Como escolher uma joelheira de acordo com a sua necessidade? Neste artigo vamos explicar porque a joelheira articulada é diferente da joelheira do vôlei, além de mostrar quais são os tipos de joelheiras e as suas principais características.

Joelheira: Qual a importância?

Dor no joelho e lesões no joelho podem ou não ser evitadas usando joelheira? Este assunto é muito comum entre os esportistas, durante muitos anos o uso ou não de joelheiras gerou diversos debates e polêmicas! Vários profissionais da saúde e praticantes de atividades físicas discutem sobre os seus reais benefícios, principalmente sobre a redução das lesões nos ligamentos do joelho.

Joelheiras: Mitos e verdades

É importante compreender que as joelheiras não impedem os movimentos articulares e muito menos conseguem substituir as funções de um joelho saudável! A principal função das joelheiras é oferecer proteção e/ou suporte mecânico.

Ao contrário do que muitos imaginam, a joelheira não é capaz de evitar uma lesão ligamentar, visto que isso pode ser provocado por vários fatores como por exemplo, impacto e desequilibro dos músculos estabilizadores do joelho.

Tem gente que fala que quanto mais apertada for a joelheira melhor! Este é outro erro grave, porque isso pode prejudicar o sistema proprioceptivo do joelho, favorecendo lesões quando não estiver com a joelheira, além de prejudicar o fluxo sanguíneo adequado.

Para os esportistas, a redução do fluxo sanguíneo significa redução do oxigênio e nutrientes necessários para os músculos realizarem os movimentos. Tudo isso resulta em aumento da fadiga muscular, aumento da dor durante e depois do exercício físico, além da queda de rendimento durante o treino.

Joelheira vôlei, joelheira crossfit, joelheira articulada!

Como escolher a joelheira correta? Quais os tipos de joelheiras?

Tipos de joelheiras

No mercado você vai encontrar uma variedade absurda de modelos de joelheiras! Porém não se confunda, a escolha da joelheira vai muito além do preço e do lado estético. Portanto, antes de escolher a joelheira, veja se a mesma atende ou não à sua necessidade.

Joelheira elástica – Este tipo de joelheira normalmente é usado quando já há alguma lesão, também chamada de joelheira ortopédica, ou seja, ela serve para ajudar na reabilitação, limitando o movimento do joelho depois de uma lesão ou cirurgia. Existem joelheiras com ou sem furo na região central, com ou sem velcro de ajuste de compressão, e estas diferenças são notadas no preço do produto e também na sua eficiência. Então, é indispensável seguir corretamente a prescrição do especialista.

Faixa elástica – Este tipo é usado principalmente por praticantes de CrossFit e/ou competidores de levantamento de peso. Essas faixas são passadas ao redor dos joelhos ficando bem parecida com as joelheiras convencionais. Um alerta importante é que se as faixas elásticas forem usadas incorretamente, elas podem prejudicar a mobilidade e até mesmo a circulação sanguínea.

Joelheira de impacto – Este tipo de joelheira é bastante usado por jogadores de vôlei e praticantes de outros esportes radicais como por exemplo, patins, skate e etc. Essas joelheiras têm como objetivo principal proteger o joelho dos constantes impactos que são comuns nestas modalidades! Caso a pessoa não use a joelheira para proteção, a tendência é que mais cedo ou mais tarde ela desenvolva algum tipo de problema ou lesão.

Joelheiras: Quando usar?

Como falamos no início do artigo, há uma discussão enorme sobre este tema! É muito importante saber evitar as falsas promessas que visam alimentar o mercado capitalista vendendo joelheira até para quem não precisa usar!

Se você está iniciando na atividade física e os seus joelhos são completamente saudáveis, você não precisa usar joelheira, exceto quando houver orientação médica e quando o objetivo for proteger os joelhos como é o caso da joelheira de vôlei por exemplo.

O uso de joelheiras durante o dia seja em casa ou no local de trabalho deve ocorrer apenas quando houver indicação médica. Como falamos, usar joelheira sem orientação pode ser muito mais prejudicial do que você imagina. Evite ao máximo o apelo comercial, o seu corpo precisa de todo cuidado, mas em muitos casos o excesso de cuidado sem orientação é a porta de entrada para problemas graves!

Se você estiver com dor no joelho, pode ser um sinal de algum problema, mas antes de tomar remédio para dor no joelho e usar joelheiras, você precisa descobrir qual a causa. A nossa dica final é que você busque sempre a orientação do ortopedista e/ou fisioterapeuta para avaliar detalhadamente o seu caso.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)