Natação emagrece? Quais são os benefícios?
A natação é um dos exercícios mais completos que existe. A possibilidade de se exercitar de uma forma divertida, saudável e ao mesmo tempo desafiadora é um dos maiores atrativos desta modalidade. Os esportes aquáticos despertam uma sensação de prazer e bem-estar.
Você sabe quais são os benefícios da natação para seu corpo e sua saúde? A pessoa que pratica natação consegue emagrecer? Quais as vantagens de praticar natação? Estas ótimas perguntas que serão respondidas agora!
Leia também
- Atividades físicas sem orientação, quais os riscos?
- Saúde melhor! Dicas infalíveis para cuidar do corpo
Natação promove uma respiração melhor
Vamos começar falando da respiração que é um ponto importante para qualquer pessoa que pratica atividade ou exercício físico. Em outras modalidades, se você tiver uma respiração incorreta, mesmo assim você conseguirá realizá-la, mas com mais dificuldade e menor eficiência.
Já na natação isso é praticamente impossível, se a pessoa não tiver uma respiração correta, ela não conseguirá realizar a atividade, ou seja, esta modalidade ajuda na evolução das capacidades respiratórias, que é uma importante função de nosso organismo.
A natação também vai te ajudar no fortalecimento dos músculos do tórax e aumentar a elasticidade e o volume dos pulmões, além de reduzir e prevenir os sintomas de diversas doenças respiratórias como, por exemplo, a bronquite e a asma.
Menos impacto com a natação
Muitas pessoas não gostam de atividade física devido às dores que sentem nas articulações antes, durante e depois da pratica. Neste caso, a natação surge com uma excelente opção, justamente pela capacidade de trabalhar todo o seu corpo praticamente sem nenhum impacto severo.
Para facilitar este entendimento, quando há um aumento da velocidade, existe a sensação de que seu corpo pese mais e com isso as articulações precisam trabalhar de forma mais intensa. Já com natação isso é bem diferente, quando você está sob a água, seu corpo parece ficar mais leve.
Quando você está submerso até a cintura, seu corpo vai parecer ter aproximadamente 50% de seu peso, se estiver submerso até o peito, este valor pode reduzir para aproximadamente 30% do seu peso total, e quando você está submerso até o pescoço, o peso é de aproximadamente 10%.
A redução do índice de impacto quando se pratica natação, faz com que a piscina seja o local ideal para as pessoas que querem trabalhar os músculos rígidos e articulações doloridas, além de ser a modalidade mais indicada para pessoas com sobrepeso e problemas articulares.
Natação melhora a saúde do coração
Quem nada está trabalhando diversos músculos e promovendo adaptações fisiológicas importantes nestes músculos, neste ponto não podemos deixar de falar do coração. Como a natação é uma excelente opção de exercício aeróbico, ela promove o fortalecimento do coração, desta forma ele conseguirá bombear melhor o fluxo de sangue para todo o corpo e por ter esta função melhorada, também existe a prevenção de diversas doenças cardíacas e controle da pressão arterial.
Natação para tonificar os músculos
Quando a pessoa está nadando, ela precisa enfrentar e vencer a resistência oferecida pela água para se deslocar, ou seja, esta modalidade é uma ótima opção para quem busca aumentar a força e o tônus muscular, principalmente para as pessoas que buscam isso através de exercícios aeróbicos.
Natação para controlar o colesterol
A característica aeróbica da natação também auxilia no equilíbrio e controle dos níveis de colesterol HDL e LDL. Lembrando que o HDL é colesterol bom em nosso organismo. Estudos mostram que 1% de aumento do nível do HDL, é capaz de reduzir os riscos de morte por doenças cardíacas em até 3,5%.
Natação para aumentar a flexibilidade
Partindo para o sentido contrário dos aparelhos das academias, onde o objetivo é isolar e trabalhar uma parte específica do corpo, a natação estimula e exercita todo o corpo simultaneamente.
Ao nadar você precisa realizar uma ampla quantidade de movimentos que vão promover adaptações e melhorias nas articulações e ligamentos. Para aumentar ainda mais este benefício, é indicado que a pessoa realize um ciclo de alongamentos leves, antes e após o exercício.
Nadar para queimar calorias
Lembra do esforço maior para vencer a resistência da água? Pois então, isso novamente surge como benefício, neste caso para aumentar o gasto calórico. Devemos deixar bem claro que a quantidade de calorias queimadas não depende apenas da intensidade, mas também da fisiologia e antropometria do seu corpo.
O certo é que quanto maior for o tempo de pratica, mais calorias serão gastas, mas você deve tomar bastante cuidado com os excessos, caso isso aconteça, os benefícios começaram a se tornar malefícios. Sendo assim, conte sempre com uma orientação de um profissional capacitado, principalmente para definir cargas de treino visando perder peso.
Nadar para combater o estresse
Quando se exercita, diversas alterações fisiológicas acontecem e vários hormônios relacionados ao bom humor e motivação são liberados, a endorfina que é chamada de hormônio da felicidade é um deles.
Praticar atividade física faz bem para corpo e para a mente. Talvez você não saiba, mas quando seu psicológico está afetado e alterado, as chances de desenvolver vários problemas de saúde são muito maiores.
Nadar para melhorar a autoestima
Quando as pessoas se exercitam e começam a desfrutar dos benefícios que a atividade e/ou exercício físico pode oferecer, ela tendem a se sentir melhor, mais segura, mais saudável e principalmente mais motivada a continuar se exercitando.
Considerações Finais
Sabemos que a maioria das pessoas não tem fácil acesso à uma piscina, mas se este não for o seu caso, nossa dica é que você não perca mais tempo e vá o quanto antes aproveitar todos os benefícios que a natação tem para oferecer.
Sempre que falamos de se exercitar, lembramos que a pessoa deve buscar um médico e realizar os exames para obter a liberação médica para praticar atividade física. Realizar qualquer modalidade sem esta liberação pode ser prejudicial à saúde e colocar a sua vida em risco.
Sobre o autor
Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!
Veja também
Como prevenir doenças do coração?
Articulação, como fortalecer? Qual a importância?
Resistência física, como melhorar essa capacidade física?
Aeróbico e Anaeróbico, qual é melhor?
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.