Fratura exposta, o que é? Tipos de fraturas!

Escrito na categoria "Atividades físicas e lesões" por Bruno.

O que é fratura? Quais são os tipos de fraturas? Como acontece uma lesão nos ossos? Neste artigo vamos falar sobre as fraturas e como devemos agir para ajudar uma pessoa com fratura. Saiba como prestar os primeiros socorros e o que evitar para não agravar ainda mais a lesão!

O que é fratura?

A fratura é a lesão óssea de origem traumática, produzida por trauma direto ou indireto, de alta ou baixa energia. O conjunto de fragmentos ósseos produzidos pela fratura e os tecidos lesados em torno da contusão é denominado foco da fratura. Saiba que o osso é o único tecido do nosso organismo que cicatriza com o mesmo tecido anterior a lesão, e este processo de cicatrização óssea é chamado de consolidação.

Fratura: Quais as causas?

A fratura pode acontecer por ação direta como por exemplo, um pontapé na perna que causa a lesão no local do golpe. Porém, também pode acontecer por ação indireta como por exemplo, uma queda em pé de um lugar alto. Nestas condições a lesão pode ser na coluna por causa do impacto transmitido através dos ossos da perna e bacia até a coluna vertebral.

A fratura também pode ser causada por uma ação muscular, mas estas condições são bem raras, sendo mais comuns quando os ossos estão bem fracos como acontece com as pessoas com osteoporose! Nos ambientes de trabalho a fratura pode ocorrer devido a quedas e movimentos bruscos do trabalhador, batidas fortes contra objetos, ferramentas, equipamentos ou até mesmo queda destas ferramentas sobre os trabalhadores.

Fratura exposta, o que é?

Conheça os tipos de fraturas e como agir em caso de lesão no osso!

Fratura: Cuidados importantes

A dor do acidentado e as lesões secundárias resultantes do traumatismo são mais graves e perigosas do que nos outros casos de emergências ortopédicas.

As possíveis sequelas nas fraturas podem ocorrer com mais frequência e gravidade. Por isso, a imobilização deve ser muito cuidadosa, e as possíveis lesões secundárias deve ser observadas com atenção redobrada.

E o mais importante, o transporte para atendimento médico só poderá ser feito dentro de padrões rigorosos. Portanto, se você se deparar com uma vítima com fratura ou suspeita de fratura, os principais pontos a serem observado são:

Quais são os tipos de fraturas?

A classificação das fraturas acontece de acordo com a sua exteriorização e também de acordo com qual foi a lesão no osso afetado. Primeiro vamos falar das classificações de acordo com a exposição do foco da fratura.

Nesta segunda lista a classificação é de acordo com o traço da fratura, podendo ser então:

Nesta terceira lista a classificação é de acordo com a forma da fratura, podendo ser então:

Fratura: Primeiros Socorros

A pessoa que for prestar os primeiros socorros deve ser muito hábil na avaliação e decisão da conduta a ser tomada. Sendo assim, é indispensável seguir rigorosamente os pontos listados a seguir:

Fratura: O que não fazer?

Jamais em hipótese nenhuma tente recolocar o osso fraturado de volta no seu lugar. Este tipo de manobra de redução de qualquer tipo de fratura só pode ser feito por profissionais médicos especializados e em condições de tratamento adequadas.

Quando imobilizar um membro que não pode voltar ao seu lugar natural, não forçar seu retorno. A imobilização deve ser feita dentro dos limites do conforto e da dor do acidentado. Não deslocar, remover ou transportar o acidentado de fratura, antes de ter a parte afetada imobilizada corretamente.

Nestas situações, a única exceção a ser feita é para os casos em que o acidentado corre perigo iminente de vida. Mas, mesmo nestes casos, é necessário manter a calma, promover uma rápida e precisa análise da situação, e realizar a remoção provisória com o máximo de cuidado possível, atentando para as partes do acidentado com suspeita de fratura!

Fratura: O que fazer?

E assim encerramos este importante artigo sobre os cuidados com uma possível fratura. Espero que tenham gostado das dicas e se puder, compartilhe com todos os amigos e familiares, pois em uma emergência estes conhecimentos podem salvar uma vida!

Sobre o autor

Autor Bruno

Bruno Morgado é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Buscar Saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário