A alimentação inadequada por causar a anemia! Veja quais são os sintomas de anemia e saiba o que fazer caso você seja diagnosticado com anemia. Conheça os principais tratamentos para a anemia e veja a resposta para uma dúvida muito comum, existe ou não remédio para anemia?

Anemia, o que é?

A anemia ocorre principalmente quando há uma deficiência nutricional no organismo, geralmente causada por uma péssima alimentação. Em alguns casos mais raros, a anemia pode ser um sintoma de alguma doença grave.

Para entender a anemia é necessário conhecer a estrutura do seu sangue e é isso que iremos explicar agora! A anemia acontece quando os níveis de glóbulos vermelhos estão tão baixo, que é impossível fazer a oxigenação de todo o corpo. Se você ainda não saiba, são os glóbulos vermelhos que transportam o oxigênio no nosso sangue.

Sendo assim, se você não tem a quantidade suficiente de glóbulos vermelhos, a oxigenação corporal fatalmente será afetada, fazendo com que você sinta-se fraco e cansado com extrema facilidade. Pra você ter ideia como este problema é sério, uma pessoa com anemia pode ficar sem fôlego em uma curta subida de escadas.

Além dos glóbulos vermelhos que transportam o oxigênio pela corrente sanguínea, outro importante componente no sangue é a hemoglobina, que é a molécula portadora do oxigênio do glóbulo vermelho. Quando você é diagnosticado com anemia, em grande parte dos casos significa que o nível de glóbulos vermelhos é muito baixo, mas também pode significar que existe uma brusca redução de hemoglobina de seus glóbulos vermelhos.

Remédio para anemia, como escolher?

Conheça todos os sintomas da anemia e veja como tratar corretamente?

Sintomas de anemia, quais são?

A maior parte dos sintomas importantes da anemia são bem comuns e podem passar despercebidos ou até mesmo confundidos com outra coisa. Então é fundamental ficar bem atento aos sintomas que vamos passar e mesmo que não pareça nada grave, o mais indicado é buscar um médico e realizar o exame sanguíneo adequado. Os sintomas da anemia são:

  • Fadiga constante
  • Palidez
  • Queda severa de cabelo
  • Falta de energia
  • Aceleração repentina dos batimentos cardíacos
  • Falta de ar
  • Alteração do humor
  • Falta de motivação

Para ser classificado com anemia, os homens precisam estar com menos de 13 gramas de hemoglobina por decilitro e as mulheres precisam estar com menos de 12 gramas de hemoglobina por decilitro.

Anemia, qual o melhor tratamento?

Apesar de ser um problema grave de saúde, a anemia pode ser facilmente tratada com alguns cuidados especiais, ou seja, se você tem anemia, o primeiro passo é conversar com o especialista em alimentação, que provavelmente irá indicar alimentos e em alguns casos compostos, que tem alto teor de ferro.

Muita gente pergunta se existe remédio para a anemia e nós resolvemos trazer alguns alimentos que podem ajudar na recuperação. Muitas pessoas chamam de remédios caseiros para a anemia!

Remédio para anemia: Vitamina C

Uma boa dica para combater a anemia é aumentar a ingestão de vitamina C, visto que a anemia tende a enfraquecer o seu sistema imunológico e com isso, você fica mais vulnerável às infecções e doenças inflamatórias. Com o aumento da ingestão de Vitamina C, você fortalece o sistema imunológico e ainda favorece a absorção de ferro.

Remédio caseiro pra anemia: Vegetais verdes

Os vegetais verdes como espinafre, mostarda e brócolis são ótimas fontes de ferro. O mais indicado é cozinhar o espinafre ao invés de comê-lo cru, visto que as folhas contêm ácido oxálico que atrapalham a absorção de ferro no corpo.

Remédio caseiro pra anemia: Sucos

Romã, beterrabas maçãs, ameixas secas ou cenouras são excelentes ingredientes para um bom suco que ajuda no tratamento da anemia. As romãs são ricas em ferro, cobre e potássio e quando as pessoas bebem suco de romã regularmente, elas conseguem melhorar o fluxo sanguíneo.

Remédio caseiro pra anemia: Sementes de gergelim

As pessoas talvez não saibam, mas comer sementes de gergelim também é uma excelente maneira de aumentar a ingestão de ferro, principalmente as sementes de gergelim preto.

Você conhece algum outro remédio natural para anemia? Comente aqui e ajude os outros leitores com mais dicas valiosas. Antes de encerrar é importante frisar que você não deve adotar nenhum tipo de tratamento sem consultar um médico antes. Estas dicas que passamos são apenas para aumentar a eficácia do tratamento indicado pelos especialistas!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)