Não é novidade para mais ninguém que o sedentarismo é um dos maiores vilões para a nossa saúde. Sendo assim, manter-se em movimento é fundamental para promover o corpo e a mente saudável.

Quando estamos movimentando, o corpo está gastando calorias e promovendo mudanças fisiológicas importantes para nossa saúde. Quando a pessoa não se exercita, o efeito negativo é notado facilmente com a queda de eficiência no funcionamento do sistema respiratório e cardiovascular, dois dos sistemas mais importantes para a nossa vida.

Neste artigo vamos falar melhor sobre atividade física e exercício físico, apesar de ambos oferecerem vários benefícios para nossa saúde, existem várias diferenças entre eles. Uma dúvida muito comum quando falamos destas formas se manter ativo é se uma é melhor que a outra, a resposta é sim, entenda qual e o porquê.

O que é atividade física?

Quando falamos em atividade física, geralmente as pessoas pensam numa corrida, numa caminhada e em partes elas não estão erradas, mas isso vai muito além da sua ação em si. A atividade física é classificada como qualquer tipo de movimento que é produzido pelos músculos provocando um gasto energético além do estado de repouso.

Para facilitar o entendimento, podemos classificar como atividade física qualquer ação do dia a dia quando não estamos descansando. Varrer a casa, lavar louça, limpar o quintal, levar o lixo para fora de casa, passear com o cachorro, brincar com os filhos, ou seja, se você estiver se movendo, você está em uma atividade física.

Neste momento você pode estar pensando, mas quando corremos, nadamos, pedalamos a gente está em movimento e gerando gasto energético não é mesmo? Correto, mas é neste ponto que a atividade física e o exercício físico se diferenciam. A atividade física simplesmente ocorre pela necessidade natural do ser humano ou está relacionada com seu estilo de vida, mas nada muito planejado e objetivado.

O que é exercício físico?

Por sua vez, o exercício físico é classificado como uma sequência sistematizada de movimentos, que geralmente são executados de uma forma planejada e sempre possuem um objetivo especifico.

Neste momento fica fácil explicar a diferença entre ambos. Se você pratica corrida, mas não tem dias certos para correr, ou não está controlando, por exemplo, o ritmo e a intensidade, você está praticando atividade física e não exercício físico.

O exercício físico conta com uma periodização muito bem planejada e deve ser acompanhado por um ótimo profissional de Educação Física, uma vez que somente ele tem a capacitação necessária para te orientar quanto a carga e efetuar possíveis alterações e correções caso seja necessário.

Dentre os objetivos do exercício, podemos citar aqui o desenvolvimento de valências físicas, equilibrar, fortalecer e/ou aumentar a musculatura, reduzir o peso corporal, melhorar a capacidade cardiovascular e respiratória, reduzir a pressão arterial e prevenir o surgimento de diversas doenças como, por exemplo, a diabetes.

 O que é atividade física?

Qual a diferença de atividade física e exercício físico?

Como exercício físico e atividade física ajudam a manter o peso ideal?

Apenas realizar atividade ou exercício físico não é o bastante, isso deve acontecer em conjunto com uma reeducação alimentar que deve ser planejada por um nutricionista após realizar uma avaliação individual da pessoa.

Esta alimentação diária é importante para manter o bom funcionamento corporal sem deixar que a energia consumida seja insuficiente para a realização das atividades diárias e demais exercícios planejados. É muito importante compreender que quem faz muito exercício físico não deve comer muito, pelo contrário, ele deve se alimentar apenas o suficiente, seguindo a dieta alimentar proposta pelo especialista.

Não existe uma fórmula geral, ou seja, não existe uma lista de alimentos que vá atender todas as pessoas de maneira eficiente. Devemos lembrar sempre da individualidade biológica, ou seja, cada ser humano é único e reage de formas diferentes aos diversos estímulos diários.

A nossa dica é que você entenda que a energia consumida deve vir de alimentos que favoreçam uma rápida absorção e utilização pelos músculos, lembrando sempre de fornecer os nutrientes essenciais para o organismo. Retirar totalmente a gordura de sua dieta é um erro grave, até ela é importante para sua saúde, porém em quantidades bem menor do que geralmente é ingerida.

Quais os benefícios do exercício físico?

Dentre os benefícios já citados ao longo do artigo, podemos citar alguns que quase passam despercebidos. A pessoa que se mantem ativa consegue melhor sua autoestima, seu estado de humor, reduz consideravelmente o estresse, dores de cabeça e doenças respiratórias.

Quando a pessoa está sempre se exercitando, todos os sistemas do nosso corpo vão evoluindo e o sistema imunológico é um dos mais beneficiados. Sendo assim, além de melhorar o lado estético, que é quase que unanimidade nos objetivos das pessoas, você estará cuidado da sua saúde.

As pessoas que estão sempre em atividade tendem a apresentar ossos mais saudáveis e mais fortes, ou seja, quando a pessoa for envelhecendo, ela terá menos riscos de apresentar problemas como a osteoporose, principalmente se ela continuar se exercitando na terceira idade.

A indicação é que as pessoas se exercitem por 30 minutos pelo menos 5 dias da semana, caso não seja possível, que ela o faça 3 dias na semana. É importante compreender que que existem diferenças de intensidade entre os exercícios para os jovens, adultos e idosos, sendo assim é fundamental contar com a orientação de um profissional capacitado.

Para te ajudar a entender melhor esta diferença e conhecer ainda mais os benefícios de quem se exercita, trouxemos um vídeo bem ilustrativo que certamente vai deixar tudo ainda mais claro, confiram o vídeo a seguir:

Considerações finais

Sabemos que não é todo mundo que tem condições de planejar sua rotina de exercícios, seja por falta de tempo, condições financeiras ou qualquer outro motivo. Para estas pessoas devemos deixar bem claro que elas não estão perdendo tempo se exercitando apenas quando possível, é justamente o contrário. Mesmo não sendo o ideal, se exercitar as vezes sempre será melhor que nunca.

Agradecemos a atenção de todos e queremos alertar para os riscos de praticar atividade física sem a liberação médica. Antes de iniciar qualquer rotina de exercícios, realize os exames necessários para obter a liberação médica para praticar atividades físicas. A prevenção é sempre o melhor caminho.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

18 comentários para “Exercício físico é melhor que atividade física? Qual a diferença?”

  1. Henrique Mattede

    Excelente texto, tirou minhas dúvidas quanto a diferença entre exercício e atividade. Mas e quanto a periodicidade? O exercício e a atividade tem limites que podem passar a prejudicar a saúde?

    Responder
    • Bruno

      Obrigado pelo comentário e sobre a sua dúvida, vamos escrever um artigo específico sobre periodicidade, mas já adiantamos que existe sim um limite e quando ultrapassado este limite, o exercício e/ou atividade física pode sim se tornar danoso a nossa saúde.

      Responder
  2. Alex Teixeira Benfica

    Excelente artigo! Gostei demais de aprender esta diferença! Eu preciso dos dois!

    Responder
    • Bruno

      Obrigado, é importante mudar a rotina diária quando não há tempo destinado a atividade ou exercício físico, as chances de ter uma saúde prejudicada é muito grande, principalmente após os 30 anos!

      Responder
  3. Gustavo Vasconcelos

    Parabéns Professor Bruno pelo excelente artigo.

    Responder
    • Bruno

      Muito obrigado por ler e valeu por dar sua opinião!

      Responder
  4. Jéssica Costa

    Adorei o texto, tirou todas as minhas dúvidas! E parabéns, Bruno, você escreve muito bem. Show!

    Responder
    • Bruno

      Que bacana que suas dúvidas foram sanadas Jéssica, creio que muitas pessoas tenham as mesmas dúvidas uma vez que a nomenclatura parece indicar as mesmas coisas. Obrigado pelo elogio a minha escrita, espero estar sempre melhorando! Conto com você no próximo artigo!

      Responder
  5. Rithelly Lana

    Muito bom o texto! Esclareceu várias dúvidas sobre a diferença entre atividade física e exercício físico, além de muitas dicas importantes para a saúde!

    Responder
    • Bruno

      Muito obrigado por sua opinião, espero que continue lendo nossos posts e que as dicas e informações possa te ajudar sempre!

      Responder
  6. Gerson Vasconcelos

    Parabéns pelo artigo, muito bom mesmo professor

    Responder
    • Bruno

      Obrigado Gerson, vamos ter artigos diariamente de segunda a sexta, seja sempre bem vindo!

      Responder
  7. Kat

    Perfeito, muito informativo.

    Responder
    • Bruno

      Muito obrigado pelo comentário senhorita e espero que continue gostando das publicações!

      Responder
  8. Thaynara

    Professor Bruno, gostaria de lhe parabenizar pelo post. Estes são temas importantes e o uso do termos Atividade física/Exercício físico sempre gera dúvidas.

    Responder
    • Bruno

      Muito obrigado pelo comentário e felicitações! Realmente é um assunto que gera muitas dúvidas, mas creio que deu pra passar de uma forma simples as diferenças e classificações de cada uma!

      Responder
  9. Marta

    Muito bom, bem explicado.
    Parabéns!

    Responder
    • Bruno

      Muito obrigado pela leitura e opinião! Espero que continue gostando das publicações.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)