Você usa sempre a mesma garrafinha de água em todos os lugares que vai? Você faz a higienização regular da sua squeeze? Estudos mostraram que a maioria das pessoas não faz a limpeza correta da garrafinha e com isso, ela fica cheia de bactérias e micróbios. Neste artigo vamos mostrar como limpar corretamente a garrafinha de água e o que jamais deve fazer.

Higienização: Alerta importante

Este alerta veio de um instituto americano especializado em esteiras ergométricas. Eles analisaram a presença de bactérias em garrafas usadas por 12 praticantes de atividade física. Para isso, eles ficaram uma semana sem lavar a garrafinha.

Podemos dizer que o resultado foi incrivelmente assustador, porque em alguns casos, foram encontrados mais germes nas garrafinhas do que em vasilhas para alimentar cachorros!

O estudo foi tão bem realizado, que eles avaliaram inclusive se havia diferença de contaminação de acordo com os tipos de garrafinha. A resposta mostrou que existe sim muita diferença de uma garrafa para a outra.

A garrafinha que teve o pior resultado é a do tipo slide top, que é aquela que a tampa precisa ser deslizada como essa da imagem abaixo. A próxima na lista é a garrafinha do tipo squeeze, que é aquela que esguicha a água. Depois vieram os modelos com tampa de atarraxar. Apesar de poucas pessoas usarem, também tem as garrafinhas com canudo interno embutido e acredite, elas foram as apresentaram o menor número de bactérias.

Squeeze, como limpar?

Dicas para limpar a sua garrafinha de água!

Garrafinha de água contaminada: O que fazer?

Como você pode notar, se você não fizer a higienização adequada e regular, certamente estará bebendo água em uma garrafinha cheia de micróbios. Mas calma, isso não é motivo para você jogar a garrafinha fora. Saiba que quase todos estes microrganismos não provocam doenças graves.

Apesar da maioria dos microrganismos não causarem riscos graves, a pessoa precisa fazer a higienização de forma correta, porque se ela tiver com alguma ferida na boca ou com a imunidade debilitada, vários problemas de saúde podem aparecer como por exemplo mal-estar e diarreia.

Garrafinha de água: Qual escolher?

Se você já sabe que alguns tipos oferecem mais riscos que outros. Assim fica bem claro que é melhor optar pela garrafinha que oferece menos riscos de contaminação. Portanto, é melhor comprar as garrafinhas que têm canudo interno, principalmente se for de inox porque é um material que dificulta a instalação das bactérias.

Garrafinha de água: Quando trocar?

Não existe prazo de validade para as garrafinhas de água, então trata-se de uma questão de bom senso.

Garrafinha de água: Como transportar?

Durante o transporte é importante evitar que a parte que colocamos a boca entre em contato com outras superfícies quaisquer. Então, você deve proteger a garrafinha, principalmente de quedas. Outra dica importante é que você jamais deve deixar a garrafinha por muito tempo em locais abafados, porque isso favorece a proliferação dos micróbios.

Garrafinha de água: Como limpar?

Para limpar a garrafinha você deve colocá-la de molho por 20 minutos em um recipiente com água e hipoclorito. Adicione uma colher desta solução para cada litro de água. Depois deste período você deve retirá-la do molho e enxaguar bem. Use uma escovinha para esfregar bem todas as partes da garrafa.

Outra maneira de lavar as garrafinhas é através do método mais convencional, usando esponja, água e detergente. Esfregue cuidadosamente todas as partes e enxágue bem antes de usar novamente.

Garrafinha de água: O que não fazer?

Existem vários cuidados para evitar os riscos relacionados ao uso e higienização da garrafinha de água. A primeira dica é não compartilhar a garrafinha. A segunda dica é que você deve lavá-la todos os dias. A terceira dica é quanto à limpeza da garrafinha, você jamais deve fervê-las porque dependo do material, ela pode soltar várias substâncias tóxicas!

Talvez você não saiba, mas vários problemas de saúde são transmitidos pela água contaminada, como por exemplo a amigdalite, faringite e a gripe. Toda prevenção é bem-vinda, principalmente quando queremos evitar riscos para a nossa saúde!

Você costuma limpar a sua garrafinha? Se não, chegou a hora de adotar este hábito. Cuide bem da sua saúde e evite todos os riscos possíveis. Se tiver ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos responder com maior prazer.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)