Você sabe qual o seu tipo sanguíneo? Mesmo com toda facilidade para realizar exames de sangue atualmente, muitas pessoas ainda desconhecem o seu tipo sanguíneo. Neste artigo vamos falar detalhadamente de cada tipo sanguíneo, além de mostrar quais são as compatibilidades de cada tipo para doação. Entenda a importância de ter o seu tipo sanguíneo junto aos seus documentos de identificação.

Fator Rh, o que é?

Além dos tipos A, B, AB e O, existe também o fator Rh, que determinará se o sangue é positivo ou negativo, fatores que também influencia bastante na compatibilidade sanguínea. Resumidamente, as pessoas com sangue positivo podem receber doações de pessoas com qualquer Rh, mas elas só podem doar para as com sangue positivo. Já as pessoas que possuem sangue com Rh negativo, elas podem pode doar para pessoas com sangue positivo ou negativo, mas só podem receber doações das pessoas com negativo.

Tipos de sangue: Quais são?

  • Tipo A – O sangue do tipo A é um dos mais comuns e conta como anticorpos B.
  • Tipo B – O sangue do tipo B é considerado um dos mais raros e conta como anticorpos A.
  • Tipo AB – O sangue do tipo AB também é raro e conta com anticorpos A
  • Tipo O – O sangue do tipo O é conhecido como o doador universal e conta com anticorpos A e B.
Como saber o tipo de sangue?

Veja quais são os tipos de sangue e quem pode doar pra quem segundo a compatibilidade sanguínea.

Doação de sangue: Como saber a compatibilidade sanguínea?

Apesar de parecer um assunto complexo, basta ler atentamente as dicas para não fazer nenhuma confusão. Nesta lista que vamos mostrar abaixo, você tem primeiro o tipo sanguíneo, em seguida você vê para quais os tipos ele pode doar e por fim, de qual tipo ele pode receber doação, confiram!

  • Tipo A+: Pode doar para AB+ e A+ e receber doação de A+, A-, O+ e O-
  • Tipo A-: Pode doar para A+, A-, AB+ e AB- e receber doação de A- e O-
  • Tipo B+: Pode doar para B+ e AB+ e receber doação de B+, B-, O+ e O-
  • Tipo B-: Pode doar para B+, B-, AB+ e AB- e receber doação de B- e O-
  • Tipo AB+: Pode doar para AB+ e receber doação de A+, B+, O+, AB+, A-, B-, O- e AB-
  • Tipo AB-: Pode doar para AB+ e AB- e receber doação de A-, B-, O- e AB-
  • Tipo O+: Pode doar para A+, B+, O+ e AB+ e receber doação de O+ e O-
  • Tipo O-: Pode doar para A+, B+, O+, AB+, A-, B-, O- e AB- e receber doação de O-

As pessoas com tipo sanguíneo O são aquelas que podem doar sangue para qualquer pessoa, os chamados doadores universais, mas em contra partida, elas só podem receber doações das pessoas com o mesmo tipo sanguíneo. Agora se você observar as pessoas com tipo sanguíneo AB, a situação é justamente o oposto, visto que elas podem receber sangue de qualquer pessoa, as chamadas receptoras universais, mas no caso destas pessoas, elas só podem doar para as pessoas com o mesmo tipo sanguíneo. Consequentemente, as pessoas com sangue do tipo A só podem doar para outras do tipo A ou tipo AB, da mesma forma que as pessoas do tipo B só podem doar para B e AB.

Doação de Sangue: Quem pode doar?

Este simples ato pode salvar muitas vidas, por isso, sempre que possível busque o local de doação mais próximo de sua residência e doe sangue. É importante saber que existem algumas condições indispensáveis para doar sangue, são elas:

  • Idade entre 16 e 65 anos
  • Pesar acima de 50 Kg
  • Se tiver feito uma tatuagem, é necessário aguardar entre 6 a 12 meses para certificar que não há nenhum tipo de contaminação
  • Jamais fume após a doação de sangue, pois existe risco de desmaiar
  • Nunca ter feito uso de drogas ilícitas injetáveis
  • Esperar um prazo de um ano após tratar alguma DST

Como doar sangue?

A pessoa que quer doar sangue deve se encaminhar à um dos postos de colheita de sangue e preencher o formulário respondendo todas as questões sobre sua saúde e hábitos de vida. Depois, o formulário será analisado pelos especialistas e caso a pessoa esteja apta e sem nenhum problema no sangue, ela se sentará numa maca para doar o sangue. O processo de coleta de sangue para doação dura aproximadamente 30 minutos e a pessoa tem o direito de pedir licença do trabalho neste dia, sem ter o salário descontado. A doação de sangue pelos homens só pode acontecer uma vez a cada 2 meses, ou seja, no máximo 4 vezes por ano. Já para as mulheres, a doação de sangue só pode acontecer a cada 3 meses, ou seja, no máximo 3 vezes por ano.

Esperamos que tenham gostado deste artigo e se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários que teremos o maior prazer de responder. Conte-nos se você já doou sangue e como é? Ajude-nos a incentivar cada vez mais pessoas a praticar esta boa ação!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

2 comentários para “Tipos sanguíneos, quais são? Como saber o seu?”

  1. Marta

    Muito esclarecedor.
    Parabéns!

    Responder
    • Bruno

      Obrigado pela leitura e opinião! Agradeço pelo carinho e eleogio.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)