O tema deste artigo é alergia na pele e dentre as perguntas mais comuns estão: Qual o remédio para alergia na pele? Qual pomada passar na alergia da pele? O que causa alergia na pele? Todas as respostas para essas perguntas e dicas de tratamento e prevenção para alergia na pele, você confere agora!

Alergia na pele, o que pode ser?

Este tipo de alergia acontece graças à uma reação inflamatória que pode se manifestar em várias regiões da pele, sendo que as mais comuns são braços, mãos, axilas, pés, pescoço, pernas ou barriga. A alergia provoca vermelhidão, coceira e em alguns casos surgem bolhas na região afetada. Existem casos raros em que a alergia na pele pode desenvolver pra outros problemas mais graves como por exemplo, angioedema alérgico.

Alergia na pele, como tratar?

Conheça as principais causas de alergia na pele!

Alergia na pele, quais as causas?

A alergia na pele pode ser causada por vários motivos, dentre os mais comuns podemos citar:

  • Alergia ao desodorante
  • Alergia a medicamentos
  • Alergia ao sol
  • Alergia a picadas de insetos
  • Alergia ao tecido da roupa
  • Alergia ao protetor solar
  • Alergia ao alimento
  • Alergia ao suor
  • Alergia a bijuteria
  • Alergia a plantas
  • Alergia a pelos de animais

As pessoas também podem ser alérgicas às substâncias ou materiais irritantes como por exemplo: detergente, sabão de lavar roupa, sabão de lavar louça, cosméticos, maquiagem, shampoo e outros.

Alergia na pele, quais os sintomas:

Geralmente a alergia na pele se manifesta causando vários sintomas e é muito importante identificá-los o quanto antes. Os principais sintomas da alergia na pele surgem praticamente juntos, então se você notar dois ou mais destes sintomas, o mais indicado é buscar o quanto antes um dermatologista.

  • Coceira
  • Vermelhidão
  • Descamação
  • Irritação
  • Presença de manchas
  • Surgimento de bolhas vermelhas ou brancas

Em casos mais graves, porém bem menos comuns, a alergia na pele também pode causar alguns sintomas graves como por exemplo: dificuldade de respirar, desconforto na garganta ou aquecimento exagerado da região afetada.

Alergia na pele, qual o melhor tratamento?

O tratamento adequado só pode ser prescrito pelo dermatologista e este tipo vai depender do nível de intensidade dos sintomas. Na maioria dos casos o tratamento é feito com medicamentos anti-histamínicos ou com corticoides. Então o remédio para alergia na pele, a pomada para alergia na pele ou qualquer outro tipo de tratamento para alergia na pele só deve ser usado após a prescrição médica.

Como ter certeza que é alergia na pele?

Este diagnóstico preciso de alergia na pele só pode ser feito pelo dermatologista depois de avaliar todos os sintomas. Na maioria das situações, o diagnóstico preciso depende do teste de alergia, que basicamente é a aplicação de diferentes substâncias conhecidas por causar alergias na pele.

Alergia na pele durante a gestação

É muito comum que as gestantes tenham alergia na pele durante a gravidez e isso pode acontecer devido ás alterações hormonais e também alterações do sistema imunológico que ocorrem naturalmente durante este período. Estas alterações deixam as mulheres grávidas mais sensíveis ao surgimento de uma alergia na pele.

É preciso informar que a alergia na pele durante a gravidez não é prejudicial ao bebê, mas se os sintomas da alergia forem muito intensos, é recomendado buscar o tratamento adequado o quanto antes, visto que a alteração do estado de humor da gestante pode afetar a saúde do bebê.

Estamos chegando ao final deste artigo e queremos convidar você a continuar no site, aqui no Buscar Saúde tem muitas dicas sobre alimentação, atividade física, prevenção de doenças e vários outros assuntos focados em melhorar a sua qualidade de vida sem oferecer falsas promessas.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

2 comentários para “Alergia na pele, o que pode ser? Como tratar?”

  1. Tiago Anderson Gonçalo da Silva

    Minha pele geralmente acontece na mão direita, tem coçado muito e em seguida surgem as bolhas, depois de alguns dias começa afetar em volta da primeira irritação, ocasionndo mais bolhas

    Responder
    • Bruno

      Tiago boa tarde, eu já tive um problema parecido e chegou a afetar a mão toda. Só fui descobrir a causa depois de buscar um Dermatologista e acredite, a minha alergia na pele foi causada por estresse. Para descobrir a causa é só com Dermatologista mesmo, te aconselho a buscar um o quanto antes e resolver este incomodo problema.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)