Depois de buscar a orientação capacitada e descobrir se deve ou não usar joelheira, chegou o momento de escolher a joelheira correta. Aqui no buscar saúde já fizemos um artigo completo falando sobre os tipos de joelheiras, onde falamos sobre a joelheira articulada, joelheira ortopédica e também outras joelheiras, vale a pena conferir.

Neste artigo vamos explicar detalhadamente quais as funções da joelheira ortopédica. Saiba quem deve usar e quais os reais benefícios da joelheira ortopédica. Conheça também as informações incorretas que são divulgadas sobre o uso da joelheira ortopédica.

Joelheira ortopédica

Para prevenir as lesões muitos atletas amadores usam uma joelheira ortopédica. Mas a pergunta que fica é, será que estes usuários sabem realmente quais os benefícios que a joelheira ortopédica pode oferecer? Será que a joelheira realmente previne lesões?

Joelheira articulada, o que é?

Conheça os reais benefícios e funções da joelheira ortopédica!

Joelheira ortopédica: Qual a função?

A joelheira ortopédica é utilizada principalmente para auxiliar na estabilidade articular do joelho. A primeira coisa que é preciso compreender é que a joelheira ortopédica é flexível e não tem a função de substituir as funções de um joelho saudável. Como falamos, este tipo de joelheira tem como objetivo principal oferecer um suporte mecânico para as articulações, podendo ajudar na recuperação das lesões.

De acordo com os especialistas, este tipo de joelheira também pode oferecer uma proteção importante para as pessoas que praticam atividades onde é necessário saltar, correr ou levantar peso regularmente, seja durante o exercício físico ou no trabalho.

Outro benefício importante da joelheira ortopédica é promover a melhoria proprioceptiva, além de estimular a circulação sanguínea. Essas características podem ajudar na redução do inchaço e acelerar a recuperação das lesões.

Joelheira ortopédica: Quando usar?

A joelheira ortopédica é bastante utilizada pelos atletas de alto rendimento, mas eles contam com uma orientação capacitada praticamente particular. Então, se você é um atleta amador ou não pratica atividades físicas, o uso ou não da joelheira depende da orientação de um profissional capacitado.

Como falamos, a joelheira pode ser importante não apenas para as pessoas que se exercitam, visto que em diversos setores de trabalho você desempenha atividades bem parecidas com a de um exercício físico.

Por exemplo, um profissional da coleta seletiva de lixo, precisa ficar correndo atrás do caminhão e levantando sacos pesados durante todo o dia. O profissional que trabalha com transportes e entregas pode atuar em área onde o material entregue é muito pesado, neste caso ele realiza levantamento de peso constantemente.

Joelheira ortopédica: Quando não usar?

Jamais use a joelheira ortopédica se o seu objetivo é prevenir lesões! Nenhuma joelheira tem essa função comprovada cientificamente. Para as pessoas que já sofreram lesões e querem usar a joelheira para ajudar na recuperação, saiba que você deve consultar um ortopedista antes de comprar e usar a joelheira, visto que nem todos os casos devem fazer uso deste acessório. É importante compreender que as joelheiras ortopédicas não são capazes de corrigir problemas mecânicos.

Joelheira ortopédica: Quais os riscos?

O uso incorreto das joelheiras podem favorecer o desenvolvimento de lesões e problemas na estruturas do joelho. Caso a pessoa tenha alguma lesão localizada na cartilagem, o uso da joelheira ortopédica pode agravar o problema, ou seja, não é toda dor que pode ser combatida usando joelheiras.

Outro risco enorme é quanto as pessoas com joelhos saudáveis que usam joelheira sem indicação especializada, essa atitude pode causar graves problemas proprioceptivos.

Você ainda tem dúvidas sobre os tipos e benefícios das joelheiras? A nossa última dica é continuar se informando, seja com os outros artigos aqui do Buscar Saúde ou com vídeos instrutivos como este que deixamos de sugestão abaixo!

Encerramos assim este artigo super importante sobre a joelheira ortopédica. Busque a orientação de um profissional capacitado e busque ao máximo fugir das falsas promessas do mercado capitalista, que investe muita grana em propagandas incríveis, visando vender joelheiras para todo mundo, inclusive pra quem nunca deveria usar!

Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários por que isso pode ajudar a melhorar ainda mais o conteúdo do Buscar Saúde.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)