Quais os riscos e benefícios do exercício físico na terceira idade? Ainda existem muitas dúvidas e pouca orientação sobre a forma correta do idoso praticar atividade física. Neste artigo vamos falar dos principais benefícios do exercício na terceira idade, além de explicar o que deve ser evitado para afastar riscos desnecessários!

Idosos saudáveis

Com os avanços tecnológicos e medicinais houve uma notável melhoria na qualidade de vida, o que fez com que a longevidade fosse crescendo! Nos anos 80 a população com mais de 60 anos de idade era de pouco mais de 6%. Essa realidade mudou tanto que estudos apontam que em 2025, a população com 60 anos ou mais será de aproximadamente 12%.

Este número de idosos poderia ser ainda maior se a falta de oportunidade para praticar atividade física na terceira idade não fosse tão impactante. O sedentarismo entre os idosos é muito mais prejudicial do que em qualquer outra fase da vida!

Um dos principais objetivos e desafios da sociedade moderna é tornar as oportunidades de levar uma vida fisicamente ativa, acessível para todos. Por isso, atualmente existem tantos grupos especializados em atividades físicas para a terceira idade!

Atividade física para terceira idade

Conheça a importância do exercício físico para os idosos!

Terceira idade: Atividade física

Na sequência do artigo você vai conferir uma lista enorme de benefícios que o exercício físico pode oferecer para as pessoas que estão na terceira idade. Isso é muito importante, pois para grande parte destes idosos, pode ser um divisor de águas entre a vida e a morte!

  • Controlar a gordura corporal
  • Diminuir a gordura corporal
  • Manutenção da massa muscular
  • Aumento da massa muscular
  • Aumento da força muscular
  • Aumento da densidade óssea
  • Melhoria da flexibilidade
  • Melhoria na circulação sanguínea
  • Evolução da resistência física
  • Melhoria do sistema respiratório
  • Redução da frequência cardíaca em repouso
  • Controle da pressão arterial
  • Controle dos níveis de colesterol
  • Redução dos riscos de problemas cardiovasculares
  • Prevenção e controle da Diabetes Tipo II
  • Prevenção e controle da Osteoporose
  • Prevenção e controle da Obesidade
  • Prevenção e controle do Câncer de Cólon e Câncer de Útero
  • Melhoria na autoestima
  • Melhoria do estado de humor
  • Prevenção e combate à insônia
  • Combate ao declínio das funções cognitivas
  • Combate a depressão
  • Controle e prevenção do estresse
  • Interação social
  • Melhoria no equilíbrio
  • Redução dos problemas posturais
  • Melhoria da coordenação motora
  • Melhoria do tempo de reação
  • Melhoria da mobilidade

Esta lista enorme de benefícios pode ser alcançada se o idoso se exercitar regularmente e tiver a orientação de profissionais capacitados. Sempre que falamos de exercícios físicos alertamos sobre os perigos de se exercitar sem a orientação de um profissional de Educação Física. Portanto, se os jovens e adultos já precisam tomar muito cuidado ao se exercitar, os idosos precisam de cuidado triplicado!

Exercício físico para terceira idade: Qualidade de vida

Observando tudo que foi dito, fica claro que a vida fisicamente ativa pode melhorar e muito a qualidade de vida dos idosos! Os profissionais formados em Educação Física, têm um conhecimento importante sobre as ferramentas e métodos que podem promover esta melhoria na qualidade de vida.

É importante compreender que a qualidade de vida tem parâmetros diferentes de acordo com cada etapa da vida. Na terceira idade, uma boa qualidade de vida basicamente é viver sem doenças, podendo realizar as atividades cotidianas de forma independente sem sentir dores ou outros desconfortos. Portanto, o idoso precisa ter uma boa capacidade funcional!

Exercício físico para terceira idade: Independência

Essa palavra é muito subestimada até que perdemos esta condição. As pessoas só sabem dar valor à sua saúde e mobilidade, quando sofrem algum dano ou susto. O idoso muitas vezes perde a vontade de viver por se tornar totalmente dependente de outras pessoas.

Sabemos que existem situações em que a pessoa não tem condição de ficar sozinha, mas em grande parte dos casos, o idoso tem condição de levar uma vida mais independente, mas a falta de oportunidade ou até mesmo falta de estímulo, faz com que ele acabe enfurnado dentro de casa!

Tudo isso que falamos, além do excesso de proteção acaba levando à uma limitação funcional, que é responsável por grande dos problemas físicos, de equilíbrio, fisiológicos, cognitivos e psicológicos. Ao praticar atividade física é possível amenizar estes problemas citados.

As atividades físicas na terceira idade devem ser rigorosamente controladas e orientadas, caso contrário poderá ser extremamente perigoso para o idoso! Intensidade, volume, duração, nível de impacto e outros fatores precisam ser adaptados para oferecer uma prática saudável.

Esperamos que tenha gostado deste artigo e que você possa ajudar algum idoso a ter uma vida fisicamente mais ativa. Busque preferencialmente os grupos que fazem trabalhos específicos para a terceira idade.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

2 comentários para “Terceira idade, benefícios dos exercícios físicos!”

  1. Cíntia Cândida Braga

    Parabéns! Gosto como você reforça a importância de atividade física orientada.

    Responder
    • Bruno

      Sem orientação estamos condenando a saúde da pessoa. Ainda mais idosos que precisam de tudo na medida mais certo possível!

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)