Os pés sofrem uma grande carga de estresse durante toda a vida. Isso está relacionado com as forças de atrito das passadas com o solo, com o peso que suportam e também com a utilização de calçados incorretos. As mulheres tem um cuidado maior com os pés, mas isso não deveria ser exclusividade apenas delas.

Além dos cuidados especiais diários, adotar diversas medidas preventivas podem ajudar a combater o surgimento de bolhas ou calos nos pés. Vocês sabiam que as bolhas ou calos podem provocar graves problemas? Ambos podem causar alterações no padrão de movimento da caminhada, resultando em muitas dores, infecções e até problemas articulares.

O que causa bolhas e calos nos pés?

Como acabar de vez com as bolhas e calos?

Bolhas e calos nos pés: Quais as causas?

Especialistas da Associação Brasileira de Estomaterapia informam que é preciso compreender o problema para evitá-lo. A nossa pele conta com a epiderme, que é a camada externa e a derme, que é a camada interna. Elas são separadas por uma estrutura que recebe o nome de camada basal e o atrito sobre a pele, pode provocar a separação destas camadas, resultando no vazamento de líquido das células dando origem a formação de bolhas.

Os especialistas ainda alertam também sobre os calos! Quando o atrito é constante, a camada basal tende a produzir uma quantidade maior de queratina, ou seja, a pele se torna muito mais espessa naquele local. Para o nosso organismo isso é um mecanismo de proteção, mas se não houver redução deste atrito, a pele se tornará tão espessa que provocará o desenvolvendo de calos no local.

No caso de pessoas com diabetes por exemplo, o desenvolvimento destes calos podem evoluir para a formação de úlceras, desencadeando graves problemas que podem resultar em uma amputação. Mesmo que estes casos sejam bem raros, se a pessoa não tratar devidamente o problema, este risco é real.

Na continuação do artigo vamos te dar dicas para tratar e prevenir as bolhas e calos. Seja você um corredor, jogador de futebol ou nem pratique atividade física, pedimos para que leia com muita atenção as informações a seguir e vejam quais alterações que você precisa adotar.

Bolhas e calos nos pés: Como tratar?

  • Nunca fure as bolhas
  • Evite usar calçados que peguem o local lesionado
  • Jamais remova a pele da bolha, uma vez que ela age como proteção natural
  • Faça curativos para proteger o local

Se você tiver um caso de extrema urgência e precise usar calçados que pressione a área lesionada, a melhor opção é esvaziar todo o líquido da bolha utilizando uma agulha esterilizada

Bolhas e calos nos pés: Como prevenir?

Grande parte dos cuidados preventivos estão ligados ao calçado escolhido. É importante compreender que o calçado deve ser mais confortável e eficiente do que bonito e barato. Infelizmente grande parte das pessoas olham justamente os dois pontos menos importantes. Vejam como prevenir as bolhas e calos com as dicas seguir:

  • Utilize os calçados que acomodem bem os seus pés.
  • Utilize os calçados adequados para atividade que irá realizar, por exemplo, um calçado de corrida para correr, etc.
  • Jamais compre calçados no tamanho inadequado, mesmo que seja o calçado dos seus sonhos. Os calçados apertados causam muita pressão e os folgados aumentam o atrito.
  • Evite a utilização de meias com costuras grossas, uma vez que isso aumenta a fricção.
  • Utilize meias de algodão para facilitar a transpiração. As meias com material sintético ficam úmidas e isso pode causar a formação de bolhas.
  • Mantenha a pele bem hidratada, principalmente nas regiões mais sensíveis.
  • Utilize protetores de silicone nas áreas mais propensas a formação de calos e bolhas.

Uma última dica na hora de comprar um calçado e que pode ajudar e muito na prevenção, é escolher o calçado para comprar no final da tarde. Os especialistas indicam que neste período os pés tendem a estarem mais inchados, com isso você não corre o risco de comprar um calçado que vai te apertar depois.

Algumas pessoas possuem condições especiais de calçados, neste caso é importante conversar com o especialista para te ajudar na definição do calçado ideal. Agindo desta forma e pensando na comodidade e não apenas na beleza, as chances de reduzir ou acabar de vez com os calos e bolhas são enormes.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

2 comentários para “Como evitar bolhas e calos? Cuidado para os pés!”

  1. Ricardo

    Muito bom

    Responder
    • Bruno

      Obrigado Ricardo pelo comentário, fico feliz de ter passado informações que foram úteis! Volte sempre ao Buscar Saúde e se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)