Os idosos podem praticar exercícios físicos? Atividade física para idoso, como escolher? Quais os benefícios das atividades físicas para idosos? Se você quer saber a resposta para essas perguntas ou tem alguma dúvida relacionada a este tema, este artigo certamente vai ser interessante para você!

Exercícios para idosos: Qual a importância?

Os idosos que praticam exercícios físicos regulares têm uma qualidade de vida muito melhor do que os sedentários. Se exercitar é um hábito que oferece benefícios e deve ser buscado pelas pessoas em qualquer idade. Os exercícios para idosos são importantes para melhorar a força, flexibilidade, equilíbrio e coordenação motora, além de combater problemas do coração e osteoporose!

Ao contrário do que muitos imaginam, o excesso de proteção não ajuda a cuidar da saúde dos idosos, visto que ao privar ele de andar, realizar tarefas do cotidiano, se exercitar e até mesmo de interagir, o organismo envelhece com muito mais rapidez e as consequências surgem de forma muito mais forte!

Para manter uma boa qualidade de vida, o idoso precisar de uma boa alimentação e principalmente se manter fisicamente ativo. Se o idoso tiver condições, ele não só pode como deve caminhar, lavar vasilha, varrer a casa, se exercitar e tudo isso é muito importante para reduzir os impactos do envelhecimento.

Os idosos podem se exercitar?

Benefício dos exercícios físicos para idosos!

Exercícios físicos para idosos: Como escolher?

Os idosos podem praticar atividades físicas moderadas de vários estilos como por exemplo, pilates, caminhada, ioga, natação, ciclismo e outros! Porém, antes de iniciar qualquer atividade física o idoso deve realizar uma avaliação completa para avaliar as suas condições físicas para se exercitar.

Se tiver tudo bem com a sua saúde, ele será liberado para praticar atividades físicas diversas, mas existem casos com restrições especificas e com isso, algumas modalidades são contraindicadas! Por exemplo, se o idoso tem alguma restrição contra exercícios de impacto, a natação ou ciclismo são as melhores opções.

Exercícios físicos para idosos hipertensos

Para os idosos com problemas de hipertensão, a rotina deve ser totalmente adaptada e ter uma intensidade e ritmo bem reduzido.

Exercícios físicos para idosos diabéticos

No caso dos idosos com diabetes os exercícios podem ser extremamente benéficos, mas os cuidados são quanto à alimentação antes, durante e depois dos exercícios físico. Tudo isso é importante para não faltar energia durante a atividade física, mas ao mesmo tempo não pode afetar o problema!

Exercícios aeróbicos para idosos

As atividades como ciclismo, dança, corrida, natação e caminhada podem oferecer benefícios incríveis, principalmente para os idosos que estão acima do peso ideal! Porém, os exercícios devem ser totalmente adaptados e acompanhados por profissionais de Educação Física.

Talvez você não saiba, mas é possível ajudar os idosos acamados com atividades físicas! É algo bem semelhante ao que a fisioterapia faz, porém, neste caso os exercícios não visam recuperar de alguma lesão, na verdade eles estão prevenindo quaisquer problemas futuros!

Neste vídeo abaixo você pode ver uma série de exercícios para idosos, ou seja, com simples movimentos você pode melhorar demais a qualidade de vida daquela pessoa!

Atualmente existem Educadores Físicos que trabalham exclusivamente com atividades voltadas para os idosos. Também existem academias destinadas a este público, ou seja, são as melhores opções porque o ambiente já está preparado para as adaptações, ritmos e intensidades que um idoso precisa!

Você conhece algum idoso que se exercita? Quais os benefícios que ele já apresentou ao se exercitar? Se você conhece algum idoso que precisa se exercitar mais, apresente este artigo para ele e ajude-nos a propagar estas importantes informações.

Como sempre falamos em nossos artigos sobre atividade física, sem a liberação médica para se exercitar e sem a orientação de um profissional de Educação Física, as chances de ter lesões, problemas graves de saúde e até mesmo risco de vida são bem altas, então é melhor evitar todos estes riscos desnecessários!

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