um dos mais procurados por quem começa a se exercitar. Reduzir o peso corporal provavelmente seja o maior objetivo das pessoas e isso é possível quando se exercita de forma consciente e respeita as condições para que isso aconteça. Melhorar a saúde da pele e deixar os músculos fortes e definidos também são motivos de grande procura de quem inicia a atividade física.

Atividade física combate a depressão

Se você avaliar todos os outros benefícios citados, vai entender como este faz sentido. A pessoa que não tem boa saúde, a pessoa que não gosta do seu corpo, que vive estressada ou desmotivada tem grandes chances de desenvolver depressão.

Quando se pratica atividade física, as chances de se sentir melhor é muito grande! Melhora o humor, melhora sua autoestima, reduz a ansiedade e principalmente, melhora e muito a sua qualidade de vida. Isso sem falar que as chances de interação com outras pessoas que se exercitam é muito grande, geralmente as pessoas com depressão tem dificuldade de comunicar e interagir, mas até nisso a atividade física consegue dar seu jeitinho.

Considerações finais

É importante frisar que quando o assunto é atividade física, o primeiro passo é fazer isso com total segurança. Portanto, você deve ir ao médico e realizar todos os exames necessários e só se exercitar quando obter a liberação médica.

Outro aspecto importante é buscar sempre a orientação de um profissional de Educação Física, ele tem a formação necessária para te ajudar, corrigir e principalmente de proteger de riscos desnecessários. Muito obrigado pela atenção e espero que volte sempre ao Buscar Saúde.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

2 comentários para “Atividade física, os 10 melhores benefícios!”

  1. Gina Baudson

    Adorei seu trabalho com fundamentos essenciais ao ser humano, tanto na parte estética e mental, bem elaborado, fácil para uma melhor compreensão da importância das atividade física, Parabéns, Otimo!

    Responder
    • Bruno

      Muito obrigado por opinar, agradeço por todos os elogios! Essa é sem dúvida a proposta que queremos passar, como buscar uma melhoria do lado estético sem deixar a saúde de lado e utilizando uma leitura de fácil compreensão! Agradeço novamente e convido para voltar sempre!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)