A constituição do nosso corpo tem aproximadamente 60% de água, componente essencial para a nossa vida. Se hidratar corretamente é fundamental para o funcionamento eficaz de todo o seu organismo. Mas qual a importância da hidratação correta?

São vários os benefícios, dentre eles podemos citar o bombeamento mais eficiente de sangue pelo coração, a melhor regulação da temperatura corporal e o melhor fornecimento de nutrientes para o corpo. Agora que você conhece alguns fatores importantes de se hidratar, vamos entrar de vez no assunto foco deste artigo.

Água ou isotônico: Qual é melhor?

Vários estudos mostram que há perdas significativas de líquidos e minerais durante o exercício físico, sendo que a maior parte ocorre pelo suor. Sendo assim, é importante aumentar a ingestão hídrica para que a desidratação não interfira no funcionamento ideal do organismo e no desempenho da atividade física.

A hidratação deve acontecer desde antes de iniciar a atividade, porque o importante não é apenas a quantidade ingerida, mas também a frequência. Estudos comprovam que para os exercícios com duração inferior a 1 hora, não há a necessidade de hidratação com isotônicos.

A hidratação com água é suficiente na primeira hora de exercício, porque neste período as reservas glicêmicas do nosso organismo são capazes de manter o nível estável de glicemia. Mas é importante lembrar que para os praticantes de exercícios com duração superior a uma hora, faz-se necessário a ingestão dos isotônicos.

Água ou isotônico, qual é melhor? Qual a quantidade ideal?

Como se hidratar corretamente? Ingerir água ou isotônico?

Hidratação: Quantidade antes da corrida

De acordo com a American College of Sports Medicine, o indicado é ingerir pelo menos dois copos de 230 ml de água no período de duas horas antes de exercitar. Já na visão da National Athletic Trainers’ Association, o indicado é ingerir 500 ml de água duas horas antes da corrida.

Hidratação: Durante a corrida

Esta é outra dúvida frequente entre os praticantes de atividade física, principalmente entre os corredores. Devemos beber água durante a atividade? Se sim, qual é a quantidade ideal? A resposta é bem simples, os especialistas indicam que a pessoa deve ingerir de 150 ml a 350 ml de água para cada 30 minutos de exercício.

Hidratação com isotônico: Quando usar?

É importante conhecer o termo isotônico! As bebidas com esta nomenclatura contam com uma concentração de eletrólitos que são semelhantes aos fluidos do nosso organismo. Nelas também são encontrados carboidratos que diminuem o esvaziamento gástrico e permitem a manutenção do desempenho.

Para facilitar o seu entendimento, os isotônicos servem para repor nutrientes importantes que foram eliminados pelo suor. Quando esta reposição acontece, há uma perda menor de sódio que é fundamental para retenção de água no organismo. Os carboidratos melhoram o sabor da bebida e estimulam a absorção de líquido e dos eletrólitos. A sua ingestão deve ocorrer em atividades de duração superior à 1 hora. Os especialistas indicam que a quantidade seja de 500 ml para cada hora de exercício.

Como saber se estou hidratado?

A maneira mais eficiente é através da quantidade de vezes que urina diariamente e qual é o aspecto desta urina. Se a urina apresentar uma coloração clara, é um sinal de bom nível de hidratação.

Sede, fadiga, urina escura e dor de cabeça são alguns dos sintomas de início de desidratação. Quando a pessoa está num quadro de desidratação forte, os sintomas são mais graves: náusea, calafrios, batimento cardíaco acelerado e vermelhidão na testa.

Alguns fatores podem influenciar positivamente ou negativamente na desidratação. Os especialistas citam por exemplo, a temperatura ambiente e o tipo de tecido das roupas utilizadas durante as atividades físicas.

Hidratação: Cuidados importantes!

  • Jamais espere a sensação de sede forte chegar, porque esta sensação significa que você já está desidratado.
  • Escolha os melhores horários para se exercitar, sempre que possível, opte pelos momentos de clima mais amenos ou lugares climatizadas.
  • Sempre utilize as roupas ideias para se exercitar, o tecido deve permitir a evaporação do suor.

Para finalizar este artigo, devemos reafirmar a importância de manter o nível ideal de hidratação, indiferente de optar entre água ou isotônicos, nos dias quentes ou frios, com ou sem exercícios, lembre-se que a água é um componente vital para nosso organismo.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)