Qual o melhor treino para emagrecer? Qual o melhor treino para ganhar massa muscular? Qual a diferença entre aeróbico e anaeróbico? Neste artigo o Buscar Saúde vai responder essas perguntas, explicando todos os detalhes sobre os exercícios aeróbicos e exercícios anaeróbicos. Bora aprender mais sobre atividades físicas?

Aeróbico e anaeróbico

Desde já vamos explicar que a diferença principal dos exercícios aeróbicos e anaeróbicos é o meio de produção de energia. Quando a pessoa faz atividade física por muito tempo, a via de geração de energia é uma. Quando os exercícios são com alta intensidade e duração menor, as vias metabólicas são outras.

Sempre falamos nos artigos de exercício físico que é indispensável contar com avaliação médica para obter a liberação para se exercitar. Também é fundamental realizar exercícios orientado por Educadores Físicos, que podem identificar possíveis erros e corrigi-los antes que se torne um problema sério.

Aeróbicos ou anaeróbicos, como escolher?

Principais diferenças entre exercícios aeróbicos e exercícios anaeróbicos!

O que é exercício aeróbico?

Como a tabela mostrou, o exercício aeróbico usa oxigênio na geração de energia nos músculos. Sendo assim, podemos dizer que as células musculares precisam consumir mais oxigênio para produzir energia.

Observe que estamos falando de exercícios realizados por um longo período de duração, onde o corpo humano vai precisar de muito mais energia. Em contrapartida, também vai ter muito mais tempo para produzi-la.

Caso você não saiba, existe uma molécula no corpo chamada trifosfato de adenosina, que é a famosa (ATP). Podemos dizer que ela é a nossa moeda energética, que é usada nos exercícios aeróbicos e também nos anaeróbicos. Essa molécula é responsável por armazenar energia, e quando o nosso organismo utiliza a maior parte do ATP presente nas células, ele começa a usar a glicose.

Aqui no Buscar Saúde já falamos como a glicose é de extrema importância para o funcionamento do cérebro. Então, o corpo não pode usar toda a glicose, senão poderia causar danos no cérebro.

Neste caso, os músculos começam a usar a gordura acumulada para gerar energia. Opa, isso mesmo que você ouviu! É neste momento que o corpo começa a queimar as indesejadas gorduras corporais. Por isso, os exercícios aeróbicos são os mais indicados para quem quer emagrecer.

Exercícios aeróbicos

Existem vários tipos de exercícios aeróbicos e na verdade, você precisa entender que o fator principal é o ritmo e duração das atividades. Portanto, uma corrida pode ser aeróbica ou anaeróbica. Geralmente os exercícios aeróbicos mais praticados são:

  • Natação
  • Corrida
  • Dança
  • Caminhada
  • Andar de bicicleta

Benefícios exercício aeróbicos

Uma vida fisicamente ativa é de extrema importância para a prevenção de várias doenças graves! Muita gente pensa em exercício físico apenas para perder peso, que na verdade se chama emagrecer e já falamos disso aqui no site.

O metabolismo é acelerado quando nos exercitamos, e isso se mantém por um tempo depois que encerramos o treino. Portanto, depois de se exercitar o corpo continua gastando energia por um tempo, ou seja, é como se você ainda tivesse realizando exercícios físicos.

Além dos benefícios estéticos, também devemos citar o combate ao estresse. Quando a pessoa começa a realizar exercícios físicos regularmente, é natural que ela tenha uma interação social maior, algo que é muito importante para prevenção da depressão.

O que é exercício anaeróbico?

Nos exercícios anaeróbicos o corpo produz energia queimando carboidratos! As atividades físicas que precisam de diversos músculos atuando de forma intensa e contínua, são chamadas de anaeróbicas.

Este tipo de exercício é o mais usado pelas pessoas que querem aumentar a massa muscular. São exercícios que trabalham duas importantes capacidades físicas, a força e a resistência.

Nos exercícios anaeróbicos também usamos o ATP, que é a nossa moeda enérgica! Porém, nestes casos elas são metabolizadas rapidamente através da creatina fosfato. Como nem tudo são flores, essa produção acelerada e imediata tem o seu preço! O lactato é produzido em grande quantidade neste tipo de exercício, ou seja, a pessoa chega ao ponto de fadiga muito mais rapidamente do que em exercícios aeróbicos.

Exercícios anaeróbicos

A lista de exercícios que podem ser classificados como anaeróbicos é imensa. Como citamos anteriormente, alguns entram inclusive nas duas classificações, justamente porque você pode controlar a intensidade e a duração. Os principais exercícios anaeróbicos são:

  • Musculação
  • Corrida de velocidade
  • Natação de velocidade
  • CrossFit

Benefícios

Além dos benefícios estéticos de tonificação muscular, os exercícios anaeróbicos também podem estimular um funcionamento melhor do metabolismo. Também há uma evidente melhoria no sistema imunológico, que poderá combater melhor diversas doenças. Outro beneficiado é o sistema cardiovascular, que também conseguirá trabalhar melhor.

Seja anaeróbico ou aeróbico o certo é você começar a se exercitar, porque quanto mais fisicamente ativa a pessoa é, melhor será a sua qualidade de vida! Aqui no Buscar Saúde tem artigos diversos explicando como escolher uma atividade física para se exercitar, vale a pena acessar.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)