O tema de hoje é hidratação corporal e este assunto é muito importante para todas as pessoas, principalmente para as que praticam atividade física ou que trabalham expostas ao sol.

Corpo hidratado é sinal de saúde!

Se você não sabe muito sobre o corpo humano, aproximadamente 60% da composição corporal é feita de água e se analisar separadamente os nossos músculos, este valor sobre para aproximadamente 75%.

A água está presente em todas as reações químicas que acontecem em nosso organismo, e ela é responsável por dar forma e compor a estrutura celular, além de ter papel fundamental na regulação da temperatura corporal e auxílio no transporte de oxigênio e nutrientes. Portanto, ficou bem claro como a hidratação correta é de muito importante para todos os seres humanos, independente de qual seja o sexo ou a idade.

Como manter o corpo hidratado?

Manter o corpo hidratado pode prevenir diversas doenças!

Hidratação e atividade física

A importância da hidratação no nosso organismo é ainda mais evidente quando estamos praticando atividades físicas, porque neste período o nosso corpo elimina uma enorme quantidade de água por meio do suor, principalmente para regular a temperatura corporal.

De acordo com vários estudos, ao longo de um dia normal a pessoa pode perder aproximadamente 2.300 ml de água. Este valor pode subir bastante chegando a aproximadamente 3.300 ml em dias e locais com temperatura elevada. Portanto, a hidratação é indispensável durante o exercício físico tanto para conseguir um bom desempenho, quanto para manter o corpo saudável.

Desidratação, quais os riscos?

A desidratação é caracterizada pela perda dinâmica de água pelo corpo e vários fatores podem contribuir para que isso aconteça, como por exemplo a intensidade e duração dos exercícios físicos, além do clima e até mesmo o tipo de roupa.

A desidratação excessiva provoca um aumento dos batimentos cardíacos por causa da redução do volume sanguíneo e de acordo com os especialistas, a perda de 10% da água corporal já é suficiente para causar tonturas, confusão, espasmos musculares e vários problemas renais. Os estudos mostram que a perda de 20% da água corporal ou superior, já é suficiente para colocar a vida da pessoa em risco.

Hidratação corporal, como fazer corretamente?

Como foi dito, estamos sempre eliminando água em diversos processos naturais do organismo, mas ela precisa ser reposta adequadamente para manter o bom funcionamento do nosso corpo. É importante entender que quando suamos, também estamos eliminando eletrólitos essenciais para o organismo como por exemplo, sódio, potássio e outros nutrientes.

Por isso podemos afirmar que em algumas situações a água pura apenas não é a forma ideal para repor as perdas ocorridas, e neste caso os isotônicos são os mais recomendados. Aqui no Buscar Saúde já fizemos um artigo falando quando devemos tomar água ou tomar isotônico, vale a pena conferir!

A hidratação para as pessoas que praticam atividades com duração superior a uma hora deve ser preferencialmente com isotônicos porque estas bebidas são ricas em calorias, vitaminas e sais minerais que precisam ser repostos pelo organismo. Uma alternativa bastante natural e saborosa é a água de coco que também é bastante recomendada nestes casos. Para os demais casos, a forma mais indicada de manter a boa hidratação é tomar aproximadamente 500ml de água sempre que sentir a menor sensação de sede.

Beber muita água faz mal?

Tudo em excesso faz mal e no caso da hidratação não é diferente. O excesso de água no organismo é prejudicial e certamente irá comprometer o seu desempenho e possivelmente causará mal-estar. Aqui no Buscar Saúde também já falamos sobre a quantidade de água que deve beber por dia, é muito importante saber disso para evitar a intoxicação por água que pode causar fortes dores de cabeça, náuseas, vômitos e até problemas mais graves.

Quando o assunto é hidratação, estamos falando de líquidos saudáveis, então é importante evitar refrigerantes, energéticos e bebidas alcoólicas que tem uma ação diurética aumentando a eliminação de líquidos pela urina.

Todas estas dicas podem prevenir problemas graves e ajudam a manter o seu organismo saudável durante todo o dia. Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que teremos o maior prazer em responder, as críticas e sugestões também serão bem recebidas!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)