Cuidar da pele é importante para o lado estético, mas principalmente pelo lado da saúde. Quando você está com pele descamando ou ressecada pode não ser nada grave, mas é bom ficar atento. Mancha branca na pele com descamação, pele do rosto descamando, pele ressacada e coçando, tudo isso deve ser bem observado porque pode ser um sinal de algo mais grave!

Cuidados com a pele

Entenda que a sua pele é a primeira linha de defesa do seu corpo contra vários fatores ambientais como por exemplo, o sol, vento ou frio. Eles podem deixar a sua pele ressecada e provocar bastante coceira. Ao contrário do que muitos pensam, não adianta apenas colocar roupas compridas e luvas, é necessário hidratar a sua pele.

Pele ressecada e descamando

Como cuidar da pele seca?

Pele ressecada: Inverno

Quando o tempo esfria e a temperatura cai, o nível de umidade do ar também diminui deixando o ar bem seco, ou seja, estes fatores contribuem para o ressecamento da pele corporal. As pessoas estão acostumadas com a pele descamando por conta do sol, mas poucas imaginam que o frio também pode fazer isso.

Para prevenir a pele ressecada durante os dias frios a pessoa deve instalar um umidificador, visando manter a umidade do ar em sua casa. É importante manter a umidade do ar entre 45% a 55%, e a temperatura em torno de 20º C. Usar hidratantes adequados para o seu tipo de pele também é uma boa forma de prevenir danos à pele.

Pele ressecada: Banho quente

O banho quente é muito relaxante, mas ele pode ser prejudicial para a sua pele! O excesso de tempo exposto em um banho muito quente, pode secar os óleos naturais que existem em nossa pele e com isso, quanto mais longo for o banho mais seca a pele vai ficar, e uma das consequências pode ser a pele descamando e coceira.

Para prevenir a pele seca pelo banho quente é indicado deixar a chave do chuveiro no morno e tomar banho curtos e eficientes. Especialistas indicam que 10 minutos é tempo mais que suficiente para um bom banho!

Outra dica valiosa é na hora de secar a pele. Não seque completamente o corpo porque aquela água que fica na pele é importante para seu corpo reabsorver e evitar o ressecamento da pele.

Pele seca: Sabonetes

Não é qualquer tipo de sabonete que é indicado para a sua pele e por isso, não devemos comprar o sabonete pensando apenas no preço ou cheiro. Existem sabonetes que favorecem o ressecamento da pele e ao tomar banho com este tipo de sabonete, você estará enviando diretamente para o ralo toda a barreira de hidratação natural da sua pele.

Para prevenir a pele seca pelo sabonete errado você deve usar sabonetes neutros e que possuem funções de hidratação. Não importa se você vai escolher um sabonete líquido ou em barra, desde que ele combata o ressecamento da pele.

Pele ressecada: Atrito com roupas

Se a pele da sua perna está muito seca e descascando, uma das possíveis causas é o atrito com a roupa. Citamos a perna, mas isso pode acontecer com os braços, as costas ou qualquer outra parte do corpo que possa ter atrito constante com as roupas.

A principal maneira de evitar a pele seca causada pelo atrito com as roupas é escolher sempre o tamanho certo, deixando um pouco de espaço entre a pele e o tecido. Também é importante optar pelos tecidos que favorecem a respiração da pele.

Pele ressecada: Envelhecimento

Isso é mais do que normal, porque à medida que vamos envelhecendo os níveis de hormônios vão mudando, e a nossa pele tende a ficar mais fina e principalmente mais ressecada.

A melhor maneira de minimizar o ressecamento da pele pelo envelhecimento é hidratar bem a pele ao longo dos anos, manter o corpo bem hidratado e evitar exposição excessiva ao sol e frio. Quem cuida bem da pele ao longo da vida, certamente terá menos problemas no futuro!

Quando a pele fica constantemente ressecada e apresentada vermelhidão, pode ser um sinal de alguma doença de pele. Sempre que notar que algo de estranho está acontecendo com sua pele, você deve buscar um dermatologista para realizar exames e fazer uma avaliação detalhada.

Jamais use medicamentos por conta própria, isso pode ser extremamente perigoso e você pode causar um problema onde não existia ou pior ainda, agravar um problema que já existe. Você acha que ficou faltando alguma dica, deixe nos comentários e caso tenha ficado alguma dúvida, comente que iremos responder o quanto antes!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)