Muito se fala sobre os benefícios da atividade física e que quem pratica regularmente tem um sono melhor, combate a depressão, previne doenças do coração, tudo isso é verdade, mas podemos afirmar que os benefícios da atividade física vão muito além disso e as vezes nem mesmo as próprias pessoas que praticam sabem quais são eles. Se você quer conhecer os principais benefícios do exercício físico para a sua saúde, este artigo é mais que recomendado!

Interação social

Esta interação social acontece naturalmente, principalmente entre as pessoas que praticam esportes coletivos ou atividades em grupo. Além da evolução e troca de experiências, se exercitar em conjunto é muito motivador. Sendo assim, aproveite esta chance e vá se exercitar com a família ou amigos e curtir um ambiente descontraído.

Atividade física combate a depressão

Conheça os principais benefícios da atividade física para a saúde!

Redução do estresse

Este benefício é notado logo nos primeiros dias se exercitando e isso é fácil de explicar, quando nos exercitamos o cérebro libera hormônios que são responsáveis pela sensação de bem-estar, além de combater o estresse e a ansiedade. De acordo com estudos realizados na Penn State University, o resultado mostrou que as pessoas que praticavam exercícios apresentavam sensações mais agradáveis do que os inativos e/ou sedentários.

Combate o envelhecimento precoce

O aumento da longevidade é notável entre as pessoas que se exercitam regularmente. Isso acontece porque além da prevenção das diversas doenças já citadas, o exercício físico ajuda à retardar o processo de envelhecimento biológico. Então, quanto mais saudável for a prática de exercício físico, melhor serão as funções vitais e até mesmo o combate às doenças que a pessoa já tenha.

Controle do peso corporal

É por este benefício que muitas pessoas procuram alguma atividade física e isso faz sentido, visto que o exercício pode sim aumentar o gasto calórico, evitando o excesso de peso. Quando a atividade física é planejada ela passa a ser considerada um exercício físico e assim, a queima calórica é ainda maior, principalmente quando vai aumentando a intensidade.

Aumento da força e flexibilidade

Quando se pratica exercícios físicos, naturalmente conseguimos melhorar a força e a flexibilidade, mas estes benefícios só serão aprimorados, se a pessoa realizar trabalhos específicos de alongamento e exercício com levantamento de peso. Estes benefícios são muito importantes principalmente quando vamos envelhecendo.

Prevenção de doenças do coração

Seja qual for o seu peso, se você se mantiver fisicamente ativo, as chances de desenvolver problemas cardiovasculares serão bem menores do que no caso das pessoas que não se exercitam. É importante frisar que isso tem muita relação com o hábito alimentar, ou seja, se você se alimentar muito mal, os riscos altos permanecem. Portanto, o ideal é aliar a boa alimentação com a prática regular de exercícios e com isso, afastar de vez problemas como:  AVC, síndrome metabólica, diabetes tipo 2, câncer e artrite.

Dormir melhor

A melhoria na qualidade do sono é outro benefício que as pessoas que praticam atividade física regularmente conseguem alcançar com facilidade. Isso acontece porque o exercício físico ajuda a combater a insônia e ajuda no controle do nosso relógio biológico. De acordo com os especialistas, o melhor horário para se exercitar é pela manhã, pois assim o corpo liberará mais endorfina e você se sentirá mais disposto durante todo o dia, mas caso você prefira ou só possa se exercitar a noite, o ideal é realizar atividades leves ou moderadas com intervalo de pelo menos uma hora entre o término do exercício e a hora de dormir.

Combate a depressão

Diversos estudos já comprovaram que a pratica regular de atividade física ajuda no combate e tratamento da depressão, sendo que em muitos casos, existe até mesmo a redução do uso de medicamentos. Então, tanto o seu humor, quanto a sua saúde mental vai melhorar bastante!

Prevenção da degradação cognitiva

Este benefício é pouco divulgado, mas é um dos mais importantes! Quando vamos ficando mais velho, o cérebro sofre um desgaste natural e por isso algumas pessoas desenvolvem doenças degenerativas como o Alzheimer por exemplo. Os exercício físicos não curam estas doenças, mas ele reduz o declínio cognitivo porque quando estamos nos exercitando, há um aumento de compostos químicos no cérebro que atuam na prevenção da degeneração do hipocampo que é uma parte importante para o processo de aprendizagem e da memória.

Com todos estes benefícios não é possível que você ainda não se convenceu de que deve buscar alguma atividade física. Pense naquela que te desperte algum interesse, faça sem pressão e tente se divertir o tempo todo, tudo isso será importante no processo de adaptação e com pouco tempo você nunca mais irá abandoar a vida fisicamente ativa.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)