O que é joelheira ortopédica? Quais as funções da joelheira ortopédica? A joelheira é capaz de prevenir lesões? Se você tem alguma destas dúvidas ou quer se informar ainda mais sobre o uso correto de joelheiras, este artigo certamente vai trazer dicas e informações importantes. Leia atentamente cada tópico e vamos buscar saúde!

Joelheira ortopédica: Características

É importante compreender que existem vários tipos de joelheiras e cada uma tem a sua especificidade. Portanto, elas não são diferentes apenas pelos materiais, formatos e cores, a sua função vai muito além disso e se você quiser saber um pouco mais disso, tem um artigo completo aqui no Buscar Saúde falando disso, vale a pena conferir!

Joelheira previne lesões?

Conheça as verdades e mitos das joelheiras!

Joelheira previne lesões?

A lesão no joelho é um problema muito comum principalmente entre as pessoas que praticam atividade física. Você certamente já ouviu falar que algum atleta sofreu uma lesão no ligamento cruzado do joelho, talvez você até conheça alguém que já teve esta lesão, mas porque isso acontece? Tem como prevenir? O uso de joelheira é capaz de evitar as lesões no joelho?

Estas lesões podem estar relacionadas com distúrbios biomecânicos, desequilíbrio muscular, problemas degenerativos, excesso de impacto e outros. Portanto, são muitas causas e o que podemos dizer, é que não é possível prevenir lesões somente usando joelheira.

Usar joelheiras para prevenir lesões sempre foi um tema de muita discussão e até hoje não existem comprovação cientifica que estes acessórios tem este poder. Porém, o seu é muito importante para prevenir o agravamento de uma lesão, principalmente no processo de recuperação pós lesão.

Joelheiras: Quais as funções?

  • Joelheira elástica – Indicada como suporte do joelho, esta joelheira geralmente é usada durante a prática de atividade física de média e alta intensidade, por pessoas com joelhos saudáveis.
  • Órteses de reabilitação – Indicada quando existe uma lesão confirmada, esta joelheira geralmente é usada para realizar uma compressão, além de limitar os movimentos que podem agravar a lesão ou prejudicar a recuperação pós cirurgia.
  • Faixa elástica simples – Indicada para os competidores de levantamento de peso e recentemente também é chamada de joelheira CrossFit. É importante ter cuidado ao usar, pois o uso incorreto pode resultar em uma compressão demasiada que pode trazer graves consequências.

O tipo de joelheira mais usado por praticantes de atividade física é a joelheira elástica. É importante ficar atento, visto que nenhum tipo de joelheira consegue oferecer as mesmas funções e suporte ligamentar que o joelho precisa.

Então, se você tem algum problema do joelho confirmado, ou se tem um joelho instável. A joelheira pode piorar o problema, então o seu uso só deve acontecer com indicação de um especialista. A orientação nestes casos é sempre buscar um médico para avaliar o problema e iniciar o tratamento adequado se assim for necessário.

Joelheiras: Quando devo usar?

Se você tem joelhos saudáveis naturalmente não precisa usar joelheiras, exceto quando você pratica atividade física que oferece impacto no joelho. Portanto, se você joga vôlei, anda de skate, patins e outros esportes radicais, o uso de joelheiras para proteção é muito importante.

Quando as pessoas sofrem de sobrepeso, pode ser necessário usar joelheiras para auxiliar no suporte e estabilização para executar vários movimentos em alguns exercícios funcionais, mas isso não significa que a pessoa vai estar totalmente protegida de lesões.

Sabendo disso, fica claro compreender que não são todas as pessoas que praticam atividades físicas que precisam usar joelheiras. O uso de joelheira sem orientação capacitada, pode atrapalhar os movimentos e facilitar os riscos de lesões.

Evite ao máximo o consumismo sem sentido. Apesar de existirem várias mercadorias prometendo vários benefícios, em muitos casos isso serve apenas para conseguir vender aquele produto. Conte sempre com a orientação médica e evite todos os riscos desnecessários!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)