As pessoas que sofrem com asma podem praticar exercícios físicos? Esta é a pergunta chave do nosso artigo de hoje e vamos responder não somente ela, mas todas as outras que envolvem exercícios e atividades físicas e sua relação com os asmáticos.

Exercício físico pode ajudar os asmáticos?

As pessoas que sofrem com asma podem e devem se exercitar regularmente. A atividade física vai contribuir para melhorar o condicionamento físico, controle do peso corporal, fortalecimento muscular, mas principalmente irá melhorar o sistema cardiorrespiratório.

O primeiro passo é respeitar as dificuldades iniciais e evitar os exercícios bem vigorosos e prolongados, visto que estes exercícios são aqueles que mais podem causar a sensação de falta de ar, o que é totalmente indesejado.

Os especialistas recomendam a realização de atividades leves ou moderadas, deixando a evolução acontecer naturalmente e com isso, aumentar gradativamente a intensidade e duração destes exercícios.

Sendo assim, as criança e adolescentes com asma podem participar sim das aulas de educação física na escola. Eles podem correr, pular, jogar todos os esportes, mas começando sempre devagar. Para que isso ocorra da forma correta, é muito importante informar o professor sobre a condição deste aluno.

Quais os melhores exercícios físicos para quem tem asma?

O mais indicado é escolher os exercícios aeróbicos, mas devemos informar que qualquer atividade física pode ser realizada pelas pessoas com asma, desde que seja orientada da forma correta. Portanto, o acompanhamento de um profissional capacitado é indispensável.

Quais os melhores exercícios para os asmáticos?

Pessoa com asma pode se exercitar?

Caminhada ajuda a combater a asma

A caminhada é a atividade mais indicada para se iniciar, visto que a mesma apresenta características simples de realização e também é uma modalidade que facilita o controle da intensidade e da duração.

Comece caminhando cerca de 30 ou 40 minutos por dia e após algumas semanas, você poderá aumentar esta duração para até 1 hora. A caminhada vai melhorar a circulação sanguínea, aumentando a captação do oxigênio pelo sangue.

No inverno, o mais indicado é caminhar numa esteira dentro de casa ou numa academia. Essa indicação se faz necessária, visto que para algumas pessoas que sofrem com asma, o ar frio aumenta a dificuldade em respirar.

Andar de bicicleta ajuda a combater a asma

Outro exercício bem simples e muito benéfico é pedalar. Este exercício é um pouco mais complicado realizar o controle da intensidade, quando realizado na bicicleta convencional. Por isso, é muito importante andar bem devagar, principalmente nos primeiros dias. Evite os treinos em trajetos íngremes e nos dias frios, o mais indicado é optar pelos treinos na bicicleta ergométrica.

Natação ajuda a combater a asma

A natação é um esporte completo e como foca bastante no controle e na qualidade da respiração, é um exercício valioso para quem sofre com asma. A natação vai melhorar e muito a capacidade respiratória do indivíduo, mas é importante alertar que se o asmático também tiver rinite alérgica, o cloro presente na água da piscina pode dificultar a respiração.

O indicado é praticar a natação de 3 a 4 vezes por semana por pelo menos 30 minutos diários. De acordo com a evolução natural do seu organismo, certamente será possível aumentar este tempo de atividade e chegar a nadar por até 1 hora.

Futebol ajuda a combater a asma

Uma das modalidades mais praticadas do mundo, o futebol tem muitos benefícios para oferecer e melhorar a qualidade de vida dos asmáticos é um deles. Mas para conseguir obter estes benefícios, é necessário ter um bom condicionamento físico para jogar pelo menos 40 minutos e é claro, praticar com regularidade.

Por ser uma atividade mais intensa, é aconselhado que as pessoas com asma, iniciem em outra atividade e depois progrida para o futebol. É importante relembrar sobre as condições climáticas e suas complicações, ou seja, sempre que estiver muito frio, a dificuldade de respirar será maior, por isso indica-se que realize outra atividade física.

Como evitar a crise de asma durante os treinos?

A melhor forma de evitar uma ataque de asma durante a pratica dos exercícios é usando a ‘bombinha pra asma’ antes de iniciar os treinos e após terminá-los ar. Se a pessoa que sofre com asma respeitar o seu condicionamento físico, certamente ela irá realizar os exercícios sem maiores complicações.

É muito importante conversar com seu médico sobre o exercício que quer praticar e realizar as avaliações necessárias para obter a liberação. A atividade física consegue reduzir os sintomas da asma porque ela melhora a capacidade respiratória, mas se praticada de forma incorreta, ela pode agravar o problema e principalmente afastar esta pessoa dos exercícios físicos.

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4 comentários para “Asma, quais os melhores exercícios para quem tem?”

  1. Vani

    Olá eu sou Vani sofro de asma mas queria saber quais as maquinas posso e quais não posso usar na academia

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    • Bruno

      Boa tarde Vani, a asma pode dificultar a realização do exercício, mas acredito que nenhum aparelho seja considerado inadequado pra você, ou seja, você pode correr na esteira, pedalar na ergométrica, mas desde que você controle bem o ritmo para não ficar muito forte. Converse com o instrutor da academia e explique sobre o seu problema, ele vai te ajudar bem nessa parte de controlar o exercício! Espero ter ajudado, qualquer dúvida só perguntar.

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  2. Mônica

    Tenho asma de difícil controle mesmo com medicamentos sinto falta de ar como me exercitar obrigada

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    • Bruno

      Mônica boa noite, primeiro você deve conversar com seu médico para saber se você pode praticar exercício físico, pois infelizmente alguma pessoas realmente não podem. Se ele liberar você vai precisar praticar atividades de intensidade bem leve como exercícios de relaxamento. Espero que fique cada dia melhor e obrigado pela pergunta!

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