Unha preta, quais as causas e tratamento?

Escrito na categoria "Hábitos saudáveis" por Bruno.

Quase todo mundo já sofreu com unha encravada não é mesmo? Porém, este não é o único problema que afeta as unhas. Neste artigo o Buscar Saúde mostra quais são as causas da unha preta, explicando o que você pode fazer para evitar e tratar este problema.

Unha preta: Causas

Acho que quase todo mundo já passou pela desagradável sensação de ter batido os dedos do pé na quina de um móvel. Além da forte dor imediata, uma outra possível consequência é justamente o hematoma. Então, o escurecimento da unha pode ser uma consequência deste tipo de contusão.

Se fosse só isso o artigo acabaria aqui, mas não é bem assim! Saiba que existem outras causas para deixar as unhas pretas, e o uso constante de calçados apertados é um destes fatores!

A queda de algum objeto pesado nos dedos do pé também pode deixar a unha preta, e você talvez esteja se perguntando, então quer dizer que o problema de unhas pretas só acontece nos pés?

A resposta é não, apesar da maioria dos casos ser na unha dos pés! A infecção por fungos pode afetar tanto as unhas dos pés quanto das mãos, e neste caso a pessoa só vai descobrir a causa após passar por uma avaliação médica.

Um detalhe importante é que a infecção por fungos geralmente não deixa a unha preta de uma vez. O problema começa com um tom amarelado, depois vai ficando azulado, em seguida esverdeado, e só depois atinge aquele tom roxo ou bem preto.

Unha preta, o que fazer?

Como acabar com as unhas pretas?

Unha preta: Prevenção

O primeiro passo é evitar o uso excessivo de sapatos fechados e apertados demais. Se você é uma pessoa que tem muito suor nos pés, a umidade dentro do calçado fechado pode favorecer a proliferação de fungos.

Entenda que você não precisa deixar de usar tênis ou outros sapatos fechados, mas o indicado é reduzir ao máximo até que o problema seja resolvido. Usar a mesma meia dias consecutivos também favorece o desenvolvimento deste problema!

Para evitar que a unha preta seja causada por lesão traumática, a gente precisa ter bastante atenção ao manusear objetos pesados e se deslocar em ambientes com muitos móveis, justamente para evitar que este objeto possa cair em nossos pés, e também que a gente possa a acabar “chutando” a quina de algum móvel.

A unha preta nestes casos de impacto é o menor dos problemas, uma vez que a pessoa pode ter algum osso quebrado, algo que é bem pior do que a estética da unha não é mesmo?

Unha preta: tratamento

Indiferente da causa que deixou a unha preta, você vai precisar esperar que a unha cresça saudável novamente. Nos casos de impacto isso acontece naturalmente, mas nos casos de infecção não!

Portanto se o problema persistir, você deve buscar um dermatologista o mais rápido possível. Este é o médico indicado para avaliar este tipo de problema e indicar o melhor tratamento.

Neste vídeo abaixo você pode conhecer ótimas dicas para aumentar a saúde das suas unhas, vale muito a pena assistir!

Conhece alguém que sofre com este problema? Envie este artigo para esta pessoa e nos ajude a compartilhar estas importantes informações.

Caso tenha ficado alguma dúvida ou tenha alguma sugestão, deixe nos comentários que iremos responder. Isso vai nos ajudar demais a melhorar o conteúdo aqui do Buscar Saúde!

Sobre o autor

Autor Bruno

Bruno Morgado é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário