O futebol americano é um esporte de muito contato e as lesões são comuns nos jogos! Justamente por ser um esporte bem físico, concussão, ligamento rompido, torção de tornozelo, fraturas e problemas musculares, infelizmente são bem recorrentes na NFL. Neste artigo vamos falar sobre a lesão ligamentar que tirou o ótimo quarterback do New Orleans Saints Drew Brees de campo.

O jogador se lesionou no dia 15 de setembro de 2019 durante o primeiro tempo da derrota para o time do Los Angeles Rams. A lesão aconteceu em um lance onde o jogador Aaron Donald atingiu a mão direita do quarterback enquanto tentava bloquear um passe.

Lesão ligamentar: Complicações

Aqui no Buscar Saúde já fizemos um artigo sobre os ligamentos do corpo humano e caso você não saiba, uma das funções dos ligamentos é justamente ligar os ossos. Então a função do ligamento colateral ulnar é estabilizar a articulação metacarpofalângica.

Como neste caso houve ruptura total, não tem outra opção a não ser o procedimento cirúrgico, já que as bordas do ligamento se afastam impedindo a cicatrização, a chamada de lesão de Stener.

Lesão de ligamento da mão

O que é lesão de Stener, que afeta a função de pinça do polegar.

Lesão de Stener: O que é?

Essa lesão acontece na articulação entre o metacarpo e a falange proximal do polegar, sendo uma articulação fundamental para a função de pinça. Portanto se esta articulação não estiver estável, será impossível que o dedo se desloque para lateral.

A lesão deste ligamento causa grave incapacidade devido à instabilidade articular. Podemos dizer que seria algo bem semelhante a lesão do ligamento cruzado anterior do joelho, que impede que a pessoa realize os movimentos por não ter a estabilidade necessária.

Se você não acompanha regularmente a NFL, trata-se de um esporte onde os lançamentos e recepções são frequentes e importantes! Como o Drew Brees é o jogador que lança a bola, há a necessidade de correção o mais rápido possível, já que o jogador perde total capacidade de preensão e consequentemente não consegue segurar a bola.

Lesão ligamentar na NFL

Esta lesão aconteceu no ligamento colateral ulnar da articulação metacarpofalangiana do polegar. E por mais que este nome assuste, essa é uma lesão teoricamente simples. Esse tipo de lesão também é conhecido como “skier’s thumb” ou “polegar do esquiador”, justamente por ser uma das lesões mais comuns entre os praticantes de esqui.

Entretanto, podemos ver que também é uma lesão que pode surgir em esportes com bola. No caso do jogador Drew Brees, ela aconteceu justamente por causa do contato do Donald que causou a lesão traumática, sendo caracterizada pela abdução que é uma “abertura” abrupta do polegar.

Lesão ligamentar: Como tratar

Neste caso citado o procedimento cirúrgico mais utilizado visa reparar o ligamento rompido fazendo um furo no osso e amarrando uma sutura ao ligamento para estabilizá-lo. Esta sutura será muito importante para aproximar o ligamento do local onde esse será inserido. Depois é colocado um cabeçote de metal para estabilizar o ligamento no osso, e por mais que pareça um procedimento complicado, esta lesão é bem menos grave do que uma lesão no joelho por exemplo.

Lesão ligamentar: Tempo de recuperação

Se você é um admirador da NFL certamente deve estar curioso e querendo saber quando Drew Brees voltará aos campos. Já vamos adiantar que a reposta é uma estimativa, visto que cada pessoa responde de maneira diferente aos tratamentos e procedimentos cirúrgicos.

Sabemos que fisiologicamente para as pessoas não esportistas a cicatrização acontece entre 8 e 12 semanas. Porém, o retorno em atletas de alto nível quase sempre é fora da curva. Sendo assim, o esperado é que Drew Brees retorne em até 6 semanas.

É importante destacar que quando ele voltar ainda estará em processo de cicatrização, então precisará tomar um cuidado extra, mas o ligamento estará forte o suficiente para desempenhar seus movimentos no esporte.

Portanto, o quarteback dos Saints deve voltar na semana 9, justamente na semana de folga da equipe. Então o primeiro jogo depois da lesão possivelmente será na semana seguinte contra o rival de divisão Atlanta Falcons.

Se quiser ficar por dentro de tudo sobre a NFL e ler mais artigos como este, siga  o perfil da NFL DE BOLSA em todas as redes sociais, vale muito a pena conferir porque o trabalho que as meninas fazem é incrível.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)