Em qual parte do corpo tem músculo liso, estriado ou cardíaco? Você conhece todos os tipos de músculos? Vamos responder estas perguntas e mostrar todas as funções dos músculos em nosso organismo. Se você curte conhecer cada parte do nosso corpo, este artigo está bem interessante e certamente você vai adquirir muitos conhecimentos.

Músculos do corpo humano

Caso você não saiba, o nosso sistema muscular é composto por um enorme conjunto de músculos, sendo aproximadamente 600 músculos no corpo humano. Se você pudesse separar os músculos e colocar em uma balança, ia ver que eles representam 40 a 50% do peso total de um indivíduo.

Através das contrações e relaxamentos, os músculos conseguem gerar os movimentos que nos permitem nadar, andar, correr, saltar, escrever, digitar e muitas outras funções. Muita gente nem imagina, mas os músculos são sã importantes até mesmo para a nossa digestão e circulação sanguínea.

Tipos de músculos do corpo humano?

Quais são os tipos de músculos e quais as suas funções?

Funções dos Músculos

Na sequência do artigo vamos falar detalhadamente das funções dos músculos, que como dizemos anteriormente são muitas e fundamentais para nossa vida!

  • Produção dos movimentos – A produção de movimentos corporais é a função principal dos músculos!
  • Estabilização corporal – Para manter uma determinada postura, os músculos estão atuando constantemente. Portanto, é graças à contração dos músculos que a estabilização do corpo acontece e com isso, podemos permanecer em pé, sentado ou variar as posições!
  • Movimento das substâncias no corpo – Durante as contrações musculares, a circulação sanguínea acontece mais adequadamente. Sem uma boa contração muscular, o retorno sanguíneo para o coração fica muito prejudicado. Os músculos lisos das paredes dos vasos sanguíneos são responsáveis por regular a intensidade do fluxo. Além disso, os músculos lisos também atuam movimentando os alimentos, urina e gametas do sistema reprodutivo.
  • Produção de Calor – Quando ocorre a contração muscular, existe uma produção de calor que é muito importante para a manutenção da temperatura corporal.

Tipos de músculos

No sistema muscular existem músculos grandes, músculos pequenos, músculos da face, músculos planos, músculos fusiformes e outros. Até aqui falamos da forma e tamanho dos músculos, mas basicamente podemos dividir em 3 tipos de músculos no corpo humano, são eles:

  • Músculo liso
  • Músculo estriado esquelético
  • Músculo estriado cardíaco

O primeiro da lista é o músculo liso que como foi dito está localizado nos vasos sanguíneos, nas vias aéreas e também na maioria dos órgãos da cavidade abdominal e pélvica. Os músculos lisos têm contração involuntária controlada e coordenada pelo nosso sistema nervoso autônomo.

O segundo tipo é o músculo estriado esquelético que são os músculos de contração voluntária. Este músculo recebe este nome por ter várias faixas alternadas claras e escuras, sendo chamadas de estriações que só podem ser vistas através do microscópio! Os músculos do tipo estriado esquelético são aqueles que participam da movimentação corporal, ou seja, eles estão fixados nos ossos quase sempre através dos tendões.

O terceiro tipo é o músculo cardíaco que como seu nome já diz, está localizado no coração. O miocárdio que é este músculo do coração, é o responsável pelos batimentos cardíacos. Este músculo também tem contração involuntária, porém ela é bem vigorosa! O mais fascinante dos 3 tipos musculares sem dúvidas é o cardíaco, justamente porque ele possui uma contração perfeitamente ritmada.

Neste vídeo abaixo tem uma explicação bem ilustrada e bem interessante dos tipos de músculos. E também é possível conhecer um pouco mais dos tipos de fibras musculares que é algo que também já falamos aqui no Buscar Saúde, vale a pena conferir!

Se você quer saber um pouco mais sobre os músculos do nosso corpo, continue no site porque aqui no Buscar Saúde tem vários artigos falando dos músculos, inclusive sobre a importância da recuperação muscular e quanto tempo ela demora.

Se tiver ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos responder. Caso tenha alguma sugestão de tema, envie pra gente nos comentários porque ela pode virar tema de um artigo aqui no site.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)