Contração muscular! O que é fase excêntrica e fase concêntrica?

Escrito na categoria "Atividades físicas e lesões" por Bruno Almeida.

Você faz musculação para alcançar a sonhada hipertrofia muscular, ou então, você frequenta academia apenas para fazer o devido fortalecimento muscular. Indiferente do objetivo, a contração muscular correta vai te fazer chegar ou não ao objetivo preterido.

Por isso, o Buscar Saúde vai responder uma dúvida crucial sobre este assunto, o que é fase excêntrica e fase concêntrica? Entender o que é exercício excêntrico e exercício concêntrico, é fundamental para melhorar o seu desempenho no treino.

Contração muscular

Acredito que todo mundo saiba que para realizar um movimento, o músculo precisa se esticar e contrair, e é aqui que entram os movimentos excêntricos e concêntricos. Você não tem noção da infinidade de vezes que isso acontece por dia, é um número absurdo de imaginar, pois a contração muscular acontece o tempo todo!

Atividade excêntrica e concêntrica

Fases da contração muscular, excêntrica e concêntrica!

Fase excêntrica

Quando falamos de exercícios excêntricos, estamos nos referindo aos que trabalham o músculo fazendo com que ele se alongue durante a atividade. Portanto, são treinos voltados para a melhoria do desempenho funcional, além é claro de estimular o ganho de força! São vários os benefícios do treinamento valorizando a fase excêntrica, por exemplo:

Cuidados importantes

É fundamental saber que o treino excêntrico é muito usado para a prevenção e recuperação das lesões. Porém, assim como em todo exercício físico, devemos tomar bastante cuidado com os riscos!

Durante a realização dos movimentos excêntricos, a força exercida no músculo é bem maior, ou seja, é indispensável respeitar o tempo de descanso adequado, para que haja a recuperação muscular correta.

Fase concêntrica

Quando falamos de exercícios concêntricos, estamos nos referindo aos que trabalham o músculo fazendo com que ele se encurte durante a atividade. Podemos dizer que a maior parte dos exercícios já trabalha essa fase concêntrica.

A contração concêntrica é muito importante para o crescimento e desenvolvimento dos grupos musculares. Talvez você não saiba, mas são nestes exercícios trabalhando o encurtamento do músculo é que se inicia o processo de hipertrofia.

Entenda que ao falar se inicia, é porque a hipertrofia muscular depende de um processo contínuo e eficiente! Como as fibras musculares se desgastam durante o exercício físico, isso é muito importante para estimular o aumento da massa muscular.

Também existem vários benefícios do treinamento valorizando a fase concêntrica, por exemplo:

Microlesões

Você sabe aquela dor muscular tardia, que surge um ou dois dias depois do treino? Ela é fundamental para a sua evolução muscular. Para que o músculo fique mais forte e mais eficiente, é preciso provocar microlesões neste músculo.

Durante o processo inflamatório que regenera este músculo, acontece o aumento da massa muscular. Portanto, quando o exercício físico é bem planejado e realizado, ele provoca mais microlesões, o que gera mais hipertrofia.

Observe nessa imagem abaixo a diferença do músculo antes e depois do treino. É realmente incrível imaginar que tudo isso se regenera, e logo estaremos prontos para uma nova carga de estresse muscular.

O que é microlesão múscular?

Músculo antes e depois do treino, destacando as microlesões nos sarcômeros!

É muito importante compreender que o movimento excêntrico não é melhor ou pior que o concêntrico! Na verdade, os dois devem ser trabalhados em conjunto, visando oferecer o melhor equilíbrio muscular possível.

Lembre-se de conversar com o seu orientador físico e perguntar se tem atividade excêntrica e concêntrica. Se quiser continuar aprendendo sobre a diferença entre excêntrico e concêntrico, vamos deixar abaixo um vídeo com ótimas informações!

Quer melhorar os cuidados com o seu corpo e aprender mais sobre a sua saúde? Aqui no site tem centenas de artigos completos com informações sobre emagrecimento, alimentação saudável, prevenção de doenças e prática de atividades físicas regulares. Então, basta continuar acessando e se informando.

Sobre o autor

Autor Bruno Almeida

Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.

Deixe um comentário