A buscar por boa saúde é um dos assuntos mais discutidos da atualidade! Aqui no Buscar Saúde já fizemos artigos falando da importância da hidratação para a manutenção do bom funcionamento de todos os sistemas do nosso organismo, vale a pena conferir. Neste artigo o foco é mostrar quais são as consequências de ficar sem tomar água por muito tempo.

Beber água: Qual a importância?

Talvez você não saiba, mas o ser humano pode sobreviver vários dias sem se alimentar, mas se não beber água, a pessoa pode morrer entre 3 e 5 dias. Quase ninguém acredita que podemos morrer se não beber água, e talvez por isso não dão à devida atenção para estes riscos.

É importante compreender que antes de morrer, a pessoa vai sofrer várias complicações de saúde gravíssimas, e nós trouxemos uma lista com as consequências de ficar sem beber água.

Beber água na hora certa

Veja como são graves as consequências de não beber água!

Ficar sem beber água: Temperatura corporal

Quando a pessoa está desidratada um dos primeiros sinais que podemos notar é a alteração da temperatura corporal. Estas alterações podem ser notadas em várias partes do corpo, ficando ainda mais desregulada e evidente durante a prática de exercícios.

Ficar sem beber água: Problemas renais

Quando a pessoa fica sem beber água, os rins são afetados e diversos problemas renais surgem. Caso você não saiba, a água é um importante componente do processo de filtragem que os rins são encarregados de fazer. Quando o funcionamento do sistema renal é afetado, a eliminação de toxinas é prejudicada podendo causar infecções urinárias ou cálculos renais, que também é chamado de pedras nos rins.

Ficar sem beber água: Problemas intestinais

Os problemas do intestino também são percebidos quando a pessoa está sem beber água. Isso acontece porque a desidratação afeta a produção das enzimas digestivas, além do suco gástrico que são fundamentais para uma boa digestão e absorção de nutrientes.

Ficar sem beber água: Cansaço

Um dos primeiros sinais de desidratação é o cansaço! Isso acontece porque a falta de água no organismo prejudica as ações enzimáticas, causando a fadiga.

Ficar sem beber água: Problemas nos olhos

Uma das piores consequências de ficar sem beber água é a cegueira. Sim, você pode ter vários problemas nos olhos, inclusive ficar sem enxergar se faltar água no organismo por muito tempo! Quando o corpo fica desidratado, a lubrificação dos olhos e a produção de lágrimas fica extremamente comprometida e com isso, aumentam os riscos de ter infecções causadas por bactérias e vírus.

Ficar sem beber água: Pressão baixa

Quando o corpo está desidratado, um sinal bem claro é a queda de pressão, porque quando existe falta de água no organismo, naturalmente também há uma redução do volume sanguíneo.

Ficar sem beber água: Mau hálito

Quando uma pessoa está com mau hálito, uma das causas pode ser uma forte desidratação corporal, ou seja, se alguém fica muito tempo sem tomar água, a produção de saliva fica bastante prejudicada e caso você não saiba, quando não temos saliva, a boca se torna uma região perfeita para o crescimento de bactérias. Nessas condições o mau cheiro fica tão intenso na boca que nem mesmo as balas e chicletes conseguem disfarçar.

Ficar sem beber água: Pele ressecada

A desidratação afeta diretamente a saúde da nossa pele! Então, quando uma pessoa fica muito tempo sem beber água, a pele fica com uma aparência extremamente feia, envelhecida e frágil. A pessoa fica bastante vulnerável e é muito comum ficar com os pés descasando ou com feridas nos lábios.

Ficar sem beber água: Dor de cabeça

Sentir dor de cabeça pode ser um sinal claro de desidratação, principalmente quando o problema não melhora mesmo após tomar remédios. Caso você não saiba, o cérebro está envolto por um líquido protetor que vai diminuindo consideravelmente de acordo com a falta de água.

Trouxemos um vídeo sensacional que ilustra muito bem as consequências que podemos sofrer se ficarmos muito tempo sem beber água. Ative as legendas, porque vale muito a pena assistir!

E assim encerramos mais um artigo aqui do Buscar Saúde. Convidamos para continuar no site, porque temos várias dicas de alimentação, hidratação e hábitos de vida mais saudáveis. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários que iremos responder com o maior prazer!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)