O corpo humano é realmente fascinante e a cada estudo, novas informações impressionantes são divulgadas. Neste artigo vamos falar sobre o cérebro humano e você vai conhecer as principais curiosidades sobre as características e funções do nosso cérebro.

Cérebro humano

Muitos especialistas dizem que o cérebro é o órgão mais importante do corpo humano! Sabemos que existem vários órgãos que são vitais, ou seja, não tem como dizer qual é mais importante.

O certo é que o cérebro é indispensável no processo de recepção e envio de estímulos para gerar as ações motoras. Na sequência do artigo você vai conhecer as principais curiosidades sobre o cérebro humano.

Cérebro humano, o que é e quais as funções?

Veja quanto pesa o cérebro humano e muitas outras curiosidades sobre este importante órgão!

Cérebro humano: Cócegas em você mesmo

O cerebelo que é uma parte importante do cérebro, sendo responsável pelos movimentos dos membros corporais, ou seja, não é possível fazer cócegas em você mesmo porque ele consegue prever as sensações.

A pessoa não vai sentir cócegas e isso é uma coisa natural, visto que o cérebro está envolvido no movimento que a pessoa vai fazer para gerar as cócegas. Então, o cérebro sabe exatamente onde a pele vai ser tocada, prevendo a sensação!

Cérebro humano: Qual o peso?

O peso do cérebro corresponde à apenas 2% do peso total do corpo de um adulto, mas apesar de parecer pouco, o cérebro humano pesa aproximadamente 1,3 Kg. Caso você não saiba, o cérebro humano é o órgão que mais consome oxigênio e energia.

Geralmente o cérebro consome 20% do oxigênio disponível, mas em situações que exigem bastante concentração e raciocínio como uma prova por exemplo, o cérebro pode consumir até 50% de todo o oxigênio disponível.

Cérebro humano: Usamos apenas 10% do cérebro?

Durante muitos anos essa foi a informação compartilhada por várias pessoas, mas ao contrário do que muitos pensam, a pessoa usa mais que 10% do cérebro. É importante compreender que as partes do cérebro têm funções específicas, ou seja, quando elas funcionam ao mesmo tempo mesmo sendo pouquíssimas vezes, certamente supera os 10%.

Cérebro humano: Vasos sanguíneos

Apesar do cérebro humano não ser o maior órgão do corpo, ele conta com algumas características impressionantes! Agora que você já sabe que ele é o que mais consome oxigênio, como ele recebe todo este oxigênio?

A resposta é incrível, o cérebro humano tem uma quantidade absurda de vasos sanguíneos que se pudessem ser colocados em sequência, teria 160 mil km de extensão, podendo dar 4 voltas no planeta terra.

Cérebro humano: Tamanhos diferentes

Caso você não saiba, existe diferença de tamanho do cérebro, mas ao contrário do que muitos dizem por aí, o tamanho maior do cérebro não quer dizer que a pessoa vai ser mais inteligente ou ter mais memória!

Vários estudos mostram que o cérebro dos humanos atualmente é bem menor do que era muitos anos atrás. Entretanto, os números sobre o QI médio vêm aumentando ao longo dos anos. Uma possível explicação é que o cérebro tem se tornado mais eficiente para desempenhar as funções mesmo com um tamanho menor.

Cérebro humano: Dor no cérebro

Aqui no Buscar Saúde fizemos um artigo sobre as curiosidades do corpo humano, nele falamos sobre essa condição de não sentir dor no cérebro, se quiser conhece mais curiosidades, vale a pena conferir!

Não sentimos dor no dor no cérebro simplesmente por não existir neste órgão os nervos sensitivos. Portanto, não sentimos dor quando há cortes ou pancadas diretamente no cérebro. Isso responde porque os neurocirurgiões fazem cirurgias com a pessoa acordada.

Cérebro humano: Explicação para os sonhos

É importante informar que existem várias teorias que visam explicar a origem e significado dos sonhos. Existem duas muito famosas, a primeira afirma que o cérebro está estimulado durante o sono. A outra explicar que essa é maneira de absorver e guardar as informações e memórias do que aconteceu no dia.

Os sonhos fazem parte do sono das pessoas, sendo que algumas podem sonhar e lembrar deles praticamente todas as noites. Porém, mesmo sendo algo tão comum, ainda não existem explicações cientificas para o sonho.

Você tem alguma curiosidade sobre o corpo humano? Deixe nos comentários a sua dúvida e sugestão que iremos responder. Quem sabe sua dúvida não vire tema de um próximo artigo aqui no Buscar Saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)