O tema de hoje é resistência física e sabemos que muita gente se interessa sobre isso, então pesquisamos quais são as principais dúvidas sobre este tema, e as perguntas mais encontradas foram: O que é resistência física? Qual o melhor treino de resistência física? Como ganhar resistência física? Como aumentar a resistência física? Neste artigo vamos respondê-las e dar várias dicas para melhorar a resistência física.

Resistência física: O que é?

A resistência é uma das capacidades físicas treináveis e está diretamente relacionada com o hábito de vida saudável, nível de treinamento físico e também com a idade do indivíduo. A resistência física basicamente é a capacidade de tolerarmos esforços físicos durante um determinado intervalo de tempo. Ela pode ser dividida em resistência muscular e resistência cardiovascular.

  • Resistência muscular – É a capacidade que o músculo tem de suportar um determinado estímulo ou carga durante um período prolongado de tempo.
  • Resistência cardiovascular – É a capacidade de manter a oxigenação muscular durante longos períodos. Ela pode ter ligação com a motivação e a preparação física da pessoa.
O que é resistência física?

Como trabalhar e melhorar a resistência física?

O objetivo de várias pessoas que praticam atividade física é conseguir correr cada vez mais. No primeiro momento, pode parecer uma tarefa árdua demais, mas com paciência, esforço e dedicação, a evolução acontece! Para te ajudar nesta batalha, separamos os pontos fundamentais que você deve trabalhar para melhorar a resistência física, veja quais são as recomendações a seguir.

Resistência física: Respiração

Vamos começar falando da respiração que quando é feita da forma correta, consegue transportar mais oxigênio para os músculos e consequentemente, a resistência física e a disposição para correr também evolui. Por mais absurdo que pareça, muitas pessoas não sabem respirar corretamente, principalmente durante uma atividade física. Então o primeiro passo é trabalhar a sua respiração abdominal, isso mesmo, a respiração correta é feita pelo abdômen e não pelo tórax. Este hábito da respiração torácica pode ser bem complicado de modificar, mas o ideal é trabalhar isso para que a respiração seja feita pelo abdômen.

Existem fatores que podem ajudar e prejudicar a respiração e também devem ser observados. Quando a pessoa corre regularmente, ela promove melhorias no sistema cardiorrespiratório e com isso, a tendência é que ela tenha cada vez mais fôlego se continuar praticando exercícios físicos. Isso acontece porque o a circulação sanguínea ocorrerá de forma mais eficiente sem causar sobrecarga ao organismo.

Os fumantes têm extrema dificuldade em melhorar o condicionamento físico, justamente pelos efeitos negativos causados pelo cigarro. Você jamais deve fumar, mas caso não consiga largar o vício, o indicado é que pare de fumar uma hora antes do exercício físico porque durante o treino e um bom período pós exercício, os alvéolos pulmonares estão abertos e absorvem muito mais nicotina, algo que é muito prejudicial para a sua saúde.

Resistência física: Alimentação

Sem uma alimentação balanceada nenhuma pessoa conseguirá melhorar a resistência física. O segredo é uma nutrição leve duas horas antes do exercício, ela deve ser rica em carboidratos, mas se a alimentação for próxima do horário do treino, o ideal é ingerir alimentos de fácil digestão. Além de observar o que está comendo, a pessoa precisa controlar o que bebe e é disso que vamos falar agora!

Beber água antes, durante e depois do treino é fundamental para manter o funcionamento ideal do organismo e com isso favorecer as adaptações fisiológicas tão desejadas. Em contrapartida, a pessoa deve evitar bebidas alcoólicas antes do treino porque o álcool no organismo atrapalha as funções metabólicas e fisiológicas, que são tão importantes para o desempenho físico.

Resistência física: Aquecimento

Preparar o corpo para receber o estimulo do exercício que será realizado é fundamental para manter o seu bom funcionamento. Sendo assim, é muito importante fazer um aquecimento moderado antes dos treinos e um alongamento leve após o exercício realizado. Jamais force demais o corpo no aquecimento e alongamento porque isso pode causar uma lesão. Leve em consideração toda a fadiga em que o músculo se encontra. O objetivo é justamente promover um relaxamento que favoreça a recuperação muscular.

Sempre que falamos de atividade física alertamos sobre os riscos de se exercitar sem a orientação de um profissional capacitado, e iniciar qualquer modalidade a liberação médica para praticar atividade física. Evite todos os riscos desnecessários e desfrute apenas dos benefícios que a vida fisicamente ativa tem para oferecer, pense nisso!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)