Com o passar dos anos a temperatura ambiente está cada vez mais alta e com isso, o número de pessoas que buscam atividades físicas na água cresceu muito. É claro que este não é o único motivo desta busca, se exercitar na água pode trazer uma série de benefícios e alguns deles, poucos praticantes imaginam.

Quais os benefícios dos exercícios na água?

Dentre as opções de pratica, podemos citar a principal de todas que é a natação, além da hidroginástica e atualmente até esteira e bicicleta submersa você já encontra no mercado. Na sequência deste artigo, vamos te apresentar as 9 principais vantagens de se exercitar na água.

Exercício na água é uma excelente opção aeróbica

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, as pessoas que praticam de 2 a 3 horas de atividades aeróbicas semanais, conseguem reduzir os riscos de desenvolver diversas doenças crônicas, como a diabetes por exemplo.

Exercício na água e o controle do peso corporal

A maioria das atividades na água promovem um trabalho muscular completo, ou seja, quanto mais músculos estão envolvidos na atividade, maior será o gasto energético. Ainda temos que lembrar do adicional que é a resistência da água, isso faz com que o gasto seja ainda maior.

Alguns estudos apontam que ao se exercitar na água, a pessoa consegue atingir um gasto energético até 3 vezes maior do que num aparelho comum de ginástica. Vale lembrar que isso depende de diversas condições relacionadas à atividade física, mas de uma forma geral, o seu esforço, o condicionamento físico e a intensidade do exercício, praticamente determinam este aumento no gasto metabólico.

Porque exercício na água é tão bom pra saúde?

Melhores benefícios dos exercícios na piscina?

Exercício na água e o fortalecimento muscular

Aquela resistência maior que água que já citamos, oferece também outro importante benefício, estamos falando da tonificação muscular. A resistência sobre todo o seu corpo chega a ser até 14% maior do que quando você se exercita fora da água.

Portanto, é uma excelente forma de treinar e obter fortalecimento muscular, principalmente para tronco, quadril, braços, ombros, pernas e costas. Se você reparar no perfil corporal dos nadadores profissionais, facilmente irá notar que praticamente todo o corpo é definido.

Exercícios na água melhora o seu metabolismo

Os exercícios físicos promovem uma adaptação positiva no metabolismo, fazendo com que o corpo gaste energia de forma mais eficiente! Se exercitar na água é uma ótima opção para melhorar o metabolismo.

Exercício na água tem pouco índice de impacto

As articulações sofrem bastante com os exercícios físicos, principalmente quando a duração e a intensidade é alta. Isso é uma condição natural da tarefa, mas quanto menor for este índice de impacto, melhor será para sua saúde motora.

Sendo assim, realizar as atividades da forma correta é o primeiro passo para reduzir este impacto, assim como buscar alternativas de treinos com características de baixo impacto também é. Uma das melhores vantagens dos exercícios na água é justamente esta redução do índice de impacto.

Esta redução ocorre graças à nossa capacidade de flutuação dentro da água, isso faz com que as pessoas possam se exercitar por um tempo muito maior sem correr o risco de sofrer lesões articulares. Exatamente por isso, as atividades aquáticas são as mais indicadas para idosos e pessoas com condições motoras especiais.

Exercícios na água e suas funções terapêuticas

Como dito anteriormente, por apresentar menor índice de impacto os exercícios físicos na água são recomendados para as pessoas com problemas ósseo, articulares, sobrepeso, limitações físicas e principalmente para aquelas pessoas que estão se recuperando de acidentes ou lesões. Além de facilitar os movimentos, a água ajuda a reduzir as dores.

Os exercícios na água também são recomendados para as pessoas que tem problemas respiratórios, ou seja, se você sofre com asma ou bronquite, por exemplo, a natação e hidroginástica pode ser uma ótima forma de se manter ativo e ajudar no combate ao seu problema respiratório.

Exercício na água é pra qualquer idade

Todas as características apresentadas, fazem com que estes exercícios possam ser praticados em qualquer fase da vida, mas nunca deixando de respeitar o seu ritmo, condicionamento físico e estado de saúde.

Com apenas alguns meses, já é possível notar os benefícios de se exercitar. Uma pesquisa da American College of Sports Medicine mostrou que a natação promove melhorias na saúde do seu sistema nervoso central e funcionamento cognitivo.

Exercício na água e interação social

Uma excelente forma de conhecer novas pessoas e aumentar o seu ciclo de interação. Se alguns bons amigos fizerem as mesmas atividades, a tendência é fortalecer ainda mais este elo. Quando os amigos estão juntos, a motivação é maior, o incentivo é maior para buscarem os seus objetivos.

Exercício na água faz bem pro psicológico

Além de todos os benefícios para a saúde e estética corporal, realizar exercícios físicos na água ajuda a combater a ansiedade, reduzir o estresse, melhorar o bem estar e o estado de humor, aumentando a motivação e a disposição. Tudo isso faz com as chances desta pessoa entrar em depressão seja muito menor.

Considerações finais

É muito importante ter uma boa orientação para buscar estes benefícios citados, ou seja, se a pessoa realiza os exercícios de forma incorreta, as chances de frustração, lesões ou problemas ainda mais sérios são muito grandes. Sendo assim, busque sempre uma orientação de um profissional de Educação Física.

Jamais inicie qualquer tipo de atividade física sem obter a liberação médica para se exercitar. Busque um médico e realize toda as avaliações necessárias! É muito importante se prevenir de riscos desnecessários e começar da maneira correta é o melhor caminho.

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