Frutas, qual comer? Quais os benefícios?

Escrito na categoria "Alimentação e dietas" por Bruno.

As frutas são alimentos indicados para quem quer ter uma alimentação saudável. Você pode começar a mudança de hábito alimentar já pela sobremesa, para isso basta substituir as guloseimas pelas frutas!

Se você ainda não sabe, as frutas são alimentos ricos em fibras, proteínas, vitaminas e sais minerais essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Em alguns casos, as frutas são compostas de uma grande quantidade de água, sendo chamadas de frutas que hidratam! Neste artigo vamos apresentar os principais benefícios das frutas!

Frutas: Nutrientes importantes

Celulose – é um nutriente indispensável para o bom funcionamento do intestino, combatendo a prisão de ventre.

Sais minerais e vitaminas – são nutrientes importantes para o crescimento das crianças, combatendo a subnutrição e o raquitismo.

Caroteno – é uma substância considerada anticancerígena.

Vitamina C e bioflavonóides — são nutrientes essenciais para reforçar o sistema imunológico.

Salada de fruta faz bem para saúde?

Quais os benefícios da frutas para a saúde?

Benefícios do Abacate

A polpa do abacate é rica substâncias gordurosa e ele possui várias aplicações medicinais, culinárias e cosméticas. As folhas, frutos e sementes do abacate são usadas para o tratamento e/ou prevenção de:

Benefícios da Uva

A uva também é uma fruta com várias propriedades medicinais. Ela é rica em glucose, ferro, potássio, vitaminas B2, B1 e A. Outros benefícios da uva estão relacionados ao seu poder mineralizante e alcalinizante que ajudam a desintoxicar o organismo. A uva é usada no tratamento e/ou prevenção de:

Benefícios do Abacaxi

O abacaxi é uma excelente alternativa para quem precisa repor as energias! Ele é rico em ácidos orgânicos, açúcares, cálcio, enzimas, ferro e vitaminas. O abacaxi favorece a rejuvenescimento da pele e também acelera os processos de cicatrização. O abacaxi é usado no tratamento e/ou prevenção de:

Benefícios da Tangerina

A tangerina ou mexerica é bastante conhecida pelo aroma que exala. Os seus gomos são ricos em ferro e vitaminas A, B1, B2 e C. A tangerina ou mexerica é usada no tratamento e/ou prevenção de:

Benefícios da Acerola

A acerola é uma furta rica em vitamina C e ferro! A acerola é uma importante aliada no combate ao envelhecimento precoce e outras doenças relacionadas às ações dos radicais livres. A acerola é usada no tratamento e/ou prevenção de:

Benefícios da Pitanga

São vários os benefícios da pitanga, porque é uma fruta que contém glucose, potássio, sais minerais e vitamina C. A pitanga é usada no tratamento e/ou prevenção de:

Benefícios da Ameixa

A ameixa é uma frua rica em sais minerais e vitaminas, tendo importantes propriedades terapêuticas como um laxante natural. Outro grande benefício da ameixa está no seu efeito diurético que beneficia e desintoxica o sistema urinário. A ameixa é usada no tratamento e/ou prevenção de:

Benefícios do Pêssego

Esta fruta é extremamente saborosa e rica em vitamina A. O pêssego é usado no tratamento e/ou prevenção de:

Benefícios da Banana

A banana é um alimento rico em potássio, sais minerais e vitaminas A, B, B1, B2, C, E e H. De acordo com vários estudos, o consumo regular de banana estimula a produção de serotonina. A banana é usada no tratamento e/ou prevenção de:

Benefícios da Pera

É uma fruta com várias propriedades terapêuticas e rica em potássio, sais minerais e vitaminas A, B1, B2 e C. A pera ajuda na eliminação de gorduras, eliminação de toxinas e é depurativa do sangue. A pera é usada no tratamento e/ou prevenção de:

Benefícios do Caju

A famosa castanha de caju fica na extremidade do caju que é rico em proteínas, vitaminas e sais minerais. A casca do caule, folha, castanha, pseudofruto e raiz são usadas em aplicações diversas. O caju é usado no tratamento e/ou prevenção de:

Benefícios do Morango

O morango é uma fruta rica em sais minerais e vitaminas, tendo uma ótima ação emoliente, alcalinizante e mineralizante. O morango é usado no tratamento e/ou prevenção de:

Benefícios da Cereja

A cereja é outra fruta com ação depurativa do sangue, alcalinizante e remineralizante. Esta fruta ajuda a neutralizar os ácidos do organismo e é usada no tratamento e ou prevenção de:

Benefícios do Melão

O melão é uma fruta rica potássio e favorece o bom funcionamento do organismo por conter também ácidos orgânicos, glicose, sais minerais e vitaminas A e C. O melão é usado no tratamento e/ou prevenção de:

Benefícios do Coco

É uma fruta com propriedades anticancerígenas e graças ao magnésio existente no coco, essa fruta também atua no fortalecimento dos ossos e as cartilagens, prevenindo várias doenças dos ossos. A água do coco é uma ótima alternativa para hidratação, além de ser rica em proteínas, vitaminas e sais minerais. O coco é usado no tratamento e/ou prevenção de:

Benefícios da Melancia

A melancia é uma das frutas que hidratam, justamente por ser rica em água. Além da hidratação ela é uma ótima aliada na eliminação de toxinas. A melancia também conta com altas doses de potássio, sais minerais e vitamina A. A melancia é usada no tratamento e/ou prevenção de:

Benefícios do Figo

O Figo é uma fruta rica em vitaminas A, B1, B2 e C. Apesar de ser considerado um alimento de fácil digestão e muito calórico, o figo compensa na suas propriedades terapêuticas que pode ajudar na prevenção de várias doenças. O figo é usado no tratamento e/ou prevenção de:

Benefícios do Maracujá

O famoso efeito calmante do maracujá é graças a passiflorina que é um substância presente na composição do maracujá. Além disso, o maracujá também é usado no tratamento e/ou prevenção de:

Benefícios da Goiaba

A goiaba é uma fruta rica em ferro, tanino, vitamina A e principalmente muita vitamina C. A goiaba é um ótimo alimento para promover o metabolismo das proteínas e ajudar no combate à acidez e fermentação dos carboidratos durante o processo de digestão. A goiaba é usada no tratamento e/ou prevenção de:

Benefícios da Manga

A manga é uma fruta extremamente nutritiva e isso é facilmente compreendido quando observamos o quão rica em fibras, proteínas, sais minerais e vitaminas A, B e C ela é. A manga é usada no tratamento e/ou prevenção de:

Benefícios da Jabuticaba

A jabuticaba é uma fruta com várias propriedades terapêuticas, além de ser incrivelmente nutritiva. Ela é rica em ferro, sais minerais e vitaminas. A jabuticaba é usada no tratamento e/ou prevenção de:

Benefícios do Mamão

O mamão é outra fruta com ação bem famosa! Caso você não saiba, o mamão é chamado pela pessoas como remédio natural para prisão de ventre, e isso ocorre graças às ações da papaína que é uma enzima que facilita a digestão. O mamão é usado no tratamento e/ou prevenção de:

Benefícios da Laranja

A laranja é uma fruta rica em vitaminas A, B12 e principalmente C), além de outros nutrientes importantes como ferro, fósforo e cálcio. A laranja é usada no tratamento e/ou prevenção de:

Benefícios da Maçã

A maça é uma fruta que possui diversas propriedades terapêuticas e é um alimento rico em fósforo, sais minerais e vitaminas A, B1 e B2, ácidos, sódio e tanino. A maçã também é uma fruta adstringente e tem alto poder anti-inflamatório. A maçã é usada no tratamento e/ou prevenção de:

Benefícios do Limão

O limão é outra fruta rica em vitaminas A, B1 e C, além de conter vários sais minerais. O limão é usado no tratamento e/ou prevenção de:

Quais são as frutas que você come regularmente? Gostou de saber quais os benefícios você tem recebido? Agora que você conhece os benefícios de todas as frutas, chegou a hora de fazer aquela boa salada de frutas e aproveitar ao máximo os efeitos positivos destes deliciosos alimentos.

Caso você não tenha o hábito de comer frutas, vale a pena acrescentar as frutas na sua rotina alimentar. A melhor maneira de escolher as frutas que serão mais importantes para a sua saúde, é consultar um nutricionistas antes, porque depois dos exames ele saberá qual nutriente você precisa mais e qual a fruta mais indicada!

Sobre o autor

Autor Bruno

Bruno Morgado é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

2 comentários para: “Frutas, qual comer? Quais os benefícios?”

Deixe um comentário