A corrida tem sido a escolha de cada vez mais pessoas na hora de praticar atividade física ou exercício físico, seja apenas pelo prazer de mante o corpo ativo ou por algum objetivo específico como por exemplo, emagrecer ou recuperar de lesões.

Mas quando a pessoa pensa em iniciar na corrida, sempre bate aquele monte de dúvidas e uma bem comum é quanto ao ritmo desta corrida. Geralmente as pessoas que estão começando não sabem bem se devem correr devagar, rápido ou em média velocidade e este artigo de hoje vai falar justamente sobre isso.

Qual a melhor velocidade para correr?

Este ritmo pode variar muito de uma pessoa para a outra de acordo com o que ela busca naquela corrida. A mesma pessoa pode ter que correr devagar e rápido em uma mesma sessão de treino, mas para definir qual a velocidade que você deve correr, o primeiro passo é determinar qual é o seu objetivo.

Mesmo depois de definir o seu objetivo, dificilmente você vai saber qual é o ritmo ideal e é neste momento que entra a nossa segunda dica e talvez a principal de todas para o nosso assunto de hoje! Para saber qual é o ritmo que deve correr e como devem ser as sessões de corrida, é indispensável a orientação de um profissional de Educação Física.

Se você quer praticar a corrida apenas como lazer e não tem nenhum objetivo determinado, a orientação profissional fará menos falta do que para aqueles que visam algo especifico, mas mesmo assim, ela é muito importante e extremamente aconselhada.

Qual é a melhor velocidade para correr?

Qual é o melhor ritmo para correr?

Este profissional tem a capacitação necessária para te orientar da forma correta, acertando todos os detalhes para que você alcance o seu objetivo. Outro fator importante desta orientação, é que este profissional pode detectar quaisquer erros motores no seu padrão de movimento e corrigi-los antes que eles possam te causar algum problema grave.

Agora se você não tem condições de pagar pelo acompanhamento profissional, a nossa dica é que você comece bem devagar. Se você nunca correu antes, a dica é começar pelas caminhadas bem leves e à medida que for praticando, a evolução irá ocorrer gradativamente e naturalmente. Mas antes de dar os primeiros passos, é fundamental buscar uma avaliação médica e realizar todos os exames necessários para obter a liberação para praticar atividade física.

Correr rápido ou devagar, qual é melhor?

Para as pessoas que não tem um objetivo determinado, o ritmo da corrida vai depender de si próprio, se a pessoa gosta de correr rápido ela vai acelerar e se ela gosta de correr devagar ela vai manter uma passada mais lenta, podendo variar de ritmo durante o treino, ou seja, se ela corre por prazer, a velocidade deve ser aquela que mais lhe agrada.

É muito importante entender que se você está começando a correr, naturalmente você vai correr menos tempo do que alguém que pratica regularmente e principalmente vai ser difícil manter o ritmo por muito tempo, ainda mais se você acelerar a passada. Portanto, é importante reconhecer e respeitar bem os seus limites.

Para as pessoas que querem emagrecer, os treinos longos são os mais indicados, visto que quanto mais tempo você mantiver o metabolismo acelerado, maior será o gasto energético. Se a pessoa não tiver muito tempo livre na agenda, ela vai precisar optar pelos treinos mais intensos.

Para quem quer evoluir na distância percorrida ou na velocidade, é fundamental vivenciar os treinos longos, curtos, intercalados e de extrema velocidade, além de outros treinos específicos, ou seja, as sessões de treinos são bem abrangentes e sem a ajuda de um profissional capacitado, você pode até conseguir uma boa evolução, mas ela será muito mais inferior do que a sua capacidade real.

Para as pessoas que estão se recuperando de lesão, o acompanhamento do fisioterapeuta e também do educador físico é crucial para uma boa recuperação. As pessoas que cometem excessos ou acabam não seguindo corretamente as indicações para cada sessão, certamente terão problemas futuros.

Considerações Finais

Como deu pra perceber, não existe uma regra exata de qual é a velocidade ideal para correr, existem muitas variações e todas podem trazer benefícios ou atrapalhar os seus objetivos se não forem realizadas corretamente.

A corrida tem muitos benefícios para oferecer, mas a mesma pode ser muito agressiva aos músculos e articulações se as pessoas não souberem a forma correta de realizar os movimentos ou principalmente se exagerar nas cargas de treino.

Para evitar lesões e problemas mais graves, é muito importante estar atento aos sinais que o corpo dá. Ao perceber qualquer dor, incomodo ou dificuldade de executar algum movimento, é indicado cessar imediatamente a atividade e observar se o problema vai passar, caso o sintoma persista ou se agrave, busque um médico imediatamente.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)