Você sente tontura constantemente? A tontura pode ter muitas causas, então é preciso descobrir o quanto antes o que está causando este problema e iniciar rapidamente o tratamento adequado. Neste artigo vamos explicar porque sentimos tontura ao levantar e como agir em caso de tontura e enjoo.

Tontura, o que pode ser?

A tontura pode ser causada por distúrbios internos no ouvido e também por má circulação sanguínea, infecções ou lesões. A maneira como a tontura se manifesta e as situações em que você se sente tonto, são as pistas para descobrir as possíveis causas. Então é muito importante observar quanto tempo demora a tontura e os demais sintomas.

Tontura ao levantar, o que pode ser?

Se você sente tontura constantemente, você precisa descobre as causas e iniciar o tratamento adequado.

As pessoas que sentem tontura e enjoo constantemente podem estar com algum problema interno no ouvido e por isso, estão sempre sentindo vertigens. Se você não sabe, o seu senso de equilíbrio depende da ação combinada de várias partes do seu sistema sensorial, estas partes são:

  • Olhos – Eles são responsáveis por ajudar a determinar onde seu corpo está localizado no espaço e como ele está se movendo.
  • Nervos sensoriais – Eles são responsáveis por enviar as mensagens para o seu cérebro, indicando quais os movimentos e posições do corpo.
  • Parte interna do ouvido – Ela abria os sensores que ajudam na detecção da gravidade e do movimento de ida e volta.

A pessoa que sente tontura ou vertigem, tem a falsa sensação de que o seu entorno está girando ou se movendo e quando há algum tipo de distúrbio, o seu cérebro recebe sinais do ouvido que não são tão precisos e nem batem com as informações e sinais que os seus olhos e nervos sensoriais estão recebendo. Portanto, a tontura acontece neste momento em que o seu cérebro funciona para resolver esta confusão.

Tontura e mal estar, podem significar problemas de saúde

Além destas causas que já citamos, a tontura também pode ser um sintoma de alguma situação mais grave. Sendo assim, sentir tontura e mal estar frequentemente pode ser um sintoma de problema saúde como por exemplo:

  • Infecção – Quando há uma infecção viral do nervo vestibular, a pessoa tende a sentir tontura intensa e constante. E quando você sente perda súbita de audição, pode indicar um quadro de labirintite.
  • Doença de Meniere – Esta doença acontece quando existe a acumulação de fluido no seu ouvido interno, resultando em tonturas súbitas que podem durar várias horas. Quando a pessoa tem esta doença, ela também pode sentir perda repentina de audição, zumbidos no ouvido e sensação de ouvido entupido.
  • Enxaqueca – As enxaquecas também podem causar tonturas mesmo quando a dor de cabeça não é tão severa. Nestes casos, a tontura pode durar desde alguns minutos, até várias horas.
  • Problemas neurológicos – Em algumas situações as causas de tonturas são raras e podem indicar problemas como por exemplo, doença de Parkinson e a esclerose múltipla.

Tontura ao levantar

É muito comum ver pessoas falando que se sentiram tontas ao se levantar rapidamente e isso é facilmente explicado. A vertigem posicional paroxística benigna é caracterizada por uma sensação intensa e breve de que você está girando ou se movendo. Este tipo de tontura é muito comum quando há uma rápida e brusca movimentação da cabeça, sendo que a situação mais comum é quando levantamos da cama ou da cadeira.

Mas é importante alertar que as tonturas ao levantar podem indicar algum problema de circulação, então quando a pessoa sente tontura e desmaia frequentemente, pode significar que o seu coração não está conseguindo bombear sangue suficiente para o seu cérebro e este problema é muito grave e deve ser observado imediatamente!

Tonturas: Queda na pressão sanguínea

Quando há uma queda brusca da pressão arterial, a pessoa tende a sentir uma tontura breve e/ou uma sensação de fraqueza. Esta queda na pressão sanguínea é bem comum quando a pessoa fica de pé rapidamente.

Tonturas: Má circulação sanguínea

Problemas como cardiomiopatia, ataque cardíaco, arritmia cardíaca e ataque isquêmico certamente irão causar tonturas, porque a diminuição do volume de sangue vai provocar um fluxo sanguíneo inadequado no cérebro e no ouvido.

Tontura: Efeitos colaterais de medicamentos

A tontura pode ser efeito colateral de alguns medicamentos como por exemplo, os anticonvulsivos, antidepressivos, sedativos e tranquilizantes. Este é mais um motivo para jamais se automedicar e sempre consultar e respeitar a prescrição médica.

Tontura: Queda de nutrientes importantes

Os baixos níveis de ferro no organismo podem causar tontura e se você tiver anemia, além da vertigem você pode sentir fadiga, fraqueza e pele pálida. Quando a quantidade de açúcar no sangue está baixa, quando muito comum nas pessoas com diabetes, a tontura também pode ser acompanhada de transpiração e ansiedade.

Tontura: Desidratação

Se você ficar muito tempo em um local muito quente sem beber líquidos adequadamente, você certamente sofrerá uma hipertermia. Portanto, um dos sintomas de desidratação é justamente a tontura.

Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos responder! Aqui no Buscar Saúde tem várias dicas sobre alimentação saudável, atividade física e prevenção de doenças e outros problemas de saúde, convidamos para continuar no site e se informando cada vez mais!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)